Ciclo PDCA é o método que pode aumentar as vendas da sua empresa

with Nenhum comentário

Ciclo PDCA é uma metodologia que serve para otimizar ações e processos, a fim de aumentar a produtividade de uma equipe. Que tal aprender passo a passo de como fazer um PDCA agora mesmo?

O aumento de vendas é o que você tem buscado? Mas o resultado vai depender da maneira como os processos da sua empresa são planejados. 

Por sorte, hoje você pode contar com o ciclo PDCA (ou ciclo de Deming, ciclo de Shewhart, ciclo de controle ou PDSA), que garante a otimização de todas as ações do seu empreendimento. 

Ficou instigado com a proposta? 

Então fique ligado nos tópicos deste conteúdo para descobrir como fazer um PDCA passo a passo. 

O que é o ciclo PDCA?

O ciclo PDCA é uma das metodologias mais importantes para empreendedores que se preocupam com a gestão de equipe e com a solução rápida de problemas. 

Criado na década de 20 pelo físico americano Walter A. Shewart, o método se tornou popular em 1950 devido a divulgação de um dos gurus da gestão de qualidade, mais conhecido como William Edward Deming.

Utilizado principalmente para encontrar algo que está desalinhado com a sua empresa, o PDCA significa Plan, Do, Check e Action (Planejar, Executar, Verificar e Agir, em português).

Basicamente, essas palavras são tidas como meio de verificação das ações dentro de todos os processos e produtos da sua marca. 

Com isso, a metodologia é garantia de que tudo será analisado e acompanhado para que melhorias e otimizações sejam feitas de forma relevante.

Como funciona o ciclo PDCA?

Mão segurando lápis em frente a uma olha branca que tem o desenho do ciclo pdca.

Vamos supor que a sua empresa teve um problema, mas devido a sua boa gestão de equipe e a utilização do PDCA administração, você soube identificá-lo e solucioná-lo. 

Isso significa que você soube como desenvolver, elevando a sua marca a um outro nível de qualidade.

Afinal, quando um empreendedor compreende PDCA como fazer, todos os problemas que surgem acabam se tornando oportunidades para melhorar um processo inteiro. 

Ou seja, você acaba obrigando que melhorias sejam feitas para que todos os objetivos traçados sejam realmente alcançados. 

E para te convencer ainda mais a aprender como executar e melhorar a gestão de equipe da sua empresa, te convidamos a conhecer algumas vantagens de utilizar esta metodologia.

Por que utilizar o ciclo PDCA?

Como você pode perceber, o ciclo PDCA é um dos métodos preferidos para solucionar problemas que raramente são vistos. 

Por sorte, o PDCA administração pode ser utilizado em qualquer tipo de negócio, independentemente de quantas ações estejam sendo traçadas para ele. 

Até porque, quando se sabe PDCA como fazer, todas as metas, ações e campanhas conseguem ser padronizadas, a fim de garantir que todas as etapas sejam seguidas. 

Além disso, o tempo dos colaboradores da sua empresa é otimizado, o que resulta no melhor desempenho dos vendedores dos seus produtos e serviços. 

Agora, falando nas etapas do ciclo, não poderíamos deixar os detalhes de cada uma de fora. 

Por isso, avance para o próximo tópico para descobrir o passo a passo para aplicar um PDCA de qualidade. 

Como fazer um PDCA passo a passo na sua empresa

Agora que você sabe o que é e como funciona o ciclo PDCA, chegou o momento de ser craque na gestão da empresa e lançar os melhores produtos e serviços no mercado. 

Sendo assim, confira agora o passo a passo para que você não erre nada: 

Passo 1: Planejar (Plan)

Pessoas desenhando ciclo pdca em folhas sobre a mesa do escritório.

O planejamento é a base de qualquer negócio de sucesso. 

Não à toa, esta é a primeira etapa para executar com qualidade o PDCA.

Aqui, todos os objetivos são traçados para que uma marca consiga fornecer os produtos e os serviços que os consumidores desejam.

Desse modo, a primeira etapa do PDCA administração busca: 

  1. Identificar um problema;
  2. Encontrar um processo; 
  3. Estabelecer metas; 
  4. Analisar o problema;
  5. Planejar uma ação.

Passo 2: Executar (Do)

O plano de ação criado começa a ser levado em prática nesta segunda fase e, por esse motivo, você deve já saber exatamente como fazer um PDCA passo a passo. 

Isso porque a execução do projeto é a parte mais importante do ciclo PDCA, tendo que ser acompanhada de perto o tempo todo. 

Desse modo, você garante o PDCA de qualidade, além de conferir se todas as ações foram tomadas. 

Portanto, faça anotações e tente colher todos os resultados, sejam eles bons ou ruins, de cada tarefa executada pela sua equipe. 

E lembre-se: se não deu certo da primeira vez, aprenda com os erros e melhore da próxima. 

Passo 3: Verificar (Check)

Assim que você tiver executado todas as ações do seu PDCA administração, é o momento de verificar quais foram os retornos obtidos. 

É importante salientar que esta etapa pode ser tomada a partir do momento em que você começa a executar (Do) o seu plano de ação, uma vez que fica mais fácil mensurar o que está acontecendo.

No entanto, também é possível colher todos os resultados assim que o plano de ação tiver terminado. 

E isso graças às ferramentas que verificam se os processos estão alcançando o objetivo proposto desde o planejamento. 

No fim, assim que você souber PDCA como fazer, vai entender que esta etapa serve para encontrar erros e acertos de todo o processo. 

Passo 4: Agir (Action)

A última etapa do ciclo PDCA é Agir, que permite, antes de mais nada, uma reflexão sobre o caminho que será tomado ao fim do processo. 

Ou seja, aqui a divulgação de todos os resultados da fase de verificação serão tomados para compreender se falhas foram encontradas durante o processo. 

Caso os objetivos do PDCA administração não forem atingidos, todas as etapas, uma por uma, necessitam ser melhoradas. 

Aumente o seu poder de vendas agora mesmo!

Neste conteúdo explicamos o que é o ciclo PDCA, como a metodologia funciona e algumas vantagens de aplicá-lo durante as suas ações para vender cada vez mais produtos e serviços. 

Fora isso, você compreendeu como fazer um PDCA passo a passo de sucesso, sempre baseado na boa gestão de equipe para que a mesma se sinta motivada com a otimização de recursos.

No fim das contas, vale ressaltar que o ciclo PDCA é um método que deve ser aplicado continuamente, mesmo que um processo se acabe. 

Afinal de contas, quando chega ao fim um plano de ação, novas ideias podem surgir para solucionar problemas futuros. 

Portanto, não deixe de aplicar o ciclo PDCA em seu negócio para aumentar o seu poder de vendas e a gestão de equipe!

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *