Como fazer minha empresa crescer? 10 respostas para ter sucesso

with Nenhum comentário

Como fazer minha empresa crescer? Essa pergunta é quase uma súplica saindo da boca de empreendedores. A boa notícia é que há muitas respostas para ela e você verá tudo isso no conteúdo. 

Como tornar a sua pequena empresa em um grande negócio? Difícil achar justificativas baratas e simples para esse tipo de questionamento. 

Porém, quando você investe no crescimento do seu negócio, você aumenta vendas, seu quadro de funcionários, oportunidades de negócio e a lucratividade começa a não ser de forma alguma um problema na sua vida.

São tantos benefícios que acaba sendo impossível não apostar nesse crescimento. Porém, para isso é necessário seguir alguns passos.

E como resposta ao início do seu sucesso, você pode começar lendo este conteúdo, que contêm as melhores dicas para você obter sucesso rapidamente. Confira!

Tenha um bom plano de negócios

Grupo de pessoas reunidas em frente a mesa buscando saber como fazer minha empresa crescer.

Esta é a primeira dica para quem se questiona “como fazer minha empresa crescer?”. 

Ainda mais se o seu objetivo for vender na internet e descobrir como lidar com a concorrência de maneira rápida e fácil. 

Afinal, grande parte dos empreendimentos que conhecemos hoje passaram por essa etapa logo no começo de sua jornada. 

Não à toa, se você reparar vai ver que todas essas marcas que elaboraram um bom plano de negócio logo no início, têm o sucesso que desejavam alcançar e a admiração dos clientes e concorrentes. 

Porém, para as empresas que começam sem um plano de negócio, naturalmente terão que fazer um ao longo do percurso e ajustar o que não estiver fluindo bem, assim como replicar o que já surte efeito positivo.

Isso porque o plano de negócios nada mais é do que um roteiro a ser seguido, no qual cada detalhe de uma ação é descrita. 

Nesse documento, coloque o ramo de atuação da sua empresa e como ela pode se tornar número um em inúmero quesitos, inclusive no de vender na internet que vamos falar mais para frente. 

Para tanto, anote também quem são os seus clientes, fornecedores e quais empresas são do mesmo segmento que o seu para conhecer completamente o seu mercado. 

Saiba lidar com a concorrência

Está aqui uma dica um pouco difícil de ser seguida por alguns empreendedores que estão no começo de carreira. 

Como lidar com a concorrência, afinal?  

Você perceberá que a resposta para essa pergunta será quase a mesma que descobrir como vender na internet de forma prática. 

Isso porque a sua concorrência é composta por empresas do mesmo segmento de atuação que o seu. Portanto, vendem quase os mesmos produtos e serviços e costumam usar plataformas semelhantes de divulgação, porém cabe a você saber criar o seu diferencial. 

Para saber como lidar com todas essas marcas, é fundamental realizar pesquisas para entender onde elas estão inseridas geograficamente. 

Feito isso, analisar as estratégias utilizadas por essas indústrias pode te ajudar na hora de elaborar plano de negócios. 

Com os planos bem estruturados, você pode partir para descobrir mais uma resposta à questão “como fazer minha empresa crescer?” que é: o seu diferencial

Apresentar algo que os seus produtos e serviços fazem de diferente da concorrência é extremamente importante para ser destaque no mercado. 

E nem precisa ser só em relação à mercadoria e o trabalho prestado, e sim ao atendimento que você oferece ao cliente, por exemplo. 

Mas para melhorar o atendimento e descobrir como vender na internet, vamos seguir para o próximo tópico. 

Atue em nichos específicos

Se você é daqueles que acham que a resposta para “como fazer minha empresa crescer?” é oferecer de tudo um pouco para o cliente, sentimos muito em lhe informar que não é bem assim que funciona. 

Se o seu plano é realmente crescer de forma expressiva, é fundamental concentrar todas as suas ações e campanhas em um único produto ou serviço para o consumidor ou em poucos deles. 

Isso porque esse indivíduo começará a ver sua empresa como autoridade do setor de atuação, uma grande especialista no que faz. 

Afinal, quanto mais você se profissionalizar no ramo de atuação da sua empresa, mais rápido ela crescerá. 

Sendo assim, se você quer vender na internet mais produtos e serviços como nenhuma outra empresa jamais vendeu, a dica é se especializar no seu setor, assim como conhecer e ter sempre claro o cenário do seu mercado.

Aposte em gestão profissional

Mesmo que o seu negócio seja simples, é preciso manter uma boa gestão para saber como lidar com a concorrência e como vender na internet rapidamente, por exemplo. 

Para realizar a tarefa de tornar a sua gestão cada vez mais profissional, utilize ferramentas que te deem a orientação necessária para ajustar a parte financeira da sua empresa, além de indicar práticas para controlar as receitas. 

Isso porque é bem comum ter aquele cliente que sempre esquece de pagar a parcela do contrato ou aquele boleto que ficou guardado na gaveta. 

Quando se utilizar uma plataforma de gestão profissional, nada disso passa despercebido pela gerência. 

Controle seu fluxo de caixa

Homem fazendo anotações e cálculo em notebook.

Como fazer minha empresa crescer financeiramente?

A resposta para esta pergunta é simples e curta: por meio do fluxo de caixa, que é uma ferramenta que permite que você saiba para onde o seu dinheiro está indo e de onde ele chega. 

Mas para que o fluxo de caixa seja realmente uma parceiro no quesito vender na internet e em todas as outras estratégias da sua empresa, é imprescindível se organizar para registrar tudo o que entra e sai da sua empresa, independentemente do valor. 

Quando você faz uma análise por meio do fluxo de caixa, fica muito mais simples identificar a raiz dos problemas de cobrança, entre outros fatores. 

Capacite sua equipe

Ter pessoas qualificadas ao seu lado é o ponto-chave para abrir respostas à pergunta “como fazer minha empresa crescer?”.

Por isso, investir na capacitação de todos os seus colaboradores é fundamental para que a lucratividade da empresa sempre aumente. 

Além disso, esses profissionais se sentirão motivados para oferecer ao cliente o melhor atendimento de todos os tempos. 

Afinal, quanto mais você desenvolvê-los, maior a chance deles ficarem ao seu lado por um longo período. 

Eduque seu mercado

Eu quero saber como fazer minha empresa crescer! Mas ainda ninguém conhece os meus produtos e serviços para que eu possa começar a vender na internet! O que fazer?

A dica aqui é educar o seu mercado, mostrando a todos os seus leads (potenciais consumidores) os benefícios que a sua marca pode trazer a todos eles. 

Para isso, recomendamos que você invista na elaboração de conteúdo útil e relevante, disponibilizando-o em canais de vendas bastante úteis, que mostraremos logo mais. 

Faça divulgação

Tenha uma coisa em mente: uma empresa que não é vista, não é lembrada. 

Sendo assim, aqueles conteúdos que você produziu para mostrar aos seus clientes o que a sua marca é capaz de fazer devem ser divulgados. 

Para isso, utilize ao máximo o poder do ambiente online, ou seja, da internet, que beneficia todos os tipos de negócios. 

Na internet você pode apostar em redes sociais, anúncios pagos, posicionamento de conteúdos por meio de SEO e assim por diante. É um universo de possibilidades.

E se você quiser potencializar ainda mais os resultados da divulgação, você pode utilizar também outros meios, conhecidos como offline

Para tanto, você pode fazer a divulgação dos produtos e serviços em uma emissora de rádio, em outdoors, mesclando-os com podcasts e as redes sociais, por exemplo, unindo online e offline. 

Você vai perceber que essa junção pode fazer uma grande diferença. 

Tenha presença online

Site de vendas de produto aparecendo em tela de notebook aberto sobre mesa de escritório.

Ainda que fazer a divulgação em ambiente offline possa trazer muitos benefícios, o custo para esse tipo de serviço pode ser mais caro. 

Por isso, foque bastante a sua atenção na presença online, se você deseja realmente quer responder a pergunta “como fazer minha empresa crescer?”

Afinal, hoje no Brasil cerca de 70% da população está conectada à internet, o equivalente a 126,9 milhões de usuários, de acordo com pesquisa da TIC Domicílios de 2019, feita pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic).

E para nós isso já suficiente para você marcar presença em: 

Site próprio 

Ter um site próprio é sinônimo de autonomia na internet e significa também que você tem um local para inserir os seus produtos e serviços. 

Para elaborar um site perfeito para a sua marca, utilize ferramentas como o WordPress, que são fáceis de serem manuseadas e trazem excelente resultados para qualquer empreendimento. 

Além disso, é em seu site que clientes buscarão informações oficiais sobre sua marca, seus produtos e serviços. Por isso, é fundamental manter tudo sempre atualizado.

Redes sociais 

Para que você marque presença nas redes sociais, é preciso, além de entender como lidar com a concorrência, saber quem é o seu público-alvo. 

Ter noção em quais redes sociais eles estão pode ser valioso para você adotar uma linguagem específica em cada mídia. 

Para potencializar mais os resultados dentro delas, você pode utilizar as ferramentas de anúncios pagos, como o Facebook Ads e o Instagram Ads, por exemplo. 

Você vai perceber como os resultados vão chegar rapidinho. 

Canais de vendas

Os canais de vendas são plataformas nas quais qualquer empreendedor pode marcar presença até mesmo de forma gratuita. 

O grande benefício desses canais são que os mesmos disponibilizam os seus produtos e serviços para uma parcela grande de clientes. 

Para entendê-los melhor e conhecer um canal de vendas excelente, siga para a última dica deste conteúdo. 

Venda na internet

Você está quase encontrando uma das principais respostas para a questão “como fazer minha empresa crescer?”. 

Para isso, você precisa concentrar suas ações em e-commerces e marketplaces B2B, ou seja, business to business, que em português significa de negócios para negócios. 

Isso porque essa presença nesses canais de vendas é extremamente relevante para qualquer empreendimento. 

De acordo com pesquisas, esses tipos de canais:

  • Alcançam faturamentos gigantescos ao longo de um ano; 
  • Tem um crescimento fora do normal no Brasil, como é o caso do e-commerce, que cresceu 12% em terras tupiniquins; 
  • O número de consumidores passa a aumentar expressivamente. 

Para você divulgar a sua marca em um marketplace e e-commerce de qualidade, sugerimos que você conheça o Soluções Industriais, que é considerado o maior marketplace B2B do Brasil e da América Latina. 

Você já tem todas as respostas para responder à “como fazer minha empresa crescer?”

Neste conteúdo apresentamos dicas fundamentais para qualquer empreendimento que deseja crescer rapidamente.

Para isso, falamos desde o início da sua empresa até estratégias de crescimento. 

Agora você já sabe que é fundamental ter um bom plano de negócios, saber como lidar com a concorrência. 

Além disso, viu que é necessário atuar em nichos específicos, fazer a gestão profissional, controlar seu fluxo de caixa, capacitar a equipe, educar o mercado, fazer divulgação, ter presença online e vender na internet. 

Ou seja, abordamos todas as etapas do seu negócio e as principais formas de como fazê-lo crescer. 

Agora é questão de pôr tudo em prática e começar a metrificar o retorno que cada ação está gerando para o seu negócio. 

Seu sucesso agora só depende de você!

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *