Como fazer um planejamento estratégico em 6 passos simples

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Como fazer um planejamento, afinal? Será que é preciso investir muito dinheiro para isso? A resposta é: não! Entenda de uma vez por todas aqui.

Considerado sempre que uma nova empresa está a caminho de algum objetivo, o planejamento estratégico de uma empresa pronto é uma ferramenta perfeita para o seu empreendimento. 

Não à toa, a sua utilização é muito importante para que as decisões sejam assertivas e contribuam para evitar qualquer tipo de crise financeira.

Para que você consiga sobreviver ao mundo dos negócios, veja abaixo como fazer um planejamento para a sua empresa. Não perca!

Primeiro de tudo: o que é planejamento estratégico? 

Você quer ter um planejamento estratégico de uma empresa pronto? Pois, então, é preciso aprender o conceito desse processo para que possa ser reproduzido.

De forma resumida, o planejamento estratégico representa a tomada de decisões de empresas que desejam alocar recursos, seja no próximo ano ou em um período de tempo ainda não definido. 

Para saber como realizar o planejamento do seu negócio, o gestor precisa definir as metas do projeto, quais ações precisam ser tomadas para alcançá-las e qual é o orçamento para isso. 

Qual a importância de saber planejar sua estratégia?

Precisamos deixar uma coisa bem clara antes de você descobrir como fazer um planejamento: a estratégia vai muito além de acertar as metas e objetivos da sua empresa. 

Isso significa que a sua empresa passa a ter um compromisso com o que se espera do futuro do negócio.

Portanto, ela não passa de um motivo para que o trabalho seja realizado de acordo com o planejado

Fora isso, todos os colaboradores, ao perceberem um planejamento estratégico de uma empresa pronto, se sentem confortáveis em produzir para que o negócio realmente funcione. 

Afinal, como fazer um bom planejamento?

Uma pessoa analisando gráficos para desenvolver uma estratégia sobre como fazer um planejamento.

Bom, que tal iniciarmos a parte prática de planejar a estratégia para a sua empresa?

Antes disso, é necessário que você se faça três perguntas simples, que são: 

  • Onde estou?
  • Para onde quero chegar? 
  • Como faço para alcançar este lugar?

Com as respostas para essas perguntas, provavelmente você já terá meio caminho andado, uma vez que elas indicam o sucesso que o seu negócio pode fazer. 

Para facilitar o entendimento, veja abaixo como fazer esse planejamento passo a passo. 

Passo 1: Conheça o seu ramo

Para muitos empreendedores, o primeiro passo é definir todos os objetivos e metas da empresa. 

No entanto, antes de mais nada, é necessário que haja pleno conhecimento a respeito do seu ramo de atuação. 

Um bom método para avaliar todas as condições da sua empresa, sejam elas internas ou externas é a Análise SWOT, que significa: 

  • S: representa as forças (strenght), ou seja, os pontos fortes da empresa; 
  • W: diz respeito a todas as fraquezas (weakness) da sua empresa; 
  • O: significa as oportunidades (opportunity) de todas as forças; 
  • T: está relacionado às ameaças (threats) que todas as fraquezas podem gerar. 

Todos os elementos dos quais acabamos de citar são estipulados a partir do momento em que o mercado é estudado. 

Portanto, ao realizar a Análise SWOT, lembre-se de incluir fatores determinantes para o andamento de todo o processo da empresa, como é o caso da taxa de inflação, juros do BC (Banco Central), entre outros. 

O importante é que tudo o que afeta a sua atividade seja colocado na balança. 

Passo 2: Trace os objetivos e as metas

Para que você saiba plenamente como fazer um planejamento estratégico passo a passo, é preciso traçar todos os seus objetivos e metas que devem ser atingidos. 

Caso não haja nenhum objetivo ou meta à vista, nem você, nem a sua equipe vão conseguir chegar onde desejam. 

Por esse motivo, a recomendação é que as metas e os objetivos traçados sejam realizáveis por períodos, a fim de antecipar tudo o que seja fundamental a longo prazo. 

Mesmo que você saiba como fazer, é necessário entender que objetivos e metas também devem ser traçados em curtos e médios prazos. 

E você pode ter esses dados após coletar informações precisas do seu mercado de atuação e fazer a Análise SWOT. 

Passo 3: Separe ações das estratégias

Se você está começando agora o seu negócio, é bastante normal, ao aprender como fazer um planejamento estratégico passo a passo, confundir ações com estratégias

Para facilitar, vai aí uma breve explicação: 

Ações representam todas as medidas práticas para que os objetivos e as metas sejam alcançados, enquanto as estratégias visam à formação de métodos para alcançá-los. Por exemplo: 

  • Objetivo/Meta: aumentar o ticket médio em 15% dentro de dois meses; 
  • Estratégia: lançar serviços dos quais a concorrência não possui; 
  • Ações: investir em marketing digital, contratar profissionais especialistas e talentos, além de realizar pesquisas de mercado. 

Há muitos e muitos pontos que precisam ser definidos para você entender o planejamento estratégico de uma empresa pronto. 

Por isso, é fundamental que haja profissionais que estão aptos a topar qualquer desafio para que as ações e as estratégias sejam idealizadas. 

Passo 4: Permita o envolvimento dos colaboradores

Independentemente de quão bom esteja o planejamento de ações ou estratégias, ele só dará certo se todos os colaboradores estiverem envolvidos ativamente na sua idealização. 

Para que a realidade da empresa consiga entrar em sintonia com o que foi planejado, um ótimo recurso que pode ser utilizado é o Balanced Scorecard, que liga todo o planejamento estratégico de uma empresa pronto às atividades realizadas por ela. 

Além desse recurso, você precisa focar – e muito – na motivação dos colaboradores, com o objetivo de fazer com que as metas individuais sejam as mesmas da empresa. 

Com isso, toda a produção ganha um novo rumo, bem como o sentimento de que essas pessoas estão trabalhando no lugar certo. 

Passo 5: Tenha controle e monitoramento

Para que o plano de ação seja colocado em prática, é necessário que haja um profissional qualificado para controlar e monitorar os resultados, assim como ter “pique” para elevar a autoestima dos colaboradores. 

Caso haja algum tipo de mudança, não se preocupe em readaptar tudo o que foi feito para as necessidades sejam cumpridas. 

Passo 6: Faça ajustes quando necessário 

Uma pessoa com uma peça de um quebra-cabeça na mão.

Saber como fazer um planejamento estratégico passo a passo é o mesmo que entender que para tudo os ajustes são necessários. 

Ou seja, para que todas as estratégias e ações sejam colocadas em prática, tente materializar o que está escrito no planejamento, a fim de manter os bons resultados. 

Bônus: exemplo de planejamento estratégico

Para melhorar o seu aprendizado ao saber como fazer um planejamento estratégico, vamos mostrar um exemplo prático e simples. 

Se quiser, tome-o como referência para a sua empresa. 

Vamos supor que esta seja uma pequena empresa de pet-shop que precisa comprar um software de gestão de tempo.

Objetivo

Escolher e comprar um software de gestão de tempo para melhorar o atendimento em 20% dentro de 1 ano. 

Diagnóstico 

Todos os softwares encontrados são parecidos. 

Estratégias 

  • Encontrar um software diferenciado; 
  • A empresa precisa atender bem o cliente.

Ações

  • A empresa criar um cargo de gerente de pós-venda; 
  • Investe em marketing digital e nas mídias sociais. 

Como você pode ver, esse é um esquema bastante simples de uma empresa em busca de outra que está aprendendo a lidar com a estratégia de uma empresa passo a passo. 

Já sabe como fazer um planejamento? Então mãos à obra! 

Sempre que se perguntar se está perdido em relação ao seu negócio, não se preocupe: aprenda como fazer um planejamento estratégico passo a passo. 

Isso porque esse recurso dá o devido valor que a sua empresa necessita para priorizar as estratégias e as ações de forma rápida e organizada. 

Afinal de contas, toda a jornada, independentemente do tamanho da empresa, deve ter um planejamento para começar e finalizar de maneira positiva. 

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