Quer fechar sua empresa? Veja 6 dicas e faça isso da melhor forma!

with Nenhum comentário

Como fechar uma empresa é a dúvida de muitas pessoas na hora de finalizar algum negócio. Se o seu desejo é entender como fazer isso, você veio ao lugar certo!

É fato que ninguém começa um negócio com intenção de fechar as portas, muito menos quando o projeto exige um alto investimento inicial.

Mesmo assim, existem situações que tornam necessária a suspensão ou fechamento da empresa, e a dúvida acaba surgindo: como fechar uma empresa corretamente?

Foi pensando nessa dúvida que preparamos este conteúdo exclusivo, mostrando dicas de como fechar uma empresa e evitar futuros problemas! Confira! 

Tudo começa com a decisão de fechar sua empresa

Saber como fechar uma empresa é uma dúvida muitas vezes maior do que entender como abrir, além de ser uma questão que nem todo empresário sabe responder! 

Embora não seja a coisa mais fácil do mundo, é possível tomar alguns cuidados para que você consiga realizar um fechamento de empresa da melhor forma possível.

Contudo, antes de iniciar esse encerramento é importante parar e refletir um pouco! 

É necessário considerar se aquele é realmente o melhor momento de fechar definitivamente ou se existe alguma chance de seguir em frente!

Esse pensamento é válido, pois com ele é possível manter a empresa inativa, desde que esteja completamente regular. 

Dessa forma, é possível deixá-la em aberto para uma possível retomada futura! 

Por isso, antes de bater o martelo sobre como fechar uma empresa, tenha em mente esse momento de reflexão.

Nessas situações é recomendado até mesmo que você consulte especialistas em contabilidade e gestão para ter pontos de vista mais assertivos. 

Por fim, se mesmo após esse pensamento sua opção for realmente encerrar o negócio, é hora de tomar as devidas providências.

Você saberá quais são a seguir. Continue conosco! 

Saiba os 6 passos necessários para fechar sua empresa! 

Muito bem, se você já está decidido é hora de colocar a mão na massa e ir atrás dos requisitos necessários para que você possa fechar sua empresa.

Entender como fechar uma empresa, principalmente as micro e pequenas empresas, é possível por meio de um processo simplificado, pagando algumas taxas e entrega de documentos.

De modo geral, podemos separar os passos como:

1. Distrato social 

Um homem entregando chaves nas mãos de outro homem.

O fechamento de empresa para organizações compostas por uma sociedade pode acontecer após o sócio assinar a ata de encerramento.

Esse documento de distrato social faz parte do processo até mesmo para fechar empresa inativa. 

Isso porque o documento deixa claro o motivo do encerramento da sociedade, apontando a divisão dos bens da empresa entre todos os sócios. 

Para qualquer empresário que não possuir sócio, essa etapa não é necessária. 

2. FGTS

Aqui você precisa emitir um certificado de regularidade do fundo de garantia do tempo de serviço. 

Isso porque caso ainda existam valores relacionados ao FGTS para ser recolhido, tudo deverá ser pago à Caixa Econômica Federal.

No caso desse processo ser feito e não existirem pendências, a empresa recebe um certificado que é válido por 30 dias e pode ser retirado na própria Caixa Econômica.

3. ISS e ICMS

Caso o seu negócio pague impostos municipais, como o Imposto de Serviço de Qualquer Natureza (ISS), é necessário solicitar a suspensão desse recolhimento na Secretaria de Finanças.

Cada município estipula uma lista de taxas e documentos necessários para esse processo.

Agora, caso a empresa contribua para o Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), é possível dar baixa na inscrição estadual ao procurar qualquer unidade da Secretaria da Fazenda. 

4. Tributos federais

Um homem entregando uma carta a respeito de como fechar uma empresa para outro homem.

Para se manter regularizado com o Governo Federal, a empresa precisa de uma Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União.

A Receita Federal é responsável pela emissão do documento.

Essa certidão diz respeito aos critérios federais administrados pela Receita Federal e pela Procuradoria Geral da Fazenda, incluindo as contribuições previdenciárias. 

5. Junta comercial

Para entender como fechar uma empresa, o empreendedor deve protocolar na Junta Comercial o pedido para que sejam arquivados os atos do empresário e sua sociedade.

O fechamento de empresa de pequeno porte, assim como as microempresas, não precisa de apresentar um documento de quitação, regularidade ou inexistência de débitos. 

O distrato social é arquivado após o pagamento de taxa à Junta Comercial, sendo o valor da guia e o prazo para arquivamento variável em cada estado.

6. CNPJ

Realizar a baixa do CNPJ resulta no encerramento da empresa. 

Para realizar essa etapa é utilizado um programa de Coleta Online da Receita Federal. 

Esse programa abre uma solicitação para que seja possível realizar o cancelamento do CNPJ e o Documento Básico de Entrada (DBE), que deverá ser assinado e entregue no ponto indicado.

Essa baixa do CNPJ deverá ser realizada diretamente pela Junta Comercial.

Após realizar esses processos, chegou a hora de resolver todas as pendências e encerrar sua empresa. Saiba como fechar uma empresa e zerar as pendências no próximo tópico! 

Resolva todas as pendências! 

Como vimos ao longo deste conteúdo, o fechamento de empresa é algo que envolve uma série de processos burocráticos.

Por isso, para saber como fechar uma empresa da forma correta é importante que você se atente às etapas necessárias e evite problemas com pendências inesperadas.

Não se atentar a isso pode trazer algumas complicações no encerramento, que podem ser evitadas ao considerar certos atrasos na finalização dos processos.

E como é possível evitar isso?

Finalizando corretamente todos os detalhes! Isso quer dizer, ir aos órgãos responsáveis por cada processo para que as devidas taxas sejam pagas e os documentos necessários sejam emitidos.

Para auxiliar nesse processo, a orientação de profissionais capacitados é sempre recomendada.

Além de ser uma forma de economizar tempo, dinheiro e não ter dores de cabeça, é possível antecipar diversos problemas e resolvê-los quando você sabe como fechar uma empresa corretamente.

Embora seja um processo não tão simples, com os devidos cuidados é possível fechar sua empresa da melhor forma possível.

O importante é, caso a decisão de encerrar se mantenha, que você consiga fazer da forma mais rápida e menos trabalhosa possível.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *