Qual empréstimo empresarial é o ideal para a sua empresa?

with Nenhum comentário

O empréstimo empresarial é muito importante para que o seu empreendimento cresça com destaque da concorrência. Portanto, entender quais são os pontos para adotar uma linha de crédito é a melhor forma de expandir o negócio. 

Qualquer novo empreendimento pede por investimentos duradouros, além de boas ideias e um plano de ação eficaz capaz de fazer com que você consiga parcerias incríveis. 

Nessas horas, o dinheiro é realmente importante e, caso você não tenha, a melhor alternativa talvez seja encontrar um empréstimo para a sua empresa. 

Esse empréstimo, caso você não saiba, pode se tornar a garantia de expansão do seu negócio. 

Sendo assim, é necessário saber como buscar as melhores linhas de crédito e como conseguir empréstimo BNDES. 

Passo a passo para conseguir um bom empréstimo empresarial

Você precisa passar por quatro estágios se deseja conseguir um bom empréstimo para empresa. 

Conheça-os abaixo: 

1. Planejamento

Em primeiro lugar, você traçar um objetivo para o seu negócio e, em seguida, pensar para qual finalidade o dinheiro do empréstimo será usado. 

Aliás, com o planejamento é possível entender se os gastos de uma empresa podem ser quitados a partir de um empréstimo ou se é melhor poupar o dinheiro até ter a quantia necessária. 

2. Organize suas finanças pessoais

Apesar de o empréstimo ser para a sua empresa, as instituições financeiras não deixam de analisar o seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Portanto, se a ideia é descobrir como conseguir empréstimo para empresa, o nosso conselho é verificar como andam as suas finanças pessoais – se elas estão atrasadas ou em dia. 

Além do mais, ter conhecimento se o seu nome está no Serasa ou no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é outro requisito bem importante. 

3. Pesquise muito e compare as oportunidades

Independentemente do banco escolhido, há muitos fatores que devem ser estudados, como: os custos, as taxas cobradas, os prazos para pagamento, etc. 

Cada instituição financeira trabalha de um jeito e, por isso, você deve escolher aquela que atenda a demanda para você conseguir um empréstimo para empresa. 

Se preferir, entre em contato com o seu banco e verifique quais são as linhas de crédito disponíveis para a finalidade desejada, por exemplo, compra de uma máquina, capital de giro, reforma de um setor da empresa, entre outras. 

4. Questione o custo efetivo

É necessário esclarecer uma coisa sobre como conseguir empréstimo para empresa: as instituições financeiras cobram taxa de juros em cima do dinheiro que foi emprestado, bem como outros custos. 

Ou seja, além das taxas de juros, você precisará arcar com outros gastos de uma empresa ao solicitar uma linha de crédito, como as taxas administrativas. 

Por isso que hoje em dia é tão importante você comparar os diversos empréstimos para empresas que existem por aí. 

Se quiser, utilizar o Custo Efetivo Total (CET) para isso ou contate o seu contador para que ele te explique quais as melhores possibilidades para o seu negócio. 

Tipos de empréstimo empresarial

Antes de você conhecer os tipos de empréstimo para empresa, vamos esclarecer a diferença entre as linhas de crédito pública e privada

O empréstimo público normalmente é realizado por servidores públicos do seu município, bem como do seu estado ou do restante do país. 

Essa linha de crédito está disponível em várias instituições financeiras e, por esse motivo, é recomendado sempre comparar as taxas de juros cobradas para descobrir qual delas traz a melhor tarifa. 

Já o empréstimo privado é, como o próprio nome já diz, destinado a pessoas de empresas privadas e que tenham carteira assinada. 

É importante salientar que nesse tipo de linha de crédito a corporação precisa ter parceria com o banco escolhido.

Sendo assim, a diferença está no fato de que com o público você consegue fazer empréstimo em qualquer instituição financeira, ao contrário do privado. 

Abaixo, separamos as melhores opções para a sua empresa conseguir um empréstimo de qualidade: 

  • Antecipação de receitas: é possível receber a vista o valor das vendas dos produtos ou serviços da empresa que foram parceladas; 
  • Capital de giro: a sua empresa pode utilizar o capital de giro de acordo com o surgimento de necessidades; 
  • Comércio exterior: permite que a sua empresa desbrave novos horizontes, uma vez que essa linha de crédito pode ser adquirida facilmente;
  • Financiamentos: o investimento constante na sua empresa não faltará com os financiamentos, que melhora a infraestrutura de qualquer negócio; 
  • Imóveis: em caso da sua empresa expandir e você precisar comprar ou alugar um imóvel; 
  • Crédito rural: esses benefícios são voltados exclusivamente para produtores rurais.

Cuidados antes de se realizar um empréstimo empresarial

Duas pessoas negociando um empréstimo empresarial, uma delas está dando o dinheiro à outra.

Assim que você descobrir como conseguir empréstimo para empresa, você deverá tomar os seguintes cuidados: 

  1. Evitar decisões feitas às pressas: um pedido de empréstimo não deve ser concordado por você de primeira. É necessário que haja planejamento, cálculo e uma simulação adequada envolvendo todos os gastos de uma empresa;
  2. Verificar as condições de pagamento: se você não tem condições para pagar o empréstimo no momento, então é melhor deixar ele para uma próxima oportunidade. No momento de fechar o negócio, verifique quais são os juros e o valor total do dinheiro emprestado pelo banco; 
  3. Determinar qual a necessidade do empréstimo: tente descobrir se não há outras formas de conseguir o empréstimo para empresa sem ter que pagar juros por isso. Um empreendimento parceiro ou até mesmo um familiar podem resolver o seu problema; 
  4. Pensar na resolução do problema: o empréstimo resolverá o problema enfrentado naquele momento pela sua empresa? Se a sua resposta for não, então é melhor analisar melhor como anda a situação financeira do seu negócio. 

Como garantir empréstimo ou financiamento?

Não é tão difícil encontrar métodos para conseguir um empréstimo ou financiamento para a sua empresa. 

Ainda assim, muitos empreendedores enfrentam a falta de garantia para que a instituição financeira libere a linha de crédito. 

Para que você consiga reverter essa situação e não se preocupar com os gastos de uma empresa, basta entrar no site do Sebrae e encontrar o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe). 

Muitos pequenos empreendedores conseguem ajuda por meio desse fundo para completar a lista de garantias exigida pelos bancos.

Os melhores empréstimos empresariais

Duas pessoas dando as mãos em forma de parceria.

No segundo tópico deste conteúdo abordamos algumas linhas de crédito de maneira bem genérica. 

Agora, vamos mostrar aqui quais são os melhores empréstimos empresariais que existem no mercado para pequenas empresas. 

Preparado? Então vamos lá!

1. Grandes instituições financeiras

Caso você não saiba, as instituições financeiras são grandes bancos, como é o caso do Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, entre tantos outros. 

Elas são as opções mais tradicionais encontradas por pequenos empreendedores, que conseguem ter acesso às linhas de crédito a partir de uma análise de crédito que deve ser aprovado pelo banco.

2. As fintechs 

Fintechs são as startups voltadas para resolver o problema financeiro de muitos empreendedores, especialmente daqueles que querem descobrir como conseguir empréstimo para empresa. 

Essas startups apresentam como diferencial agilidade e inovação ao prestar esse tipo de serviço, que normalmente é disponibilizado em plataformas financeiras digitais que verificam o perfil do cliente por meio da alta tecnologia de dados.

3. Cooperativas de crédito

Elas oferecem os mesmos serviços que as grandes instituições financeiras, com a diferença de apresentar um regime tributário isento de PIS, CSLL e Cofins. 

Para que você consiga empréstimo ou financiamento em uma cooperativa de crédito é muito simples: basta se tornar um associado da cooperativa e participar de todas as decisões estipulados em uma assembleia geral. 

4. BNDES

Você sabe como conseguir empréstimo BNDES? O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social operacionaliza esse tipo de serviço com grandes instituições financeiras que, por sua vez, devem se credenciar para fornecer linhas de crédito do BNDES. 

Para saber como conseguir empréstimo BNDES, verifique se a sua empresa possui um faturamento anual que gire em torno dos R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões. 

5. Os investidores-anjo

O investidor-anjo é o capital fornecido por pessoas físicas, as quais investiram em empresas que possuem um alto índice de crescimento. 

Esse investidor normalmente recebe uma pequena parte do empreendimento, que gira em torno de 5% a 10%, além de contribuir com toda a sua bagagem.

6. P2P

P2P significa peer to peer ou de ponto a ponto em português. 

Esse tipo de investimento não precisa da intervenção de instituições financeiras, permitindo que os investidores façam o empréstimo diretamente aos pequenos empresários que tem como objetivo alavancar os seus negócios. 

7. Leasing 

O leasing é ideal para as pequenas empresas que precisam comprar maquinário, especialmente em tempo de altas de juros das linhas de crédito. 

No contrato estabelecido pelo leasing, uma das partes deixa os ativos fixos, a fim de estipular um valor fixo mensal para pagar a outra parte que deseja comprar o maquinário. 

8. Antecipação de recebíveis 

Empréstimo ideal se você quer pagar contas em um curto prazo de tempo. 

Essa operação garante que os gastos de uma empresa sejam pagos antecipadamente, pois os valores que seriam recebidos no futuro são pagos com antecedência, sem possuir juros altos. 

Trabalhe agora mesmo para conseguir um empréstimo empresarial!

Neste conteúdo você descobriu que não é tão difícil saber como conseguir empréstimo para empresa, principalmente se a sua for de pequeno porte. 

Como vimos, há inúmeras opções no mercado que podem contemplar os seus objetivos e fazer com que a sua empresa cresça. 

Mas, lembre-se: antes de se jogar de cabeça em um empréstimo para empresa, elabore o seu planejamento e avalie se é possível pagar os juros oferecidos pela instituição financeira em questão. 

Sucesso!

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *