Saiba o que é uma gestão de compras eficaz e os segredos para adquirir bons suprimentos

with Nenhum comentário

Gestão de compras garante que você consiga os suprimentos ideais para o funcionamento da empresa. Conheça os principais segredos de uma boa gestão! 

Se você já comprou alguma matéria-prima que saiu barata, mas que, no fim custou o olho da cara por danificar todo o processo da sua empresa, saiba que está no lugar certo! 

Quando o tema é comprar, você não deve pensar em somente no dinheiro investido, mas sim em saber como comprar corretamente.

Para que você amplie uma visão estratégica sobre as compras do seu empreendimento, preparamos este conteúdo explicando tudo. Confira!

O que é gestão de compras?

Se você deseja ter noções de gestão administrativa e financeira, é preciso entender que o papel principal da gestão de compras  é ser responsável por todo o processo de compras da sua empresa. 

Ou seja, é por meio dessa estratégia que a gestão de projetos melhora significativamente.

Isso porque, esse processo garante que os insumos necessários para a produção dos produtos da sua indústria sejam adquiridos para o pleno funcionamento. 

Para que isso ocorra, é necessário que haja contato frequente com fornecedores, que precisam se sentir convencidos a reduzir os custos e manter a qualidade de todas as matérias-primas que serão adquiridas pelo seu negócio. 

Isso porque há, também, um leve envolvimento da gestão de estoque, responsável por armazenar tudo o que for produzido pela sua empresa.

Sendo assim, o gerenciamento de compras pode ser definido como uma garantia para que todos os suprimentos sejam adquiridos e permitiam o desenvolvimento de todas as funções do empreendimento. 

As responsabilidades que devem fazer parte da gestão de compras

Para entender as atribuições do gestor responsável pela compra de todos os materiais da sua empresa, é necessário adotar os seguintes procedimentos:

  • Planejar com antecedência todas as aquisições;
  • Determinar as características da compra; 
  • Detalhar a qualidade do fornecedor e o tempo de entrega; 
  • Realizar negociações e condições de compra; 
  • Emitir todos os pedidos dos suprimentos; 
  • Ter o registro de todas as cotações; 
  • Informar o destino de cada mercadoria;
  • Fazer o cálculo das despesas com a gestão de estoque e produtos com defeitos;
  • Manter o fluxo de suprimentos necessário para a produção dos itens; 
  • Elaborar um checklist de recebimento; 
  • Criar uma ficha de compra de materiais. 

Essas responsabilidades fazem toda a diferença! Não somente para o gerenciamento de compras, mas também ajuda a ter noções de gestão administrativa e financeira. 

As vantagens de integrar a gestão de estoque e de compras

Uma pessoa com uma prancheta realizando a gestão de compras.

Os setores de compras e estoque podem se dar muito bem dentro da sua empresa, sabia? 

Isso porque, para começar, integrar as duas áreas reduz os desperdícios de suprimentos, diminuindo as compras e dando condições melhores. 

O motivo para isso é bem simples: um departamento é capaz de organizar o outro, sem que haja pedidos de extrema urgência de última hora. 

Além disso, outros benefícios da junção desses dois setores é que o volume estocado passa a ser conhecimento de todos os envolvidos, que também começam a entender melhor a previsão de vendas. 

Com isso, o gestor consegue antecipar todo o processo para adquirir os produtos que a empresa realmente necessita. 

Outro fato muito importante é que a gestão de projetos é otimizada.

Isso porque a sua empresa consegue aproveitar as melhores oportunidades e, dessa forma, evita o máximo de desavenças com os fornecedores. 

Para finalizar, a gestão de estoque aliada ao gerenciamento de compras aumenta a sua margem de lucro.

Isso porque o desperdício é evitado e os gastos desnecessários desaparecem de vez. 

Como otimizar a gestão de compras? 

Um homem analisando os estoques da empresa.

No tópico anterior vimos que a gestão de estoque e o gerenciamento de compras podem se integrar para trazer muitos benefícios à sua empresa. 

O que precisamos deixar claro nessa integração é que ambos os procedimentos são dependentes um do  outro em todos os aspectos.

Isso significa dizer que o gestor deve comprar todos os suprimentos para colocar em estoque.

E como eu faço para saber o que tenho que colocar no estoque? Tendo noções de gestão administrativa e financeira

Também! Mas, o mais importante é avaliar o seu estoque para enxergar o que é preciso adquirir para o aumento da receita. 

Por isso, não é à toa que os setores de compras, estoque e vendas precisam estar sempre juntos para automatizar cada vez mais a gestão de projetos. 

Querendo ou não, tanto a gestão de compras quanto de estoque devem se manter sempre bem organizadas para que o equilíbrio seja notado por todos os colaboradores e clientes.

E, para realizar isso, os empresários sempre focam em noções de gestão administrativa e financeira, áreas que ajudam o empreendimento a ter melhor custo-benefício nos negócios. 

Além do mais, eles passam a registrar corretamente tudo o que entra ou sai do estoque, mantendo a eficácia da gestão de projetos. 

Outra boa dica que você deve focar é sempre tentar manter os produtos com descrição e padronização, assim cada item terá o seu lugar certo na prateleira, facilitando também na hora de encontrá-lo. 

Por fim, e não menos importante, você deve conhecer os seus fornecedores, porque são eles que podem te ajudar a enfrentar problemas que surgiram de última hora. 

Foque agora mesmo no gerenciamento de compras e estoque para garantir uma excelente gestão de projetos!

Viu só como não é preciso se aprofundar tanto nas noções de gestão administrativa e financeira para garantir um bom gerenciamento de compras e estoques? 

Para que todo o seu processo seja eficiente e bem otimizado, é preciso integrar os setores de compras, estoque e vendas, que são as áreas responsáveis pela negociação dos suprimentos que a produção do seu negócio necessita. 

Agora você já tem todas as informações que precisava  para gerenciar o seu negócio.

Portanto, não deixe para depois e comece agora mesmo a sua gestão de compras eficaz!

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *