Lucro líquido: saiba como calcular e qual a diferença de lucro bruto

with Nenhum comentário

Lucro líquido de uma empresa tem total ligação com o rendimento dela! Por isso é tão importante estar antenado a este cálculo, sem deixar de levar em consideração a fórmula do lucro bruto.

Pode não parecer, mas os cálculos – mesmo os mais simples – são essenciais para o crescimento de qualquer empreendimento.

Isso porque muitos deles mostram o desempenho da atividade de uma organização, como é o caso do lucro líquido, que tem relação com o cálculo de lucro bruto.

Ambos os indicadores garantem soluções e rentabilidade para o seu empreendimento, e para entendê-los de uma vez por todas, resolvemos elaborar este conteúdo especial. Confira!

Afinal, o que é lucro líquido e lucro bruto?

Para descobrir como calcular os lucros da sua empresa, é importante entender o conceito e qual a diferença entre o valor líquido e bruto.

Antes de mais nada, precisamos deixar bem claro que ambos os indicadores são essenciais para que você consiga conquistar o crescimento da sua empresa, independentemente do porte dela.

Isso porque eles envolvem tanto o dinheiro que foi gasto quanto aquele que entrou na organização.

Sem mais delongas, conheça a diferença entre os dois lucros:

  • Lucro líquido: de maneira sucinta, esse lucro tem total relação com os custos variáveis e custos fixos – os quais iremos explicar mais à frente. Em outras palavras, podemos dizer que esse indicador trata o rendimento real de uma empresa, levando em consideração a soma desses dois custos;
  • Lucro bruto: já o lucro bruto é caracterizado como o lucro geral de uma organização, sendo determinado a partir da receita total e dos custos variáveis.

Eita, mas é algo difícil de ser entendido.

No começo, compreender o conceito desses dois indicadores pode ser algo complexo.

Por isso, é fundamental que você saiba fazer o cálculo de lucros para aplicar no seu negócio e vê-lo crescer sem parar.

Para tanto, nos acompanhe nos próximos tópicos.

Por que saber como calcular o lucro líquido de uma empresa?

Uma pessoa fazendo o cálculo do lucro líquido de sua empresa.

Até agosto deste ano, cerca de 284.143 empresas foram abertas, de acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas, desenvolvido pelo Serasa Experian.

Coletando dados desde 2010, a quantidade acumulada de novas empresas entre o período de janeiro a agosto já alcança mais de 2 milhões.

Baseado nesses dados, é fato que muitos empreendedores tiveram as suas motivações pessoais, a fim de alcançar um único objetivo: ser lucrativo.

Para tanto, saber o cálculo do lucro líquido e lucro bruto é uma maneira de obter respostas quanto à margem de lucro da empresa.

Além do mais, esses indicadores financeiros acabam se tornando grandes aliados na hora de elaborar estratégias de captação de novos clientes e divulgação de produtos ou serviços.

Por fim, outro bom motivo para você começar a focar em saber como calcular seus lucros é no momento de redução de custos e identificação de pontos que precisam ser melhorados dentro da empresa.

Convencido? Então você está pronto para conhecer o cálculo do lucro líquido e lucro bruto.

Como calcular o lucro bruto e líquido?

Um homem fazendo contas na calculadora com o computador aberto.

Agora chegou o momento de você saber, de fato, o que é lucro bruto e líquido.

E calma, você não precisa se desesperar com a matemática envolvida aqui, pois as somas são fáceis e simples de serem feitas.

Antes de prosseguirmos, é necessário que você saiba o que são custos fixos e custos variáveis, dos quais já foram mencionados no primeiro tópico deste conteúdo.

  • Custos fixos: são as contas que a empresa obrigatoriamente terá que pagar, independentemente do nível de atividade que ela tiver, como aluguel, salário dos colaboradores, contas de luz, internet, taxas, impostos e por aí vai;
  • Custos variáveis: já os custos variáveis remetem àqueles gastos que a empresa terá de vez em quando, a depender da produção de um produto ou execução de um serviço, por exemplo, como a compra de matérias-primas, comissão dos vendedores, etc.

Agora sim, o cálculo do lucro líquido e bruto pode ser feito de forma muito mais tranquila ao saber o que são custos fixos e custos variáveis.

Sem mais delongas, veja agora como fazer o cálculo de lucro líquido e bruto:

Lucro líquido (LQ)

A fórmula para calcular a liquidez do seu lucro fica desse jeito: Lucro Líquido = Receita Total – Custo Total

Caso você não se lembre, esse indicador leva em consideração tanto os custos fixos quantos os custos variáveis, que, somados, chegam a um custo total.

De maneira mais simples, o custo total é o mesmo que as saídas da sua empresa e, ao ser somado com a receita total, o resultado deve dar positivo para que você considere o valor como lucro.

Caso contrário, o que você terá é prejuízo.

Lucro bruto (LB)

Já a fórmula do lucro bruto é a seguinte: LB = Receita Total – Custos Variáveis

Esse indicador, como você pode ver, mostra a diferença entre a receita total – considerada como a quantidade de vendas de um bem ou serviço – e os custos variáveis.

Comece a rentabilizar o seu negócio agora mesmo!

Como mencionamos neste conteúdo, todo empreendedor deve se preocupar com os cálculos que envolvem a lucratividade e o prejuízo das suas empresas.

Afinal, só assim será possível avaliar se os resultados esperados estão sendo alcançados corretamente com as estratégias escolhidas.

Com a utilização do cálculo de lucro líquido, você consegue alcançar o real entendimento de lucratividade, evitando surpresas desagradáveis e baixo rendimento.

Sendo assim, não perca mais tempo e comece agora mesmo a fazer os cálculos da sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *