Matriz de Ansoff: saiba o que é para descobrir um mundo de oportunidades

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Matriz de Ansoff é excelente para o empreendedor que deseja saber como fazer um planejamento estratégico. Conheça o mundo de oportunidades dessa ferramenta para aumentar o sucesso do seu negócio. 

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Se você está em busca de uma maneira fácil para realizar o planejamento estratégico de uma empresa, então não se preocupe, porque você acaba de encontrar uma resposta. 

A Matriz de Ansoff possui quatro estratégias capazes de direcionar o seu negócio para mercados nunca antes desbravados por você. 

Para que isso aconteça, antes é preciso prestar muita atenção para entender como a sua empresa funciona. 

E você pode saber isso e ver um exemplo de planejamento estratégico neste conteúdo. Não perca!

 

Primeiro de tudo, o que é Matriz de Ansoff?

Vamos começar pelo básico, ou seja, pelo conceito da Matriz Ansoff, que também é caracterizada como Matriz de Produto/Mercado. 

Criada em 1950 por Igor Ansoff, ela é responsável pelo planejamento estratégico de uma empresa, a qual consegue ter o seu poder de mercado elevado no seu ramo de atuação. 

Com a Matriz Ansoff, é possível analisar os produtos vendidos ou os serviços oferecidos pela sua empresa, assim como eles podem impactar positivamente o mercado. 

Dado esse fato, você passa a ser um mestre na arte de como fazer um planejamento para atingir o público-alvo certo, com o produto certo e no momento mais adequado. 

Resumindo, a sua marca passa a conhecer o que deve ou não deve ser oferecido à sua audiência

Um exemplo de planejamento estratégico é fazer com que os gestores da organização saibam como a sua mercadoria afetará o público-alvo. 

 

Como a Matriz de Ansoff funciona e qual o melhor momento para aplicá-la?

Uma pessoa analisando informações no celular e passando para o noteebok para colocar a matriz de ansoff em prática.

Agora que você sabe o que é Matriz Ansoff, está na hora de descobrir como ela funciona e qual o melhor forma de aplicá-la para que haja um planejamento estratégico de uma empresa. 

E é preciso ressaltar: a Matriz Ansoff sempre será utilizada para o planejamento estratégico de uma empresa, já que ela visa o entendimento do mercado como um todo para que você consiga oferecer o melhor às pessoas. 

Nesse sentido, é a maneira que você encontra para que os produtos sejam posicionados em um lugar privilegiado, para que você tenha o sucesso que merece. 

Não à toa, essa ferramenta trabalha com quatro quadrantes, dos quais pertencem a dois ambientes: Produto e Mercado

Esses dois ambientes são separados em situações do tipo: produtos novos e existentes e mercados novos e existentes. 

Veja no desenho abaixo: 

Tendo esse exemplo de planejamento estratégico, vamos desvendar agora cada situação apresentada no quadrante. 

Para isso, nos acompanhe as próximas linhas. 

1. Penetração de mercado

A penetração de mercado é uma estratégia relacionada ao crescimento da sua empresa, de acordo com o modo em que ela atua para vender produtos existentes nos mercados em que ela já se encontra. 

Com isso, você consegue manter autonomia dos mercados atuais, tanto quanto participar de novos para crescer mais do que os seus concorrentes.

Além disso, os consumidores vão utilizar sempre os produtos atuais.

2. Desenvolvimento de mercado

A segunda estratégia que vamos mencionar é o desenvolvimento de mercado.

Essa etapa tem como objetivo fazer com que a sua marca atinja novos mercados com os seus produtos ou serviços. 

Um bom exemplo de planejamento estratégico do tipo desenvolvimento de mercado é exportar a sua mercadoria para companhias que só atuam no mercado interno de seu país. 

As únicas mudanças que podem acontecer nos produtos ou serviços são as embalagens, ou os manuais. 

3. Desenvolvimento de produtos

Uma imagem de uma pessoa mexendo no

O desenvolvimento de produtos, como o próprio nome já diz, visa o crescimento da empresa por meio do lançamento de novos produtos ou serviços para mercados existentes. 

Portanto, a inovação e o desenvolvimento de linhas de produtos devem fazer parte dessa estratégia para obter um bom planejamento estratégico de uma empresa. 

4. Diversificação 

A última estratégia geralmente faz uma previsão do lançamento de novos produtos ou serviços em mercados totalmente desconhecidos, ou seja, novos. 

Provavelmente, esta é a fase mais difícil da Matriz Ansoff, uma vez que apresenta uma série de riscos para o negócio, como o desconhecimento de novos mercados e produtos. 

No entanto, essa situação é fundamental para que você aprenda como fazer um planejamento de qualidade. 

 

Qual caminho seguir? 

Como foi visto no tópico anterior, a Matriz de Ansoff possui regras que podem direcionar a sua empresa para o caminho do sucesso, a depender, claro, do momento em que os produtos ou serviços se encontram. 

Caso a sua escolha seja desenvolver mercados ou produtos totalmente novos, então é preciso puxar todo o seu conhecimento a respeito daquilo que você já oferece ao público-alvo. 

Independentemente de qual for esse caminho, todas as estratégias que acabamos de apresentar fazem com que você consiga ter um planejamento estratégico de uma empresa eficiente.

 

Está na hora de conhecer o seu mercado e focar na Matriz de Ansoff!

Neste conteúdo acabamos de te explicar como fazer um planejamento de qualidade com a Matriz Ansoff, uma ferramenta que analise o mercado e os seus produtos ou serviços. 

Mesmo que, por vezes, não haja uma garantia para ter sucesso, é válido mergulhar de cabeças nas primeiras oportunidades que surgirem. 

Afinal, é possível unificar todas as estratégias citadas para encontrar diversas soluções para a sua empresa. 

Sendo assim, não importa qual seja o caminho, o que é válido é explorar o seu negócio para ter o sucesso que você tanto deseja.

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