Metodologia Scrum: saiba como administrar a sua indústria de maneira eficaz

with Nenhum comentário

A metodologia Scrum é perfeita para quem precisa desenvolver e gerenciar projetos com eficiência. Afinal, só quem busca formas de otimizar o seu trabalho consegue superar os principais desafios de produção impostos pelo mercado.

A fabricação de um produto leva tempo, pois é preciso se certificar de atender alguns requisitos, como prazos e custos, a fim de garantir sua qualidade.

Por isso, muitas empresas se viram obrigadas a desenvolver metodologias a fim de otimizar o seu trabalho, sem que fosse preciso deixar a competitividade de lado.

Uma delas é a metodologia Scrum ou ainda metodologia ágil, que te possibilita otimizar processos e fazer com que produtos sejam entregues com qualidade aos consumidores.

Se você quiser saber o que é scrum e como esse método pode ser o que faltava para a sua empresa alcançar o sucesso esperado, confira os próximos tópicos:

O que é Scrum? Saiba por que deve utilizar no seu negócio

Conhecido popularmente como metodologia ágil, o Scrum é considerado um framework utilizado para organizar e melhorar os resultados da equipe de um determinado projeto.

Em outras palavras, a metodologia Scrum pode ser classificada como uma ferramenta que estrutura demandas e todas as etapas de um projeto. 

Assim, com o método Scrum podem executar melhor as suas tarefas, que são planejadas estrategicamente para serem cumpridas dentro do prazo estipulado pelo gestor.

E graças a sua série de valores, práticas e princípios, qualquer tipo de negócio consegue ter uma base sólida a fim de melhorar o rendimento e a entrega dos resultados. 

Para um pleno entendimento da metodologia Scrum, vamos imaginar que o framework é uma indústria e as paredes dela. 

Os valores, as práticas e os princípios sustentam a estrutura da empresa que, caso sejam ignorados, podem desabar.

Mas ao adotar a metodologia ágil, você consegue personalizar a estrutura do Scrum e tem em mãos um processo que funcione para a sua indústria.

Quer saber como trazer mais assertividade para o seu negócio com o conceito de  que é Scrum? Então confira o próximo tópico.

Entenda como funciona a metodologia Scrum

Agora que você sabe o que é Scrum, está livre para entender como a metodologia Scrum funciona. 

E para começar, é necessário compreender que as práticas do método Scrum são divididas em três: papéis fundamentais, atividades básicas e documentos

Dentro dessas atividades, há conceitos que devem ser explicados corretamente para o pleno entendimento do método Scrum. Eles são: 

Product Owner

O Product Owner é o responsável por decidir os utilizados e as funcionalidades produzidas, bem como qual ordem deve ser tomada para que todo o trabalho seja feito. 

Considerado o ponto central da metodologia Scrum, ele também deve comunicar a todos os outros integrantes da equipe o que está sendo realmente feito pela equipe. 

E para que o Product Owner aja de modo a conseguir uma construção rápida de um projeto, ele precisa contar com o apoio do Scrum Master, sobre o qual falaremos a seguir.

Scrum Master

De modo geral, o Scrum Master é um dos responsáveis por inserir os valores, as práticas e os princípios da metodologia Scrum.

Como se fosse um coach, ele ajuda as lideranças executarem as suas ações para o bom desenvolvimento do projeto, sem deixar de respeitar as particularidades da indústria. 

Além disso, o Scrum Master é um facilitador, já que ele apoia a equipe na hora da resolução de problemas e sabe como fazer alterações dentro do método Scrum. 

Time Scrum

Dentro da metodologia Scrum, se reúne uma equipe de desenvolvimento com integrantes de diversas atividades, como programador, designer, arquiteto etc.

Compostas por 9 pessoas, no máximo, elas possuem todas as habilidades necessárias para a elaboração de um bom software para indústria. 

Tal versatilidade torna o time Scrum capaz de determinar as melhores formas para alcançar a meta estipulada pelo Product Owner. 

Product Backlog

Dentro da metodologia Scrum, o Product Backlog é conhecido como a lista de prioridades definida pelo Product Owner e toda a equipe de desenvolvimento. 

Nesse sentido, o Product Backlog deve ser organizado em sequência, dando destaque aos produtos de alto valor e, por último, aos de menor. 

Graças ao avanço dessa atividade, hoje já é possível deletar e inserir novos itens dentro do documento de Product Backlog, que normalmente é manuseado pelo Product Owner. 

Sprints

Grupo de pessoas de pé olhando post its no vidro com atividades da metodologia scrum.

No método Scrum, Sprints são os ciclos de desenvolvimento dos quais as atividades são concentradas. 

Dessa forma, cada sprint tem um início, meio e fim de acordo com o tipo de projeto elaborado pela equipe de desenvolvimento. 

Para tanto, os sprints são compostos pelas seguintes etapas dentro da metodologia Scrum:

  • Sprint Planning: aqui, o Product Owner, o Scrum Master e a equipe de desenvolvimento planejam juntos todo o ciclo, estabelecendo quais itens do Product Backlog devem ser priorizados para otimizar o sprint; 
  • Daily Scrum: a equipe de desenvolvimento deve fazer todos os dias uma reunião de 15 minutos, no máximo, para responder algumas perguntas relacionadas as tarefas anteriores e as do dia em questão para atingir a meta de todo o time, bem como se existem impedimentos para que um objetivo seja alcançado; 
  • Definition of Done (DoD): a definição de produto é um argumento utilizado para quando um produto foi concluído em um sprint. Também chamado de DoD, esse documento deve ser compartilhado com toda a equipe a fim de que todos saibam em qual etapa o produto está; 
  • Sprint Review: na metodologia Scrum, a revisão do Sprint tem como objetivo verificar a qualidade do produto. Normalmente, esse tipo de reunião é bastante informal, pois serve para motivar a equipe de desenvolvimento da indústria; 
  • Sprint Retrospective: aqui, o intuito é verificar as necessidades e adaptações que devem ser feitas durante o processo de produção. Não à toa, essa reunião é conhecida como Retrospectiva do Sprint, que dura cerca de três horas para definir o sprint de um mês, mais ou menos.

Em cada trabalho feito, algo de valor tangível deve ser criado para a total compreensão do consumidor ou usuário. 

É importante dizer que um sprint é a continuação de outro ciclo, do qual não deve possuir alterações.

Pratique agora os ensinamentos do método Scrum!

Neste conteúdo, você pôde conhecer as principais atividades utilizadas dentro da metodologia Scrum, que também é conhecida como metodologia Ágil. 

Com poucos passos, o método Scrum consegue fazer com que a sua equipe trabalhe de maneira mais assertiva, colocando seus esforços onde trará resultado de fato.

Assim, sabendo o que é Scrum, você dá à sua equipe de desenvolvimento o que ela tanto quer: eficiência.
Para saber como otimizar ainda mais a sua estratégia de vendas para ter resultados ainda melhores, confira nosso conteúdo sobre como superar objeções em vendas.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *