O que é back office e por que utilizá-lo na indústria

with Nenhum comentário

O que é back office? Muitos empreendedores não sabem, mas esse conceito pode se tornar fundamental para o aumento de lucratividade das suas indústrias, já que ele faz grande diferença na hora de mostrar aos concorrentes as suas soluções. 

Antes de mais nada, precisamos lhe fazer uma pergunta: como anda o desempenho interno da sua indústria? De mal a pior? Ou extremamente bom? 

Caso você não tenha uma resposta na ponta da língua, significa que você nem mesmo saiba dos problemas que a sua indústria está passando ou como os seus vendedores estão lidando com os clientes. 

A boa notícia é você pode começar a entender todo o processo da sua empresa a partir do momento em que você descobre o que é back office. E como somos provedores de excelentes soluções, resolvemos fazer um conteúdo especial sobre o tema para você. 

Acompanhe:

O que é back office?

Homem escrevendo em agenda e outro segurando tablete para pesquisar o que é back office.

Em tradução livre para o português, o termo back office, derivado do inglês, pode ser entendido como “por trás do escritório”. 

Ou seja, ele nada mais é do que uma série de atividades administrativas das quais acontecem sem que o consumidor saiba. 

Todo esse conjunto de atividades é realizado a fim de melhorar a experiência do comprador e fazer com que o resultado do produto seja o melhor possível. 

Sendo assim, quando você se questionar sobre back office o que é, saiba que todos os setores da sua indústria farão parte dele. 

Por exemplo, o departamento de recursos humanos está pronto para fazer uma gestão de pessoas excelente para o melhor desempenho dos vendedores. 

Bem como o pessoal de TI (Tecnologia da Informação), que resolve problemas relacionados ao contato digital que você poderá ter com os seus clientes. 

Portanto, vale dizer que todos os colaboradores que entendam de backoffice o que é, conseguem compreender também que são parte fundamental para o aprimoramento daqueles que estão em constante contato com o comprador. 

Para ficar mais claro o que é back office, conheça a importância que ele pode agregar para todo o time. 

Por que saber o que é back office é importante para a sua indústria?

Digamos que a sua indústria trabalha seguindo um roteiro específico, do qual todos os processos são claros e objetivos para gerar maior valor à sua marca. 

Isso significa dizer que, a partir do momento que algo começa a sair fora do eixo, um grande problema poderá surgir. 

Por esse motivo, quando você entende o conceito de backoffice o que é, fica muito mais simples compreender que os profissionais que integram essa área são capazes de identificar esses problemas, buscando rápidas soluções para eles. 

Quer um exemplo? Suponhamos que você tenha um e-commerce e, assim que o comprador faz a confirmação da aquisição de um produto da sua marca, é necessário agilidade para que muitos processos comecem a desenrolar dentro da indústria. 

Imagina se os colaboradores do departamento de estoque se esquecem de anotar a ausência do produto requisitado pelo consumidor? Não é bom nem pensar no problemão que isso pode causar. 

Afinal, são de erros muito pequenos que as grandes bolas de neve problemáticas começam a surgir. 

A boa notícia é que, quando você sabe back office o que é e como trabalhar com o potencial desses funcionários, a sua indústria se torna muito mais organizada. 

Além disso, há um maior índice de informação ordenada, impedindo que o script tenha falha dos atores em questão. 

Enfim, de maneira bem resumida, a importância de entender backoffice o que é não dar chance para que nenhum azar apareça! 

4 dicas para uma gestão de back office eficiente

Para que os benefícios do back office se tornem reais na sua empresa, resolvemos elaborar 4 dicas importantes para você descobrir de vez o que é back office!

É importante ressaltar que fazer a gestão dessas atividades não é algo tão simples quanto parece, afinal estamos falando de um setor que presta suporte para outros departamentos da sua indústria. 

E para você entender melhor backoffice o que é, conheça as melhores práticas do mercado: 

Dica 1: Elaboração do planejamento

O pilar para que o back office da sua indústria seja realmente eficaz é o planejamento, que traça todos os planos e ações para alcançar os objetivos desejados pela empresa. 

Dessa forma, com a elaboração essas estratégias, é possível captar quais atividades devem ser desenvolvidas e como cada colaborador contribui para o desempenho delas. 

Para tanto, a dica é elaborar um planejamento por ano, do qual tenha bem claro todas as metas e objetivos que vão de acordo com a cultura da indústria e sua realidade. 

Dica 2: Estabelecimento de metas e objetivos 

Mulher sorrindo em sala de reunião após organizar back office.

Como dissemos no subtópico acima, dentro do planejamento é preciso conter as metas e os objetivos da sua indústria. 

Isso porque essa tática te ajuda no momento de impulsionar os resultados da venda de produtos e serviços, ao mesmo tempo em que mensura o desempenho dos colaboradores de cada área.

E falando nos departamentos, cada um deve ter os objetivos estipulados de acordo com a sua realidade. 

Afinal, se você entende back office o que é, sabe que as atividades são executados de modo muito distinto umas das outras. 

Dica 3: Trabalhe os indicadores

Trabalhar com os indicadore é uma ótima maneira de otimizar o trabalho da equipe de back office.

Isso porque eles são vistos como termômetros que mostram se a sua indústria vai de mal a pior ou se ela está conseguindo alcançar os resultados desejados. 

Os mais comuns, dentro do conceito de o que é back office, são:

  • Produtividade; 
  • Absenteísmo;
  • Tturnover. 

Cada um deles possui um objetivo específico, mas tendem a mostrar e situar para toda a equipe como o trabalho deve ser feito. 

Dica 4: Acompanhe e tenha noção da demanda

Os objetivos só são alcançados se as ações estiverem bem estruturadas dentro do planejamento. 

E a melhor maneira de alcançar todos eles a curto, médio ou longo prazo é fazendo um estudo concreto do mercado de atuação. 

Isso significa que você deve extrair o máximo de dados e informações estratégicas possíveis, a fim de realizar todas as demandas que envolvem a participação de clientes. 

Ou seja, quando se fala em demanda, se fala também na compra de matérias-primas, contratação de mais colaboradores, aumento de desempenho, entre outros fatores fundamentais para o processo da indústria continuar. 

Para essa última dica, sugerimos a utilização de softwares que entendem backoffice o que é, que são extremamente úteis para o trabalho de projeção de cenários da indústria.

Agora você já sabe back office o que é!

Depois de saber o que é back office, é possível dizer que muitas atividades são contempladas dentro desta área.

Muito mais do que isso, você consegue entender como todos os departamentos que ficam “atrás do escritório” são importantes para melhorar o atendimento ao cliente. 

Por isso, a gestão de back office precisa contar com ferramentas de ponta, que auxiliem o desenvolvimento das atividades de toda a equipe, melhorando sempre o desempenho da indústria. 

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *