O que é pró labore e como fazer: Guia prático

with Nenhum comentário

Saber o que é pró labore ajuda qualquer empreendedor a iniciar uma indústria corretamente. Isso porque ela tem total relação com o salários dos sócios da companhia. 

O pró labore causa muita confusão para empreendedores que estão iniciando agora o seu negócio, já que alguns deles nem sequer sabem o real significado deste termo e como lidar com ele. 

E não dar a atenção necessária a ele pode causar alguns prejuízos para o seu empreendimento, bem como arriscar a carreira de todos os sócios da indústria. 

Quer saber mais sobre as obrigatoriedades da pró labore? Então saiba agora tudo sobre ela! 

Afinal, o que é pró labore?

Muitos falam a respeito, mas pouco sabem realmente o que é pró labore, termo derivado do latim que significa pelo trabalho

De maneira simplificada, o pró labore tem relação com a remuneração de sócios de acordo com as atividades administrativas de cada um deles. 

Para que isso ocorra, é preciso deixar bem claro no contrato social da empresa a figura do administrador, o qual pode ser constituída por mais de uma pessoa. 

Então a remuneração pró labore é o mesmo que salário? Na verdade não. 

Há muitas diferenças entre remuneração pró labore e salário, algo que muitas companhias não conseguem diferenciar ainda. 

E esse é um dos erros cometidos por vários empresários que buscam saber sobre o assunto na internet. 

Entenda melhor as características de cada um deles abaixo:

A diferença entre remuneração pró labore e salário 

Para começar, na remuneração pró labore não existem regras obrigatórias, como 13º salário, férias remuneradas, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. 

Isso porque todos esses benefícios são incluídos por opção do administrador, que deve realizar um acordo com a indústria para obtê-los. 

Além do mais, é importante ressaltar que alguns impostos incidem sobre a declaração desse valor, a depender do regime tributário da indústria. 

Pró labore como fazer?

Homem após pesquisar o que é pró labore fazendo anotações e cálculo sobre mesa.

Agora que você sabe o que é pró labore e qual a diferença desse termo para o salário, chegou a hora de descobrir como fazer. Para isso, veja alguns pontos indispensáveis que preparamos abaixo: 

Saiba definir o valor a ser pago

Como ressaltamos, o pró labore é muito diferente do salário e, justamente por esse motivo, não existe um valor mínimo ou máximo para ele. 

Sendo assim, para que você consiga estipular um valor, o recomendado é tentar se colocar na situação de quando você está empregando alguém para a sua indústria. 

Nesse sentido, faça a seguinte pergunta: quanto você pagaria para um administrador realizar os trabalhos da sua empresa?

Tendo uma resposta, você pode seguir também a tabela do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o qual pode ajudar a definir o piso e o teto. 

Isso porque, dentro da contabilidade, esse valor acaba sendo um registro de despesa operacional da indústria. 

Caso a sua empresa possua colaboradores, tente estipular um valor de retirada maior do que o dos funcionários, já que o governo pode utilizar tal critério como base para fazer a fiscalização.

Por fim, um outro bom motivo para você saber sobre esse assunto é para não atrapalhar a contabilidade do seu negócio. 

Além do mais, há alguns critérios que você pode desenvolver para saber definir o valor dele: 

  • Definindo as atividades que os sócios desempenham dentro da sua indústria; 
  • Fazendo uma pesquisa de mercado para descobrir a média salarial de um administrador; 
  • Estipulando o valor de acordo com a média salarial do mercado brasileiro;
  • Considerando pagar o valor estipulado mensalmente, como se fosse um salário; 
  • Formalizando o acordo para que ele tenha validade de acordo com os direitos trabalhistas. 

A respeito deste último critério, você pode começar criando cláusulas específicas dentro do contrato social da sua indústria, que podem ser registradas em uma Junta Comercial do Estado. 

Saiba realizar o pagamento do valor

Há um jeito fácil, rápido e seguro de realizar o pagamento da pró labore: por meio da conta corrente da empresa para a conta corrente de um dos sócios. 

Dessa forma, para que seja mais seguro, é necessário realizar somente uma transferência, tirando da conta a distribuição antecipada de todos os lucros para que nenhum problema seja gerado com o departamento de contabilidade. 

É necessário se lembrar que o objetivo do pagamento é remunerar o trabalho prestado para a sua indústria. 

Mesmo que a pessoa receba outros dividendos e a remuneração de uma função executada, você deve tratar os pagamentos de formas distintas. 

Sendo assim, tente efetuá-los separadamente, tornando mais simples para que a contabilidade faça as movimentações financeiras da empresa. 

Saiba fazer a declaração de pagamento

A declaração de pró labore também é bastante diferente do salário, pois não há o recebimento de holerite nesta modalidade. 

Assim, se o dono ou o sócio da indústria precisar comprovar alguma renda ou contribuição para o INSS, o profissional de contabilidade precisará emitir uma declaração específica para esta finalidade. 

Aprendeu o que é ? Então não deixe de aplicar na sua indústria! 

Graças a este conteúdo, agora você já sabe o que é pró labore e temos certeza que está pronto para aplicá-lo na sua indústria!

Para que o entendimento fixe na sua cabeça, por aqui falamos da necessidade de reconhecer essa modalidade e da importância de saber como fazer.

Além do mais, mostramos a melhor forma de realizar a declaração de pró labore para os sócios da sua indústria, levando em consideração a importância do profissional de contabilidade. 

Falando em contador, se você realmente quer ter uma remuneração adequada para sócios, contrate um profissional de excelência para realizar este serviço. 

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *