Planejamento orçamentário: como realizar de maneira eficiente?

with Nenhum comentário

Planejamento Orçamentário é uma etapa de extrema importância para uma gestão empresarial eficiente! Quer saber como controlar seu orçamento empresarial? Então confira aqui! 

Sendo o objetivo central de toda organização gerar lucros, sem um planejamento financeiro empresarial essa ação é dificultada e, a perda de dinheiro, é quase certa.

Por isso o planejamento orçamentário é tão importante! Como uma forma de contabilizar futuras despesas da empresa, essa ação é necessária para que tudo corra bem.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar sobre o orçamento empresarial, destacando as diferenças entre o lucro real e presumido para que a gestão do seu negócio seja feita de maneira eficiente. Confira!

Entenda o que é planejamento orçamentário

De modo geral, o planejamento orçamentário diz respeito às receitas, despesas, custos e investimentos que sua empresa tem em mente nos meses e anos seguintes. 

Ou seja, é uma espécie de contabilidade, mas que realiza o caminho contrário.

Como assim o caminho contrário?

Pois bem! Enquanto a contabilidade visa registrar todas as entradas e saídas financeiras, o planejamento de orçamentos pretende “antecipar” as ações.

Isso quer dizer que, esse planejamento financeiro empresarial visa preparar o seu negócio da melhor forma para todas as despesas futuras.

Esses planejamentos envolvem todos os futuros custos, investimentos, despesas e receitas que sua empresa terá!

Contudo, esse planejamento não pode ser confundido com um palpite ou algo do tipo!

Isso porque se trata de uma série de ações para chegar ao lucro real e presumido do seu negócio, se baseando em fatos e estatísticas para, assim, fazer previsões assertivas.

Para isso, existem diversas formas de fazer!

O planejamento financeiro empresarial ocorre com base em históricos dos outros anos e o auxílio de gestores que entendem do mercado. Isso nunca é feito por meio de adivinhação! 

Saiba a importância do planejamento orçamentário

Pessoas fazendo uma reunião e discutindo um planejamento orçamentário.

Para manter seu negócio saudável, o planejamento orçamentário é essencial!

Essa parte do planejamento financeiro empresarial demonstra visão e toda a projeção de números que sua empresa pode alcançar.

Para que você tenha em mente a importância disso, pense que se você tivesse que contratar os melhores profissionais do mercado e investir pesado em marketing, mas no fim, não conseguir lucrar, todo o esforço foi em vão.

Por isso, para que tudo isso seja possível e a empresa possua certas garantias (quando a estratégia é bem feita) é necessário realizar um planejamento orçamentário.

Dessa forma, o orçamento empresarial visa antecipar o futuro usando informações precisas e assertivas.

Um outro detalhe que torna o planejamento tão relevante é sua capacidade de oferecer dados e informações de apoio à tomada de decisão. 

Ou seja, sem ele a gestão de uma empresa trabalha no escuro e sem saber qual caminho precisa seguir! 

Conheça o essencial para um bom planejamento empresarial

Certo! Agora que sabemos bem o que é e como realizar esse planejamento do orçamento empresarial, é hora de entender como ele é feito.

De modo geral, para entender a projeção de lucro real e lucro presumido, é considerado o orçamento:

  • De custos de produção;
  • Com os gastos de pessoal;
  • Com as despesas operacionais;
  • Dos investimentos;
  • Planejamento de vendas;
  • Projeção da dedução das vendas.

É preciso ter em mente que cada empresa possui necessidades distintas.

Por isso, o planejamento orçamentário nunca será igual para nenhuma delas. Portanto, não existe uma regra mágica que se aplique a todas para que tudo sempre funcione corretamente.

Isso quer dizer que todos os itens listados anteriormente são importantes, porém, o que irá determinar qual é a prioridade em relação ao outro será qualquer necessidade de seu negócio.

Para realizar o orçamento empresarial você precisa entender bem como funciona o seu negócio, direcionando os esforços para os pontos corretos.

Por exemplo, caso sua empresa tenha os maiores gastos com salários e o pagamento dos colaboradores, é importante que você aproveite as oportunidades provenientes disso.

O que isso quer dizer?

Quer dizer que o planejamento orçamentário é uma forma de validar esses esforços, se são realmente totalmente necessários. 

Isso porque é importante buscar sempre o caminho mais viável possível!

Veja como fazer o planejamento orçamentário 

Uma pessoa analisando gráficos e fazendo cálculos, anotando os dados em um caderno.

Certo, mas agora que chegamos aqui, o que é necessário para começar o planejamento financeiro empresarial?

Antes de qualquer coisa, é ideal avaliar cuidadosamente o seu negócio e entender quais os elementos essenciais para ele. 

Como dito anteriormente, cada negócio possui necessidades diferentes dos outros, e como não existe uma fórmula mágica que seja padrão para apenas ser aplicada em todos os negócios, é indispensável fazer essa análise do seu negócio.

Ter metas e objetivos a alcançar com esse plano traçado é fundamental! 

Por exemplo: se a empresa gasta demais para desenvolver algum serviço, temos um dado relevante, sendo que a partir dele será iniciado o trabalho.

Dessa forma, o objetivo passará a ser a busca pela redução destes custos para impactar positivamente em outras áreas da empresa.

É preciso estabelecer os parâmetros que irão levar seu negócio adiante.

Depois disso, não tem muito segredo! Analise, documente tudo e trabalhe conferindo os resultados para que possa controlar toda a situação.

Agora é com você! Faça o planejamento da sua empresa! 

Como vimos ao longo deste conteúdo, o planejamento orçamentário possui pontos semelhantes ao setor de contabilidade nas empresas.

Contudo, o controle de custos, despesas e investimentos é feito, diferentemente da contabilidade, antes de acontecer.

Em outras palavras, essa ação visa antecipar e trazer a projeção do seu negócio para que possa determinar o direcionamento das suas estratégias de maneira assertiva.

Seguindo esses passos, seu negócio poderá ser melhor controlado e todas as chances de prejuízos, minimizadas ou eliminadas.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *