Podc: conheça as funções básicas da administração

with Nenhum comentário

Podc diz respeito aos pilares da administração de um negócio. Podc é: planejamento, organização, direção e controle! Se quer saber como realizar isso da melhor forma, então veio ao lugar certo! 

A administração de tarefas em uma empresa pode ser considerada a principal forma de alcançar seus objetivos de maneira eficiente.

Por isso, tendo em mente o podc e as 4 funções administrativas principais para um organização, é importante que o gestor conheça bem cada uma delas para assim direcionar seu negócio ao topo! 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar sobre podc, destacando os pontos mais importantes para a realização das tarefas com a maior eficiência possível. Confira! 

A visão de Henri Fayol e a gestão administrativa podc

Com o passar do tempo, foi atribuída a teoria clássica do engenheiro francês Jules Henri Faylol, que falava em seu livro sobre prever, organizar, comandar, coordenar e controlar o futuro de uma empresa.

Quando tinha 19 anos começou a trabalhar em uma campanha metalúrgica e carbonífera beirando a falência na época.

Com o passar do tempo, o engenheiro assumiu o cargo de direção, recuperando as finanças da empresa e levando a um novo patamar.

Após isso, fundou o centro de estudos administrativos e lançou o livro mencionado no parágrafo anterior.

Seus estudos revolucionaram a administração e sua abordagem clássica, mudando também a lógica de trabalho dentro das empresas.

Isso trouxe o pensamento conhecido como processo administrativo e os primeiros passos em direção ao podc. 

A partir daí a administração passou a ser reconhecida como uma profissão! 

Por isso, desse período em diante foi dito que administrar é basicamente o processo de tomar decisões.

Tomar as decisões incluem planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar, sendo cada uma dessas etapas referente a um processo isolado, mas quando em conjunto, formam as funções administrativas (podc). 

Com o passar dos anos e o surgimento de novas tecnologias, as formas de perceber os pilares da administração mudaram.

Isso porque as 4 funções administrativas (podc) mudam de acordo com cada organização e o modo como operam no mercado. 

Conheça as funções básicas do podc

Duas pessoas fazendo contas e anotando informações sobre o PODC.

Muito bem, tendo em mente o podc, que são as 4 funções administrativas e têm como objetivo trazer os melhores resultados para sua organização, algumas ações precisam ser tomadas.

Isso porque, para que o gerenciamento traga resultados e maximize as possibilidades de crescimento, os pilares da administração precisam estar de acordo com o direcionamento do seu negócio. 

Todos os gestores precisam desempenhar o papel mais importante diante dessas 4 funções básicas da gestão (podc).

Por isso, é fundamental que o gerenciamento siga o podc ao pé da letra!

Isso porque o conceito das 4 funções administrativas é bastante amplo, trazendo uma série de responsabilidades para que os resultados sejam alcançados! 

O podc pode ser descrito como: 

P = Planejamento

Entre os pilares da administração, o P se refere ao primeiro item do podc e se refere à definição dos objetivos e as formas para que sejam alcançados. 

Se trata de uma tarefa básica quando consideramos uma organização, sendo também uma maneira de antecipar dúvidas e probabilidades.

Por isso, é preciso realizar um processo consciente e organizado para que seja possível determinar os objetivos que a empresa pretende atingir, sendo o primeiro passo do podc.

O = Organização

A etapa de organização se refere à definição da construção estrutural empresarial.

Ou seja, é a fase de colocar em pauta todas as questões necessárias para que a empresa se sustente, envolvendo sua força de trabalho, equipamentos e sistemas envolvidos. 

Por isso, podemos separar cada um desses itens como:

Recursos

Uma mulher tomando café e folheando uma apostila.

Esses recursos dizem respeito tanto aos recursos humanos (colaboradores), quanto materiais (matérias-primas) necessárias para a execução de qualquer planejamento estipulado na etapa de organização. 

Operações

Se baseia na criação das atividades e tarefas a serem executadas conforme a definição de autoridade e responsabilidade de cada um dentro da empresa.

Por isso, a organização é considerada um instrumento de operacionalização do planejamento, que possibilita a transformação dos planos em objetivos concretos. 

Essa é a forma como a empresa coordena todos os seus recursos, sejam eles financeiros, humanos ou materiais.

D = Direção

O administrador de uma empresa é uma das pessoas mais influentes dentro da organização, pois é quem controla todo o podc. 

Ao aproveitar sua influência, o gestor de uma empresa faz com que seus colaboradores sigam de acordo com o planejado.

Esse pilar se refere a um processo interpessoal, que busca acionar os colaboradores e toda a organização por meio de motivação, instruções, liderança e coordenação dos trabalhos.

Essa direção é fundamental para as questões administrativas mais importantes, pois lida diretamente com as pessoas, sendo elas as maiores responsáveis pelo sucesso de toda empresa.

C = Controle

Essa etapa se refere à certificação de um plano que já havia sido executado. 

Ou seja, é a verificação constante para o caso alguma futura correção seja necessária ao longo das transações.

O objetivo do controle é verificar se os objetivos previamente estipulados foram ou não alcançados, mantendo assim, a essência de um controle administrativo e corretivo para ações preventivas. 

Entendendo as 4 funções administrativas (podc) você pode organizar melhor sua empresa! 

Como vimos ao longo deste conteúdo, o podc para a administração das empresas se sustenta em alguns pilares extremamente importantes para o funcionamento correto de tudo! 

Para você se lembrar, o podc se refere às 4 funções administrativas principais para sustentar sua empresa, sendo Planejamento, Organização, Direção e Controle.

O que torna alguém boa em administrar empresas é a compreensão de todas as necessidades da sua empresa, tendo em mente tanto as questões técnicas quanto a gestão de pessoas.

Se atentando à esses pontos, sua empresa estará no caminho certo para que possa crescer cada vez mais! 

Bons negócios.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *