Recuperação de crédito: saiba o que é e quais os seus benefícios

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Recuperação de crédito é um procedimento que busca reparar inadimplências. Esse procedimento possui algumas vantagens para as empresas e pessoas, e aqui vamos apresentar os dois.

Inadimplência é quando uma das duas partes envolvidas em uma negociação não cumpre com aquilo que foi previamente acordado.

No comércio, a inadimplência mais comum é vista diante do não pagamento de determinadas dívidas.

A recuperação de crédito, por sua vez, é o trabalho de restauração dessa inadimplência, visando reparar os prejuízos.

Existem várias formas para que esse processo seja feito, e é exatamente sobre isso que iremos falar em detalhes neste conteúdo exclusivo. Confira!

Entenda de uma vez por todas o que é recuperação de crédito

Antes de qualquer coisa é importante entender que aqui não falamos apenas sobre um tipo de cobrança.

Certamente, é essencial formar um relacionamento amigável com o consumidor endividado para que a reversão da inadimplência seja feita da melhor forma possível. 

Ao consumidor são oferecidas condições justas para que seja possível quitar suas contas. Assim como restituir a sua credibilidade no mercado.

Essa negociação é feita de forma extrajudicial!

Justamente por conter menos burocracias ela se torna prática, rápida e interessante para ambas as partes.  

Para esse serviço, as empresas especializadas devem efetuar as cobranças em nome de outras empresas ou pessoas físicas. 

Quando contratadas, as negociações precisam cuidar de dívidas específicas.

E ainda assim, independente da situação, a maneira como o cliente é abordado é uma das chaves para que se estabeleça um acordo bilateral bem-sucedido. 

Isso porque ninguém gosta de ser lembrado das suas dívidas de forma ríspida, não é mesmo? 

Esse tipo de cobrança pode criar um clima hostil e atrasar ainda mais a quitação do valor devido. Além de ferir as leis de amparo ao consumidor. 

Para evitar que os clientes deixem suas contas em aberto, tem urgência em resolver a questão. 

Terceirizar a cobrança por meio de uma empresa de conciliação financeira pode ser a saída mais inteligente.  

Quando se trata de uma empresa séria, a sua equipe deve ser capacitada e adotar metodologias éticas, íntegras e que respeitam o Código de Defesa do Consumidor.

Saiba a diferença entre recuperação de crédito e cobrança 

Uma pessoa verificando no celular a situação da recuperação de crédito com o cartão na mão.

De modo geral as duas se referem à abordagem que a empresa tem com você e o tipo de dívida a ser negociada.

Isso porque nos dois casos, as empresas entram em contato por mensagem, e-mail ou por ligações.

Contudo, para uma cobrança de pagamento, a empresa tem como objetivo apenas fazer com que você pague aquela pendência, que pode estar negativada ou não.

Por outro lado, no caso de recuperação de crédito, as empresas têm a preocupação de oferecer alternativas que possam ser uma oportunidade para você negociar o valor e quitar sua dívida. 

Certas pessoas detestam o contato das empresas de cartão de crédito corporativo e enxergam como um incômodo. 

Contudo, esse é um bom momento para você conseguir negociar suas pendências de uma forma que te favoreça para a conciliação financeira. 

Veja como funcionam as compras de dívidas

A recuperação de crédito é um processo de gestão administrativa e financeira.

Por isso, as empresas que trabalham com isso costumam comprar dívidas de bancos ou financeiras.

Dessa forma, as contas não pagas passam a ser cobradas por essas empresas. E, depois de negociar o pagamento, seu nome fica limpo, e você pode voltar ao mercado de cartão de crédito corporativo.

Em situações de ter uma dívida antiga, o banco prefere vender a dívida para uma empresa focada na conversão das inadimplências.

Dessa forma, todo o processo a partir dali é feito por empresas de conciliação financeira, responsáveis pela gestão administrativa e financeira dessas dívidas. 

No mesmo instante que a dívida é passada para a empresa de recuperação de crédito, o valor inicial não muda.

Contudo, as possibilidades de negociação sim, sendo uma vantagem para as empresas que irão receber, tanto quanto uma oportunidade para que o consumidor encerre sua dívida. 

Aprenda como a conciliação financeira funciona e aprenda como agir

Dois homens apertando as mãos com um notebook no fundo.

Os procedimentos são variados, e para que não seja um incômodo, a empresa de cartão de crédito corporativo precisa saber a melhor forma de iniciar a conciliação financeira. 

Isso porque para a recuperação de crédito, nem todas as pessoas estão igualmente dispostas, não é mesmo?

Imagine, uma empresa entrando em contato com você! Quais os passos seguintes?

Antes de qualquer coisa, caso não seja possível continuar em ligação, é importante que você informe qual é o melhor horário para que o atendente entre em contato com você novamente.

Dê preferência para um horário que estiver em casa, pois como se trata de uma negociação, é ideal que a conversa seja conduzida de maneira tranquila! 

Além disso, escute a proposta.

Dessa forma é possível avaliar corretamente se é uma vantagem ou não para que possa encerrar suas dívidas com aquela empresa. 

Quando alguém entra em contato com você visando a solução de uma inadimplência, saiba que esse é a hora de negociar! 

Depois disso, inclua no seu planejamento o novo acordo e garanta que você vai conseguir cumprir.

Isso porque após aceitar o novo acordo será necessário mantê-lo até o final.

Aproveite os benefícios do serviço de recuperação

Como vimos ao longo deste conteúdo, a conciliação financeira, seja para as empresas de cartão de crédito corporativo ou outras formas de crédito, apresentam diversas vantagens.

Mais que uma cobrança, esse procedimento tem como principal objetivo iniciar um contato de maneira amigável e solucionar alguma inadimplência que você possa ter.

Essas empresas possuem certos procedimentos, e ao se deparar com esse serviço, a postura ideal é de ouvir e estar disposto a negociar para que seja um bom negócio para ambos.

Dessa forma, a gestão administrativa e financeira da empresa pode solucionar suas inadimplências e, o consumidor, encerrar suas dívidas antigas.

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