Scrum: entenda o que é e como irá beneficiar o seu negócio

with Nenhum comentário

Scrum o que é e a sua definição são questões que estão ligadas à gestão do tempo e otimização dos processos. Se quer saber como melhorar a gestão de resultados da sua empresa, veio ao lugar certo! 

Processos demorados e burocráticos são simplesmente imprevisíveis, e podem em muitos aspectos prejudicarem o funcionamento das empresas.

Por isso, para uma gestão de projetos eficiente, a metodologia scrum é algo cada vez mais popular e, quando corretamente aplicado, melhora os resultados para os seus clientes.

Considerando isso, preparamos este conteúdo para falar sobre a metodologia scrum e analisar como sua utilização beneficia a gestão de tempo. Confira!

Scrum o que é? Entenda essa metodologia! 

De maneira geral, para entender o scrum o que é devemos pensar em sua intenção quando foi desenvolvido.

Criada por Jeff Sutherland e Ken Schwaber, a metodologia scrum se trata de um framework que permite a criação e construção de projetos.

No começo, seu desenvolvimento foi pensando na indústria e tecnologia, disponibilizando ferramentas para que softwares fossem desenvolvidos.

Contudo, scrum o que é não se limita a isso!

Se baseando na praticidade na gestão do tempo, a metodologia scrum busca agilidade para o desenvolvimento de qualquer produto, auxiliando na gestão de resultados para todos os projetos.

Fora isso, scrum o que é parte de um modo de agir bem diferente do tradicional para a construção e entrega dos produtos.

De maneira geral, a metodologia scrum é mais usada para projetos complexos, uma vez que sua utilização facilitará quando o serviço estiver completo.

Saiba o que é framework

Três pessoas analisando dados e levantando Scrum o que é para determinar a gestão de resultado a empresa.

Um framework é, basicamente, um template com várias ferramentas para ajudar o programador a criar um fluxo no seu projeto.

Exatamente por isso, scrum o que é uma forma de melhorar a gestão do tempo e gestão de resultados dos projetos.

Com diversos parâmetros e funções, o framework melhora e facilita a resolução dos problemas de maneira eficiente e personalizada.

Por isso, scrum o que é traz um aumento da produtividade de qualquer desenvolvedor!

Veja quais são as funções do scrum

Scrum o que é, de modo direto, é uma metodologia que visa facilitar e agilizar os processos de gestão.

Contudo, para entender a composição de uma equipe de scrum, podemos destacar:

Product Owner 

Esse é o ponto central das lideranças sobre os produtos. 

O Product Owner se trata do único responsável por tomar as decisões a respeito dos recursos e funcionalidades que determinarão a ordem de construção dos objetos.

Ou seja, é responsabilidade dele manter e equilibrar, clareando a visão de todos os envolvidos no projeto.

Isso porque, de modo geral, ele é o responsável pelo sucesso global da solução.

ScrumMaster 

Esse é o responsável por ligar todos os envolvidos no projeto aos princípios e valores do scrum o que é.

Podemos dizer que ele age como um “coach”, liderando os processos e ajudando a equipe com sua organização e a própria abordagem da metodologia scrum.

Claro, o respeito com as particularidades da organização é indispensável! Contudo, para que tenha uma performance melhor o Scrum master funciona como uma espécie de facilitador.

Ele também é responsável por proteger a equipe contra interferências externas e assume um papel de liderança na remoção de impedimentos que podem atrapalhar a produtividade.

Normalmente, o ScrumMaster não tem autoridade para exercer o controle sobre a equipe, de modo que este papel não seja o mesmo que o papel tradicional do Gerente de Projeto ou Gerente de Desenvolvimento.

Isso porque o ScrumMaster age como um líder, não como um gerente! 

Time Scrum

Para o desenvolvimento de um software, diversos trabalhos recebem essa atribuição.

Podemos destacar o programador, administrador de banco de dados, designer e etc. Todos são importantes para a metodologia scrum o que é.

No Scrum é definido o papel do Time de Desenvolvimento, que é a junção de todas essas pessoas em uma equipe responsável por construir e testar o produto.

A ideia central é que a equipe de desenvolvimento se organize para determinar a melhor maneira de realizar o trabalho para atingir a meta estabelecida pelo Product Owner.

Em geral, o time de desenvolvimento possui entre 5 a 9 pessoas, sendo que seus membros precisam ter coletivamente todas as habilidades necessárias para produzir, com qualidade, um software funcionando.

Aprenda os benefícios do scrum

Scrum o que é facilita o planejamento até mesmo de projetos mais complexos que, em muitas situações, demoram bem mais que o necessário.

Isso porque com essa metodologia o trabalho começa mais rápido, descartando a necessidade de documentar todos os passos do processo e planejamentos complexos que levam muito mais tempo que o necessário.

No scrum o que é, começar a trabalhar no projeto é bem mais rápido, sem que ocorra perda de tempo. 

Ou seja, os custos são reduzidos e a produtividade apenas aumenta. Fora isso, as etapas acontecem de pouco em pouco, havendo total participação do cliente. 

Outro ponto de destaque são as reuniões propostas pelo scrum o que é!

Esses momentos proporcionam transparência no planejamento, assim como o engajamento de toda a equipe e a visualização de falhas de forma muito mais rápida. 

Isso porque cada membro da equipe é incentivado a melhorar e avançar, respondendo na reunião diária as perguntas: o que fiz desde ontem em direção à meta? O que estou planejando fazer até amanhã em direção? Existe algo me impedindo de atingir meta?  

Aprenda como utilizar scrum

Três pessoas numa reunião com notebook.

Agora que você já sabe scrum o que é e os cargos e métodos que o envolvem, é hora de entender como deve ser aplicado.

Para isso, é importante designar os cargos da seguinte forma: 

Delegar os cargos

Primeiro, você precisa determinar quais serão os funcionários que serão responsáveis pelas funções de Product Owner e Scrum Master, pois são os cargos determinantes do processo.   

Primeiro contato

Com isso, deve ser feita uma reunião inicial com o cliente para conhecer mais sobre a demanda do produto. 

Todos os detalhes que forem possíveis devem ser reunidos, mas não há problemas se houverem alterações ao longo do processo. Esse contato é responsabilidade do Product Owner.   

Lista de prioridades 

Depois da reunião inicial, é hora de estabelecer os detalhes mais importantes se baseando nas vontades do cliente.

Por isso, deve ser passado a equipe através do Backlog do produto, as prioridades do processo.   

Planejamento

Tendo em mente as prioridades para desenvolver o produto, é hora de planejar e iniciar as atividades a serem realizadas.

Por isso, para essa atividade é indicado dividir o planejamento em tarefas menores e em tempos mais curtos.   

Quadro de visibilidade

Elabore um quadro com as divisões do que foi, está e será feito! Para isso, é uma boa usar post-its, assim você pode movê-los quando realizar as atividades.   

Efetuando as tarefas

Após dar os primeiros passos, é possível começar a desenvolver as atividades, pensando sempre em uma equipe que trabalha muito em conjunto e realizando reuniões diárias.

Sobre Scrum o que é e como funciona, já entendeu tudo? Agora é com você!

Como vimos ao longo deste conteúdo, scrum o que é tem como objetivo explorar ao máximo seu objetivo inicial. 

Ou seja, se trata de uma nova forma de trabalhar, pensar, criar e planejar, sendo isso aplicável em todas as áreas de atuação.

Por isso, se tornar um profissional qualificado nessa metodologia é muito interessante e importante, pois encontramos aplicações de profissionais qualificados em Scrum nas mais diversas profissões.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *