Valuation: o que é e como calcular o da sua indústria

with Nenhum comentário

Valuation é um cálculo que determina o valor que um investidor poderia oferecer para a sua marca. Saiba quanto ela vale e não pare de ver o seu negócio crescer um minuto sequer. 

Você saberia nos dizer quanto um investidor ofereceria pela sua indústria? Saber a resposta para essa pergunta é o mesmo que reconhecer valuation o que é, que mostra o valor da sua marca para que ela continue crescendo ou não, diante da concorrência. 

Apesar de estar quase sempre relacionado com finanças, o valuation represente uma percepção de mercado, da qual os seus cálculo só surtirão determinado efeito se você souber realmente com o que a sua empresa trabalha. 

Sendo assim, para que você consiga descobrir como calcular o valor de uma empresa, sente e estude o seu mercado de atuação e mostre para aquele investidor do que você é capaz

Valuation o que é?

Homem fazendo anotações em caderno e usando calculadora para descobrir o valuation do seu negócio.

O termo em inglês valuation representa um processo do qual uma empresa é avaliada no intuito de descobrir o valor dela. 

Para que você não fique perdido em como saber o valor de uma empresa, vamos ao seguinte exemplo: 

Imaginemos que a sua indústria é um barco e que você o está remando em alto mar por conta própria. 

No começo, você percebe que consegue encarar o oceano sozinho, mas depois chega um momento que é necessário de mais braços para direcionar o seu negócio no rumo certo. 

Então, você chama um marinheiro que, aqui, podemos dizer que é algum novo sócio da sua indústria. 

A partir do momento em que vocês começam a remar juntos, o barco toma rumo, levando-os a direções inimagináveis, que jamais seriam alcançadas caso você estivesse fazendo isso sozinho. 

E quando você nota que essa parceria pode ser duradoura, a sua indústria se torna gigantesca e um bom relacionamento se inicia. 

Porém, chega um momento em que ambos se questionam a respeito do investimento e a participação de cada um na construção do navio, surgindo uma pergunta relevante: quanto vale a nossa indústria?

Acreditamos que não é nem preciso dizer que a resposta para ela não se encontra em opiniões vagas, não é mesmo? 

Por esse motivo, você precisa saber mais a fundo sobre valuation o que é e como avaliar o valor de uma empresa.

Isso porque essa ciência se baseia em fundamentos matemáticos para que a sua indústria comece a registrar os rendimentos desejados. 

Quer desbravar todos os cantos do mundo com o seu barco? Então saiba mais a respeito do valuation no próximo tópico!

Por que é importante realizar o valuation da sua indústria?

Quando você pensa em saltar para mais um degrau na escada do sucesso, é necessário avaliar se as propostas oferecidas competem com o valuation da sua indústria. 

Em outras palavras, você deve avaliar todos os novos passos do seu negócio para atrair mais investidores, analisando cada proposta cautelosamente. 

E sabendo valuation o que é, isso é possível, pois esta análise permite que você consiga tomar decisões mais estratégias que aumentam o valor da sua marca. 

Com isso, você se torna capaz de, principalmente, identificar as falhas presentes no negócio, compreender o comportamento da sua marca diante da concorrência e quais os melhores cenários para você investir. 

Além do mais, quando você sabe como avaliar o valor de uma empresa, se torna muito mais simples alinhar todas as suas expectativas com os objetivos dela. 

Para que você entenda quais são os melhores métodos de valuation para o seu segmento de atuação e como eles podem te ajudar a não perder excelentes oportunidades, sugerimos que você siga para o próximo tópico. 

3 métodos de valuation

Mulher digitando valores em tabela para calcular o valuation da empresa.

A parte prática inclui 3 métodos para você descobrir como avaliar o valor de uma empresa. Eles são: 

Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

O método Fluxo de Caixa Descontado, também conhecido como FCD, garante a mensuração da sua empresa de acordo com os benefícios futuros que ela irá gerar. 

Essa métrica é considerada uma das mais completas, já que consegue retratar o real valor dos seus negócios. 

Além disso, o FCD é capaz de prever o ambiente que impactará o crescimento das receitas da sua indústria, como os consumidores, a concorrência, a modernização, entre outros fatores. 

Tal método leva em consideração também outro ponto muito interessante, que é a consideração do risco de acordo com o setor que a sua indústria está inserida, tendo como base o capital dela. 

Múltiplos de mercado

O segundo método de valuation que vamos mencionar é o múltiplos de mercado do qual consiste em avaliar os indicadores das indústrias que fazem parte do mesmo setor que o seu. 

Isso ajuda você a comparar e a melhorar as suas pesquisas em como saber o valor de uma empresa. 

Geralmente, o EBTIDA ou o lucro, são utilizados por empresas que estão em diferentes níveis de atuação e possuem lucratividades diferentes. 

Apesar de ser muito eficaz, esse método possui algumas falhas, como não considerar os ativos intangíveis da marca, por exemplo. 

Além disso, desconsidera o momento em que a empresa se encontra, dificultando o encontro de outras marcas do mesmo segmento. 

Porém, o múltiplos de mercado é indicado para aliar as suas técnicas com o método FCD, já que eles se tornam ótimas métricas para encontrar os fluxos de caixa descontados. 

Valor Patrimonial

O último método para que você descubra como saber o valor de uma empresa é o Valor Patrimonial. 

Esta métrica consiste na avaliação do patrimônio líquido para que o valor seja realmente alcançado. 

Aqui, todos os ativos circulantes devem ser somados, como os valores que você tem a receber dos clientes, as despesas, o caixa, entre outros. 

Além dos circulantes, os não circulantes também devem entrar neste cálculo, como os imóveis, o estoque, equipamentos etc. 

Por fim, é preciso subtrair todas as dívidas que estão presentes no passivo circulante e não circulante da sua indústria, que dizem respeito a obrigações trabalhistas, fornecedores, entre outras. 

Como calcular o valuation da sua indústria?

Agora que você sabe valuation o que é, fica mais fácil apresentar o cálculo que mede o valor de mercado da sua indústria. 

Para isso, normalmente é utilizado o método de fluxo de caixa descontado (FDC). Veja só:

1º passo: Projete o fluxo de caixa 

O primeiro passo para você ter de como saber o valor de uma empresa é projetando o fluxo de caixa do negócio nos próximos 5 ou 10 anos.

Essa estimativa é baseada de acordo com a estabilidade da empresa, mais precisamente do mercado do qual se encontra. 

Por exemplo, se você tiver uma grande indústria que esteja dentro de um setor com poucas mudanças (como petróleo), os fluxos de caixa acabam se tornando mais confiáveis. 

Mas caso você seja dono de uma pequena indústria, que esteja presente em um mercado amplo e dinâmico, as projeções acabam sendo mais imprecisas. 

Para que você consiga projetar o fluxo de caixa da sua marca, é necessário ter uma planilha valuation, da qual devem ser anotadas todas as receitas e taxas de crescimento anual dos anos anteriores. 

Após esse trabalho, outras despesas devem ser projetadas, como as fixas (aluguel, salário dos colaboradores etc.) e as variáveis (reforma, treinamentos, entre outras). 

2º passo: Defina a taxa de desconto 

Dentro do universo valuation, a taxa de desconto é o tema que mais gera discussão, uma vez que ela leva a desvalorização dos fluxos financeiros por causa da sua incerteza. 

Além disso, a taxa de desconto ilustra muito bem o custo de oportunidade da operação que, nada mais é, do que a perda do investidor. 

Assim, é possível definir que a taxa de desconto deve estar acima da taxa básica da economia no Brasil, representada pela taxa SELIC.

Normalmente, muitos empreendimentos utilizam o rendimento médio das empresas na Bovespa, se tornando uma taxa de desconto.  

3º passo: Descontando os Fluxos de Caixa Futuros

A fórmula para realizar os descontos de fluxo de caixa fica assim: 

DCF = [FC1 / (1+r)1] + [FC2 / (1+r)2] + … + [FC10 / (1+r)10], onde r é a taxa de desconto.

Calculando a Perpetuidade e Trazendo a Valor Presente

Chegado a determinado mês, a sua indústria não vai parar de dar lucros, porém o seu crescimento apresentará uma constância. 

Assim, podemos dizer que esta fórmula será realizada com base no valor do fluxo de caixa por ano dividido pela taxa de desconto.

Saiba o valor da sua indústria!

A técnica valuation é fundamental para qualquer empreendimento analisar o seu valor dentro do mercado de atuação e para ter sucesso a longo prazo. 

Isso porque ela reconhece oportunidades que o setor oferece, evitando que a sua indústria acaba se tornando cara e tendo um rico muito elevado de insucesso. 

Por isso, podemos considerar o valuation como uma grande ferramenta de ajuda para você deixar de cair em armadilhas perigosas e que comprometem o seu crescimento.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *