Vantagem competitiva: entenda o que é e descubra a da sua empresa

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Quando você descobrir, aumentará a potência da sua empresa! Vantagem competitiva é o conceito que você precisa conhecer e usar a favor do seu negócio.

Se a empresa não consegue assumir uma posição satisfatória, com certeza está faltando vantagem competitiva!

Certamente não está havendo capacidade de neutralizar ou diminuir a ação da concorrência, por meio de alguma estratégia competitiva.

Caso você tenha se identificado com essa análise, chegou o momento de aprender e identificar algo muito melhor: quais a forças competitivas da sua empresa?

Então acompanhe este conteúdo e descubra, através de nossas dicas!

Entenda melhor o que é vantagem competitiva

Cada empresa precisa ter a sua, e com certeza não deve ser algo comum, ou facilmente superável.

Isso porque para entender melhor o conceito de vantagem competitiva, entenda que não pode ser, por exemplo, apenas uma eficiência operacional.

Já que se trata de uma característica buscada por muitas empresas, isso significa que facilmente pode ser superada. 

Sendo assim, essa vantagem precisa se basear mais fortemente na criação de valor para os clientes, que não seja facilmente imitável!

Mas, por que é interessante identificar ou criar essa característica para a empresa? Descubra no próximo tópico.

Por que descobrir a vantagem competitiva do seu negócio

Os benefícios de descobrir as forças competitivas do próprio negócio, a partir de uma análise e utilizando uma determinada estratégia são importantíssimas inúmeros.

Primeiramente, basta considerar que a vantagem será o diferencial oferecido por sua empresa aos clientes, o que vai destacá-la da concorrência, obtendo resultados mais atrativos.

Ainda colocamos na conta a geração de valor ao público, permitindo também mais conhecimento sobre o mercado e a própria empresa.

Como identificar as forças competitivas do seu negócio

Quatro pessoas conversando e analisando um papel à respeito da vantagem competitiva.

Que tal um pouco de teoria para chegarmos à prática? Vamos nos basear na autoridade em vantagem e estratégia competitiva: Michael Porter.

De acordo com a visão de Porter, que é doutor em economia pela Harvard e consultor mundialmente famoso em estratégia, a identificação pode ocorrer a partir das 5 Forças de Porter.

1.      Rivalidade entre concorrentes

Não importa o segmento, a concorrência sempre será grande e se diferenciar tornou-se uma necessidade, já que o mercado está sempre se expandindo para não fechar as portas.

2.      Poder de negociação dos clientes

Aqui se encaixa aquela máxima “o cliente tem sempre razão”. É ele quem diz o nível de qualidade, forma de pagamento e atenção que quer, por ter total poder até fechar a compra.

3.      Poder de negociação dos fornecedores

Considere o papel dos fornecedores de insumos e matérias-primas, e a referente negociação que serve de base para muitos critérios internos ao negócio.

4.      Ameaça de entrada de novos concorrentes

Entre as forças competitivas, segundo Porter, estão o medo constante da entrada de novos concorrentes para o mercado. O jogo pode virar, e uma empresa pode perder destaque por outra

5.      Ameaças de produtos substitutos

Outra ameaça constante é o lançamento de novos produtos, ao qual o mercado está sempre sujeito ao fracasso, principalmente se estivermos falando de tecnologia, por exemplo.

Já sabe qual é a sua?

Bom, você já teve um bom contato com a teoria, inclusive de uma das autoridades sobre vantagem e estratégia competitiva.

Agora chegou o momento de fazermos uma análise competitiva. Você já se questionou sobre a vantagem do seu negócio ou já sabe qual é?

Então veja alguns pontos que podem ser observados, e faça sua própria análise competitiva. Lembre-se que sua empresa pode ter várias ou nenhuma das vantagens a seguir. Inspire-se e encontre a sua.

Localização da empresa

Estar bem localizado significa ter mais público, então, ter sua empresa bem localizada é uma vantagem competitiva sim! Shoppings e centros comerciais são ótimos exemplos de uma boa localização.

Portanto, numa análise competitiva, avalie se sua empresa está bem instalada, considerando o acesso e a passagem das pessoas pelo local.

Design e Logomarca

Uma mulher com um tablet na mão sorrindo.

Sabe aquela letra “M” amarela do McDonalds, ou a maçã da Apple? Esses símbolos de tão vontade de consumir ou ao menos te lembram a marca de cara, certo?

Pois, este é o tipo de característica que coloca algumas marcas à frente de outras: seu próprio layout já é impactante.

Valor final do produto/serviço

Nem todos os clientes levam isso exclusivamente em conta, mas o valor final ainda é um determinante para muitos que decidem fazer uma compra ou contratação.

Sendo assim, dependendo do nicho, também pode ser uma vantagem dentro do mercado: oferecer um produto/serviço de qualidade a um valor menor.

Qualidade no atendimento e no produto/serviço

E, por falar em qualidade, aqui está outro grande requisito para se ter vantagem no mercado: os clientes querem ser bem atendidos, bem tratados, como se fossem únicos!

Por isso, além de um bom produto, sua empresa deve encantar seus clientes com um bom atendimento, dando a devida atenção que o público espera.

Exemplo de vantagem competitiva

Agora que passamos por uma análise competitiva, e você teve contato com cada estratégia que poderá identificar em sua empresa, que tal um exemplo?

Dessa forma, imagine um pequeno salão de beleza, que oferece serviços especiais como bebidas e atividades de entretenimento, além de ter uma agenda ociosa sempre pronta a atender.

Mas observe que essas vantagens  devem ser percebidas pelo próprio cliente. E, para chegar a esse nível, a empresa precisou partir das necessidades do cliente, por meio de soluções que o agradassem.

Portanto, o cliente dificilmente tem uma boa ideia sobre o que precisa, mas sempre tem um problema que pode ser resolvido com uma boa ideia. Aí entram suas forças competitivas.

Use este guia a seu favor e encontre sua vantagem competitiva!

Trouxemos esse grande pontapé inicial para que você descobrisse o que é e a importância da vantagem competitiva para o seu negócio.

Primeiramente, entendemos o conceito, e te mostramos porque descobrir essa característica, além de como identificar as forças competitivas da sua empresa.

Também pontuamos algumas possíveis vantagens a serem identificadas, trazendo um exemplo prático.

Então agora é com você: o que pode ser feito por sua empresa para que ela se diferencie, esteja à frente do mercado?

Ou seja, coloque em prática suas melhores ideias, e atinja um posicionamento forte e diferenciado para seu público!

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