Marketing e vendas: como integrar para fazer sua empresa lucrar

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Marketing e vendas devem sempre andar lado a lado. Caso você não coloque os dois times para trabalhar focados nas mesmas ações, as chances de você perder clientes é muito maior.

As estratégias de marketing e vendas são coisas muito diferentes, mas que precisam sempre estar juntas para que o resultado de um negócio seja realmente efetivo. 

Por isso, escolher ações para divulgar os produtos e serviços da sua marca, além de alcançar novos clientes é o primeiro passo para integrar esses dois departamentos.

Por sorte, você encontra tudo isso e mais um pouco neste conteúdo. Não perca!

Afinal, o que é marketing e vendas?

Há muitas perguntas sobre marketing que precisam de uma resposta. E um desses questionamentos é: qual a missão desta metodologia para o negócio?

De maneira bem sucinta, o marketing é a ajuda que uma empresa precisa para ganhar dinheiro na crise, assim como atingir todos os objetivos necessários. 

Ou seja, se o seu intuito é aumentar as vendas dos produtos e serviços da sua marca, use o marketing. Ou se você pretende aumentar a sua cartela de leads, usufrua do marketing também. 

Até porque todo o trabalho de marketing não depende de um único profissional, mas de toda a corporação, que aprende a executar as vendas da marca para se adequar à indústria 4.0 marketing. 

Portanto, o marketing é muito mais do que planejar e executar ação de divulgação para colocar a marca da sua empresa entre as maiores do mercado, como também um auxiliador das vendas dos produtos e serviços. 

Afinal, o hábito dos consumidores mudou muito de uns tempos para cá, o que significa que todas as corporações precisam se inovar para fazer parte da indústria 4.0 marketing. 

Agora, as pessoas pesquisam antes de comprar um produto ou fechar um serviço. Por esse motivo, alinhar as equipes para potencializar os resultados é algo indispensável para qualquer negócio. 

No entanto, em muitas organizações os departamentos de marketing e vendas não caminham lado a lado, pois cada um se centra em um objetivo diferente, quando na verdade deveriam focar em apenas uma estratégia. 

Tal fato resultado em perda de clientes, rebaixamento de vendas e indisposição dos funcionários. E nós sabemos que isso é algo que você não deseja. 

Sendo assim, quer saber como fazer uma empresa crescer com marketing e vendas? Então siga para o próximo tópico!

Qual a importância de unir marketing e vendas?

Grupo de pessoas reunidas em frente a um flipchart para planejar ações de marketing e vendas.

Como você pôde perceber, marketing e vendas não podem viver longe um do outro. Até porque um time garante a sequência do trabalho do outro. 

Por isso, diversas vantagens podem motivar você a procurar e saber como fazer uma empresa crescer com marketing e vendas. As principais são:

  1. Economia dos recursos: quando o marketing e vendas está bem alinhado, significa que a sua empresa está prestes a se tornar uma indústria 4.0 marketing, a qual garante a otimização de tempo dos funcionários, que estarão treinados para abordar todos os seus clientes; 
  2. Melhor relacionamento com o cliente: os leads que passam a chegar na sua empresa são mais qualificados. Isso porque o marketing repassa pessoas que foram nutridas pelos seus conteúdos e estão quase prontas para fechar um negócio com você para o time de vendas; 
  3. Comunicação integrada: quando a união do marketing e vendas é feita, os funcionários acabam interagindo uns com os outros, criando um ambiente de trabalho sustentável, o qual pode surgir diversas ideias de ações para captar novos clientes facilmente. 

Estratégias de marketing e vendas

Bom, o próximo passo para você saber como fazer uma empresa crescer tanto com o marketing quanto com as vendas, é conhecer estratégias eficazes para melhores resultados. 

Sendo assim, confira as melhores estratégias de marketing e vendas: 

Captação de Leads

Você se lembra o que são leads? Caso não faça ideia do seja, vai aí uma breve explicação: leads são os potenciais clientes do seu negócio. Ou seja, são pessoas que demonstraram interesse pelos produtos e serviços da sua empresa

Esses indivíduos precisam estar no radar do seu empreendimento e, por sorte, o marketing consegue atraí-los organicamente, sem que você gaste um centavo. 

Até porque o marketing consegue os dados das pessoas que fazem download de algum material do blog ou site da sua empresa. 

Mas para que você consiga fazer uma captação de leads eficiente, levar em conta estratégias de comunicação ON e OFF pode ser algo interessante. 

Entre elas, podemos citar: 

  • SEO;
  • Marketing de Conteúdos;
  • Publicidade em vias públicas;
  • Links patrocinados;
  • Propagandas em rádio e TV.

Nutrição de leads e relacionamento

Após captar novos leads para o seu negócio, outras perguntas sobre marketing começam a surgir: como fazer a nutrição de leads e manter um bom relacionamento com eles?

Ter uma equipe especializada em marketing faz toda a diferença na hora de nutrir leads. 

Afinal, é esse departamento que vai educar um potencial cliente com conhecimento útil até que o mesmo cogite comprar o que você tem a oferecer. 

Assim começa um relacionamento, e é assim que mantêm o bom contato com todas essas pessoas. 

Porém, o marketing não quer apenas ganhar dinheiro na crise, mas sim construir uma boa relação entre a empresa e o cliente. 

Negociação

Grupo de pessoas reunidos em frente a uma mesa de reunião discutindo sobre como aplicar estratégias de marketing e vendas.

Mais do que entender como fazer uma empresa crescer, é preciso compreender como o marketing realiza uma negociação com os potenciais clientes. 

Para isso, é necessário levar em conta o preço e a oferta dos produtos e serviços divulgados e que sejam acessíveis a todos os compradores. 

Tendo isso em mente, para se tornar parte da indústria 4.0 marketing, o vendedor deve mostrar o valor dos produtos e serviços para o cliente na hora da negociação, sem se esquecer de persuadi-lo o tempo todo. 

Ações de promoção

É preciso deixar bem claro que, quando falamos em promoção, não estamos querendo dizer sobre descontos de produtos e serviços. 

Aqui, a estratégia é elaborar ações de divulgação, a fim de tornar aquilo que você tem a oferecer conhecido por todo o mercado.

Desse modo, é necessário ter criatividade para conseguir ganhar dinheiro na crise e em todos os momentos. 

Pós-venda

Muitos empreendedores acham que a relação com os clientes acaba depois que o mesmo efetua a compra de um produto ou fechar algum serviço. 

Essas pessoas podem cometer um grande erro pensando desse modo, dificultando o negócio de ganhar dinheiro na crise e se tornar uma indústria 4.0 marketing. 

Por isso, quando fazem perguntas sobre marketing e vendas e as suas principais estratégias, é preciso se lembrar que o pós-venda é extremamente importante. 

Afinal, por meio das ações de pós-venda é que uma marca consegue encantar e fidelizar um público, fazendo com que outras pessoas sejam alcançadas rapidamente. 

Agora você já pode fazer o alinhamento, então mãos à obra

Neste conteúdo você aprendeu a importância de unir os departamento de marketing e vendas.

Conheceu como fazer uma empresa crescer e as estratégias que fazem você ganhar dinheiro na crise.

Agora, para que as ações sejam realmente efetivas, você precisa sentar e mensurar todos os objetivos que deseja alcançar, assim como conhecer o seu público-alvo. 

Desse modo, fica mais fácil concluir a sua trajetória para o sucesso.

Então pare de perder tempo e dinheiro. Saia na frente dos seus concorrentes e invista em estratégias que podem te trazer lucros reais.

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