Matriz BCG e o plano para decidir o futuro dos seus produtos

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Você sabe o que é matriz BCG? Essa ferramenta de análise de produtos e serviços pode garantir que as melhores decisões para a sua indústria sejam tomadas. 

Saber o que é matriz BCG é garantir o futuro do seu empreendimento e melhorar a divulgação de produtos e serviços do mesmo. 

Isso porque esta ferramenta ajuda gestores a tomarem as melhores decisões e identificar quais produtos do seu portfólio devem receber mais investimentos ou sair do catálogo. 

E ela é extremamente útil nos dias de hoje, que estão cada vez mais conturbados devido à alta concorrência. 

O que é matriz BCG?

Criada na década de 70 pelo engenheiro Bruce Henderson, que na época trabalhava na empresa de consultoria chamada Boston Consulting Group, a matriz BCG é considerada uma metodologia gráfica, que analisa o desempenho dos produtos de uma empresa. 

Isso sem deixar de avaliar o ciclo de vendas, a aceitação do público, o volume e a participação da marca dentro do segmento de atuação.

Com essa técnica, a sua indústria passa a ter o objetivo de tomar decisões muito mais estratégicas a respeito da divulgação de produtos ou serviços, mas sem deixar de levar alguns aspectos em consideração, como: 

  • Construir: decisão que aumenta a participação da sua indústria dentro do mercado; 
  • Manter: decisão da qual se centra na preservação da participação da indústria no segmento; 
  • Colher: decisão que faz com que você consiga o maior número de negócios para depois descontinuá-los; 
  • Abandonar: decisão de venda ou encerramento da sua indústria. 

Especialmente voltada para aqueles empreendedores que possuem indústrias das quais vendem diferentes tipos de produtos ou serviços, a matriz BCG permite conhecer quais mercadorias necessitam de mais investimentos. 

E, paralelo a isso, essa técnica garante conhecimento daqueles itens que não estão dando o retorno desejado à marca. 

Importância de usar a matriz BCG na sua indústria

Duas mulheres conversam sobre o que é matri bcg e pensam juntas como elaborar uma.

Bom, agora que você sabe o que é matriz BCG, chegou o momento de reconhecer alguns benefícios e motivos para você utilizá-la na sua indústria. 

Para começar, vale dizer que muitos empreendedores ainda mantêm no portfólio da indústria aqueles produtos ou serviços que já não apresentam os resultados esperados de antes. 

Por esse motivo, a taxa de crescimento do empreendimento acaba estagnada e a participação no mercado, desfavorável. 

E mesmo que a sua empresa esteja em alta, o importante é sempre ajustar o portfólio para manter o ciclo de vendas ativo. 

Com a matriz BCG, isso é possível! Pois a metodologia fornece diversos olhares a respeito do desempenho da mercadoria da sua indústria e para que o futuro da mesma ande. 

Além do mais, como essa técnica utiliza representações gráficas, se torna muito mais fácil traduzir as decisões tomadas por todos da equipe de vendas para realizar uma divulgação de produtos eficaz. 

A partir de então, aqueles empreendedores que sabem realmente o que é matriz BCG, investem em produtos ou serviços certos e retiram de cena outros que não possuem mais os mesmos desempenhos. 

Afinal, como funciona a matriz BCG?

Antes de aplicar a matriz BCG na sua indústria, é preciso compreender como essa ferramenta funciona. 

Mesmo que saber o que é matriz BCG possa ser um pouco complicado no início, na prática não é tanto assim. 

Isso porque a metodologia se baseia em um plano cartesiano, do qual o eixo vertical simboliza o crescimento da indústria. 

Já o eixo horizontal representa a taxa de participação da marca dentro do mercado de atuação. 

Dentro de cada eixo, há dois setores, dos quais resultam em quatro quadrados para conter os dados dos produtos analisados. 

E cada produto colocado em uma posição é classificado para que as estratégias sejam bem planejadas e as metas, alcançadas. 

Gráfico de matriz bcg com ícones de estrela. vaca, cachorro e interrogação.

Para facilitar essa explicação, continue a leitura no próximo tópico. 

A classificação dos quadrantes 

Agora que você entende que existe um plano cartesiano para a correta construção da matriz BCG, é necessário agora explicar com detalhes o que cada quadrante representa. Veja só: 

Estrelas 

O quadrante que contém estrelas normalmente fica na parte superior esquerda do plano, representando aqueles produtos que possuem uma significativa participação no mercado. 

Além disso, significa também que esses itens possuem um rápido crescimento no mercado, fazendo com que você gaste mais para se defender da concorrência. 

Pontos de interrogação 

Este quadrante fica na parte superior direita, simbolizando mercadorias com baixa participação dentro do mercado. 

Ainda assim, esses itens se encontram em um segmento que está em constante crescimento. 

Por isso, surge a dúvida: vale à pena investir na divulgação de produtos ou serviços para crescer a participação no mercado dos mesmos? 

Vacas leiteiras 

O quadrante das vacas leiteiras fica localizado na parte inferior esquerda do plano cartesiano. 

Ele representa a queda das Estrelas quando o mercado já não é mais o mesmo e começa a declinar. 

Sendo assim, isso representa que todos os investimentos necessários foram realizados e é o momento de aproveitar o tem no caixa. 

A dica ao chegar no quadrante das vacas leiteiras é ficar esperto para quando o momento de abandonar o empreendimento surgir. 

Abacaxis

O último quadrante fica localizado na parte inferior direita e representa, nada mais nada menos, que o fim do ciclo de vendas do produto, que já está com baixa participação dentro do mercado. 

Como fazer uma matriz BCG?

Agora você já entende bem o que é matriz BCG e como a metodologia funciona, chegou o momento de fazer a do seu negócio. 

Por isso, atente-se às dicas abaixo:

Dica 1: Conheça os produtos e serviços da sua indústria

Antes de mais nada, você conhece bem o portfólio da sua indústria para começar uma divulgação de produtos ou serviços? 

Se a sua resposta for não, então é preciso agir rápido e não deixar que nenhum deles fique de fora da sua análise. 

Por isso, é necessário fazer uma lista, separando-os por ordem crescente e número de vendas para facilitar na hora de passar as informações para os quadrantes. 

Dica 2: Elabore o gráfico 

Apesar de você já saber o que é um plano cartesiano, é necessário elaborá-lo em forma de gráfico para a construção da matriz BCG da sua indústria. 

Para isso, trace uma linha reta na horizontal que cruze com a linha reta da vertical, capazes de formar ângulos de 90º. 

Como já mencionamos, a linha horizontal representa o desempenho do produto dentro do segmento de atuação, enquanto a linha vertical simboliza a taxa de crescimento do mercado. 

Dentro da linha vertical, é necessário fazer uma marcação de 10%. Por outro lado, na participação do mercado é muito mais difícil estipular um número.

Isso porque atualmente o mercado é extremamente concorrido, dificultando o processo e o ciclo de vendas de produtos e serviços. 

Por exemplo, se a sua empresa vender 10 vezes mais do que a concorrência, você deve fazer a marcação 10x na linha horizontal. 

Agora, se a sua indústria vender somente um décimo, coloque 0,1x

Vale ressaltar que essas marcações devem ser feitas da esquerda para direita. Assim, neste exemplo, ficaria: de 10x para 0,1x. 

Dica 3: Classificando seus produtos

A partir do momento em que você tiver o gráfico estabelecido, é hora de pegar os seus produtos e analisá-los cautelosamente para medir o crescimento dentro do mercado. 

Assim, podemos dar outro exemplo: 

Imagine que a taxa de crescimento do seu produto dentro do mercado foi de 5%, enquanto a participação dele teve cerca de 50% a mais de vendas do que a concorrência. 

Então, você pode começar a identificação dos valores dentro do gráfico, desenhando um círculo para representar cada produto. 

Dica 4: Definindo as estratégias de atuação

Assim que os produtos forem classificados, chegou o momento de pensar nas estratégias de atuação para cada um. 

E como mencionamos logo no começo deste conteúdo, elas são definidas em quatro e você deve escolher uma para cada um dos produtos de maneira racional, sempre pensando nos lucros das marca: 

  • Construir: que aproveita os pontos de interrogação; 
  • Manter: que representa as vacas leiteiras; 
  • Colher: que são os abacaxis ou pontos de interrogação;
  • Abandonar: os abacaxis que custam caro para a empresa. 

Já sabe o que é matriz BCG? Então está na hora de avaliar os seus produtos!

A matriz BCG é extremamente prática e funcional para empresas que desejam definir quais os produtos devem receber maior investimento, como mencionamos neste conteúdo. 

Além do mais, os serviços que a sua indústria oferece também podem ser incluídos neste gráfico, o qual permite que gestores tomem decisões estratégicas para melhorar o ciclo de vendas. 

No fim, você vai perceber que é extremamente importante possuir um método do qual o ajude a tomar todas as decisões da sua empresa. 

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