Plataforma de Marketplace: como utilizar o Marketplace Industrial para aumentar suas vendas

with Nenhum comentário

Com uma plataforma de marketplace segmentado é possível atrair clientes e fidelizar os conquistados. Entenda de vez como esse tipo de shopping virtual vai aumentar suas vendas e levar seu negócio ao sucesso.

Todos os dias milhares de pessoas usam a internet para adquirir produtos, bens e serviços dos mais diferentes tipos. E um dos fatores que fazem com que muitos sejam atraídos para compra online é a divulgação de produtos.

Por isso, ações de marketing para indústria e vendas podem ser realizadas em conjunto.

Isso porque o Marketing Industrial , também conhecido como Marketing B2B, é ideal para atrair clientes qualificados para a indústria. Isso porque ele tem como objetivo comunicar diretamente com o público B2B.

Então, entenda nos tópicos abaixo como uma plataforma de marketplace e ações de marketing Industrial podem ajudar sua empresa a vender mais.

Qual a diferença entre Marketing Digital e Marketing Industrial?

O Marketing Digital é uma forma diferente de relacionamento entre empresa e consumidor. 

Com o avanço da internet, o Marketing Digital se consolidou e pode ser definido como o conjunto de ações de comunicação que as empresas fazem por meio da internet. 

Esse tipo de marketing divulga, atrai e comercializa produtos online, fazendo uso de diversas ferramentas e estratégias, como vender em marketplace.  

O Marketing Industrial possui a mesma funcionalidade, mas é aplicado para o público B2B. Podendo também ser chamado de Marketplace B2B, ele visa divulgar, atrair e comercializar produtos entre empresas e organizações. 

As 3 principais vantagens dessas duas estratégias de divulgação são:

Baixo custo

Quando comparado com os custos das ações nas mídias tradicionais, o Marketing Digital apresenta valores muito mais baixos.

Além disso, ele oferece um excelente retorno sobre o investimento, pois as ações de divulgação na internet são diversas e mais baratas do que em TV e Rádio, por exemplo.

Porém, para que o investimento seja eficiente e com bons resultados, é muito importante contratar profissionais que entendam do assunto ou uma empresa especializada.

Isso é fundamental para que se tenha um bom planejamento e execução de todas as ações de Marketing Digital para vender em marketplace.

Análise de resultados

Com as diferentes ferramentas de Marketing Digital é possível analisar todas as ações que foram feitas em uma campanha na plataforma de marketplace. 

Esses dados são muito importantes para que as estratégias sejam assertivas, visto que permitem que alterações sejam feitas caso não se alcance os resultados esperados.

Autoridade no assunto

Antes de realizar uma compra é comum que as pessoas busquem por informações dos produtos. Uma empresa que oferece esses dados atrai mais clientes, virando referência e autoridade no assunto.

Por meio do Marketing Digital, essa autoridade é conquistada a partir da produção de conteúdos ricos como:

  • Artigos em blog;
  • Postagens nas redes sociais;
  • Infográficos;
  • E-books;
  • Check-list personalizado;
  • Podcasts;
  • E-mail marketing.

Por que utilizar o Marketing Industrial e uma Plataforma de Marketplace?

Grupo de pessoas reunidos para definir assuntos, pessoa de pé explica assunto usando clipchart

Essa estratégia pode ser utilizada nos mais diferentes segmentos, a partir de ações direcionadas e pontuais. Ele é uma excelente solução para empresas que precisam se comunicar e vender para outras. 

Também conhecido como Marketing B2B , ou seja, de Negócio para Negócio. Nesse tipo de marketing o foco está diretamente em oferecer soluções e produtos para outras empresas no marketplace industrial.

Algumas das principais vantagens de investir nessa estratégia são:

Tornar a empresa mais visível nos mecanismos de busca

O marketplace auxilia no posicionamento da empresa nos principais mecanismos de busca da internet, como o Google e o Yahoo. Facilitando que ele seja encontrado pelos seus potenciais clientes.

Aumentar significativamente o alcance da marca

Quanto mais os clientes pesquisarem sobre a empresa, melhor posicionada ela ficará.

Por isso, é muito importante investir nas estratégias de marketplace industrial no meio digital, a fim de que se tenha mais destaque do que os concorrentes.

Para tanto, utilizar imagens de boa qualidade na divulgação dos produtos, oferecer descrições detalhadas sobre eles pode ajudar.

Auxilia na construção e nutrição do relacionamento com o público-alvo

Quem não é visto não é lembrado, já dizia o ditado. Com as indústrias não é diferente, é preciso estar na grande vitrine de vendas que é a internet, com os produtos expostos para que os compradores vejam, se interessem e assim realizem compras.

Em tempos de relações e ações cada vez mais online, estar nesses ambientes virtuais faz com que o público-alvo lembre da empresa. Desse modo, os clientes procuram a empresa que utiliza a plataforma de marketplace para tirar dúvidas e fechar negócios.

Revela posicionamento e inovação

Quando se fala em indústria é importante transmitir a ideia de modernidade e inovação. Nesse sentido, é necessário usar a tecnologia e a internet a favor do negócio.

Um exemplo é a presença nas redes sociais, assim como ter um site e um blog. 

Essa presença virtual demonstra que a indústria inova nos meios de divulgação e está facilmente acessível aos seus clientes.

Quais as principais ações de Marketing Industrial que podem ser realizadas?

Para aumentar suas vendas, divulgar os produtos, informar e até mesmo se relacionar com o cliente é preciso realizar as ações mais efetivas de Marketing Industrial.

Grupo de pessoas reunidos para definir estratégia de uso de plataforma de marketplace.

Dentro desse contexto, as ações mais eficazes que podem ser utilizadas são:

Produção de conteúdo

Para atrair e reter a atenção dos clientes, é necessário apresentar conteúdo que seja rico e relevante para o público. Por isso, o ideal é que a empresa que faz Marketing Industrial invista na criação de um site/blog.

A partir desse blog, é possível publicar os mais diferentes tipos de conteúdos relacionados com o nicho do negócio. Dessa forma, se conquista autoridade e a atenção dos clientes.

Investir em marketplace industrial B2B

O marketplace B2B é um excelente meio de gerar inúmeras oportunidades de vendas para a sua empresa. Esse tipo de plataforma de marketplace conta com muitas vantagens, sendo as principais:

  • Aumento da exposição dos produtos;
  • Atrair clientes qualificados;
  • Possibilidade de fazer vendas complexas;
  • Concorrer com empresas do mesmo segmento.

Um exemplo de plataforma de marketplace é o Soluções Industriais, o maior portal B2B da América Latina. Essa plataforma conta com mais de 1 milhão de pageviews mensais e 500 mil visitantes mensais. 

Esses números auxiliam os expositores a conquistem cada vez mais visibilidade e aumento de vendas.

Utilizar uma plataforma de marketplace segmentada é uma ação eficiente de Marketing Industrial, porque garante que o público-alvo da empresa será alcançado.

Além disso, é um investimento baixo comparado com a possibilidade de retorno que o vendedor pode ter ao vender em marketplace. 

E em uma plataforma de marketplace como o Soluções Industriais ele terá 100% do lucro sobre o produto.   

Mídias sociais

Para as empresas é muito importante marcar presença nas mídias sociais. 

O cliente pesquisa a fundo e fecha negócio com quem está em todos os canais de comunicação e não se esconde dele. 

Uma ação efetiva de Marketing Industrial é utilizar redes sociais como o Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter para divulgar produtos e se comunicar com clientes.

Por isso, quanto mais canais de divulgação a empresa investir, maior a chance de atrair interessados no produto. E ao utilizarem uma plataforma de marketplace como o Soluções Industriais é possível garantir essa divulgação em mais de 60 canais.

Que tal utilizar uma Plataforma de Marketplace Industrial para seu negócio?

Para que as estratégias de Marketing Industrial tragam bons resultados, é fundamental contar com o auxílio de profissionais e ferramentas adequadas. 

Como vimos, ao utilizar uma estratégia de marketing segmentada, as chances de atrair pessoas interessadas em seus produtos e serviços é muito maior.

Uma vez que esses potenciais clientes encontram seu negócio, ainda é possível utilizar meios para nutrir-los.

Não esqueça que uma das melhores formas de aumentar as vendas B2B é utilizar uma plataforma de marketplace. Esse tipo de vitrine online traz inúmeras vantagens tanto para os vendedores quanto para os clientes.

Os vendedores podem alcançar um alto número de possíveis compradores e ter 100% de lucro sobre a venda em plataforma de marketplace.

Já os compradores, por sua vez, tem mais opções de produtos e informações para adquirir aquilo que precisam.

Então, investir em estratégias de Marketing Industrial e utilizar uma plataforma de marketplace é o que falta para aumentar as vendas da sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *