Promoção de vendas: saiba como elaborar uma estratégia que funciona!

A promoção de vendas é uma estratégia capaz de impulsionar a comercialização de um produto ou serviço por um período curto de tempo. Não à toa, as empresas que dominam o mercado são aquelas que são mestres na arte de engajar o seu público com campanhas irresistíveis!

A estratégia de promoção para vendas é um dos fatores decisivos para qualquer empresa que deseja aumentar a sua receita, além de conquistar novos clientes. 

Isso porque esse método tem como foco a divulgação de campanhas a curto prazo a fim de melhorar a comercialização de produtos e serviços, ao mesmo tempo que aumentar a visibilidade da marca. 

Fora isso, uma promoção eficiente faz com que os itens oferecidos por um empreendimento sejam posicionados adequadamente no mercado, agradando mais e mais consumidores. 

Ou seja, se você quiser colocar a sua empresa entre as líderes do mercado, é preciso antes saber como promover seus produtos.

E o primeiro passo para isso é ler este conteúdo recheado de dicas incríveis. Vamos lá?

  • O que é uma promoção de vendas?
  • Saiba como fazer um planejamento de uma promoção para suas vendas
  • Entenda os problemas mais frequentes nas promoções de vendas
  • Não perca mais tempo: coloque em prática a sua promoção!

O que é uma promoção de vendas?

A promoção de vendas é um conjunto de métodos que possibilitam o aumento das vendas de um produto ou serviço da sua empresa durante um período de tempo estipulado.

Essas técnicas são até consideradas brincadeiras para aumentar as vendas, uma vez que estão ao alcance de qualquer empreendedor, seja ele iniciante ou já mais experiente. 

Além disso, um plano de vendas pronto pode ser adotado por qualquer segmento de atuação, independentemente do porte ou localização que a corporação esteja instalada. 

Isso porque fazer uma promoção para suas vendas não depende de grandes investimentos, mas sim de estratégias que proporcionam o valor que o cliente realmente precisa para aquele momento. 

Ou seja, um plano de vendas pronto se baseia em campanhas que ficam por um curto espaço de tempo ativas, captando as pessoas que realmente estão interessadas pelo seu negócio. 

Quer fazer da estratégia de promoção uma das formas de aumentar as vendas dos produtos e serviços da sua empresa? Então pule para o próximo tópico!

Saiba como fazer um planejamento de uma promoção para suas vendas

Depois de entender o conceito, é necessário seguir um passo a passo para fazer desse método uma das brincadeiras para aumentar as vendas do seu negócio. 

Por isso, dê só uma olhada no que elaboramos para você:

Passo 1: Determine os alvos

Antes de você ter em mãos um plano de vendas pronto, é preciso determinar os alvos que serão atingidos pelas suas campanhas.

E isso significa dizer que o público é um dos exemplos desse método de vendas e alvo, bem como: 

  • Seus produtos;
  • Volumes em estoque;
  • A região geográfica que será atingida.

Desse modo, torna-se primordial que a promoção de vendas foque no aumento de faturamento do seu empreendimento.

Assim, você consegue incentivar a venda de um determinado produto ou serviço para um perfil segmentado de clientes pertencentes a região escolhida.

Passo 2: Escolha a técnica promocional

Depois de definir os alvos da sua empresa, o segundo passo para ter um plano de vendas pronto é descobrir o melhor tipo de promoção para o público de uma determinada região.

Além disso, analisar em qual canal de distribuição será mais adequado colocar a campanha no ar é fundamental para que ela seja vista pelas pessoas certas. 

Por isso, aqui o ideal é trabalhar com um item importante para qualquer empresa: a criatividade.

Alguns exemplos de promoção de vendas são:

  • Descontos;
  • Prazos especiais;
  • Cupons;
  • Sorteios.

Com isso, você consegue motivar os clientes a comprarem o que o seu negócio tem para oferecer a todos eles e, assim, melhorar seus resultados

Passo 3: Defina a mecânica da promoção

Depois que você escolheu qual técnica promocional é a mais adequada para o seu negócio, chegou o momento de criar uma mecânica de promoção.

Isso significa definir o caminho pelo qual vai estimular o cliente a procurar por meios para adquirir o benefício oferecido pelo seu empreendimento. 

Para isso, é necessário ter clareza, objetividade e simplicidade para que o consumidor entenda o que é necessário para adquirir os benefícios.

Afinal de contas, a mecânica de uma promoção de vendas se baseia em um bom relacionamento que uma empresa tem com os seus clientes, em especial em curtos períodos de tempo promocionais.

Além disso, outro ponto importante é verificar se há alguma lei sendo infringida pelas suas campanhas. 

Para evitar contratempos, verifique a portaria 628/96 do Ministério da Justiça para ver quais são as regras para criar sua promoção sem complicação.

Não se esqueça de ver exemplos de promoção de vendas que passaram por cima da legislação para evitar que o seu negócio faça igual também.  

Passo 4: Divulgue sua promoção

O quarto passo é pensar que todo plano de vendas pronto tem como objetivo realizar uma comunicação eficaz com um determinado público-alvo. 

Por esse motivo, é necessário estabelecer quais serão as formas de comunicação com a sua audiência.

Caso queira facilitar o seu trabalho, procure por empresas consideradas exemplos de promoção de vendas eficazes. 

Uma delas é o Solução Industriais, que é um marketplace B2B que divulga produtos e serviços em mais de 60 canais da mídia.

Passo 5: Prepare sua equipe de vendas

Uma promoção de vendas só  trará os resultados desejados se a equipe de vendas estiver preparada para abordar os consumidores. 

Por isso, oferecer cursos e treinamentos a fim de capacitar esses profissionais é uma maneira de começar o sucesso em vendas dos produtos e serviços da sua empresa. 

Mas é preciso ressaltar que o consumidor deve ser ouvido o tempo todo, a fim de compreender as dores deles para oferecer a solução ideal. 

Desse modo, a equipe de vendas vai fazer com que os seus produtos e serviços sejam bem vistos em mais uma de suas brincadeiras para aumentar as vendas.

Entenda os problemas mais frequentes nas promoções de vendas

Você está perto de fazer com que as promoções se tornem apenas uma das brincadeiras para aumentar as vendas dos produtos e serviços da sua empresa. 

Mas antes de ter um plano de vendas pronto, é preciso antes conhecer os principais problemas a fim de se preparar da melhor maneira, confira:

  1. Mecânica difícil de ser trabalhada; 
  2. Exigências complicadas para a participação; 
  3. A comunicação pode se tornar falha, dependendo do canal escolhido para transmitir a mensagem; 
  4. Benefícios pouco atrativos para o consumidor; 
  5. Promoções com duração de tempo longa; 
  6. Utilização de fórmulas ultrapassadas e pouco vantajosas.

Saber o que você pode encarar ao realizar uma promoção de vendas, torna muito mais fácil prever e monitorar cada resultado.

Solte a imaginação para criar alternativas criativas a fim de contornar esses problemas e ter sucesso na sua empreitada!

Não perca mais tempo: coloque em prática a sua promoção!

Neste conteúdo, você não precisou de muitos exemplos de promoção de vendas para entender que as elas podem ser a melhor coisa para a sua empresa, correto? 

Isso porque esse tipo de estratégia garante diversos benefícios para qualquer empreendimento, como fidelizar clientes, encerrar a sazonalidade e fazer com que os consumidores se sintam satisfeitos com a experiência. 

Para tanto, fique atento ao período de tempo do qual um produto ou serviço fica disponível em promoção para  que os consumidores participem ativamente.

Então, agora que já sabe como criar uma experiência de venda incrível para seus clientes, coloque as dicas em prática para melhorar seus resultados.