Proposta comercial: saiba como montar a sua com excelência

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A proposta comercial tem como objetivo descrever os produtos ou serviços da sua empresa para um cliente em específico, a fim de convencê-lo a efetuar a compra. Mas se você ainda não sabe montar a sua, chegou o momento de aprender.

Não é nada fácil conquistar novos clientes e, sabendo disso, você precisa ter métodos para que essas pessoas queiram fazer parte da sua lista de contatos. 

A boa notícia é que as propostas comerciais são documentos que ajudam você a convencer o consumidor de que a sua marca é benéfica para ele. 

Se você ainda não montou a sua ou sabe que pode aperfeiçoar a que já tem, vamos melhor como funciona na prática? Confira o que preparamos para você:

O que é proposta comercial?

A proposta comercial é uma oferta que a sua empresa faz para um determinado cliente, seja de forma digital, pessoal ou escrita.

Nela, é necessário que você descreva muito bem o que será executado, como será feita a organização e quais os preços que serão cobrados. 

Ou seja, uma proposta comercial modelo que funciona com eficiência é uma maneira de se comunicar com o seu consumidor sem deixar dúvidas referente ao seu produto ou serviço. 

Mas, para montar uma proposta comercial arrebatadora, capaz de convencer o comprador dos benefícios que a sua mercadoria pode trazer para ele, é necessário saber como fazer planejamento estratégico. 

Afinal, é de forma planejada que você consegue estipular objetivos e atingi-los de forma eficaz.

Por isso, recomendamos que você siga adiante neste conteúdo para entender quais as melhores formas de elaborar todas as suas ações comerciais. 

Os benefícios de montar uma proposta comercial

Homem com caneta na mão lendo um documento de proposta comercial.

Quando se tem uma proposta comercial modelo idealizado especificamente para o seu empreendimento, a sua rotina acaba ficando muito mais simples de ser resolvida. 

Além disso, é também uma excelente forma de saber como montar uma proposta de trabalho para futuros colaboradores, pois tudo se une em um só objetivo geral. 

Para conhecer outros benefícios da proposta comercial, veja a lista que elaboramos abaixo: 

  • Atrair novos clientes: como estamos falando de um documento no qual serão descritos os produtos ou serviços da sua empresa, é possível usá-lo para atrair novos compradores para ela, caso se mostre interessante para eles e faça uma boa apresentação;
  • Criar uma rede de contatos: mesmo que a pessoa não feche um acordo com a sua empresa, ela pode se tornar um contato qualificado da sua lista, uma vez que a mesma já sabe do que se trata o seu negócio e pode fechar com você em outro momento. Assim, você pode começar a descobrir como fazer planejamento estratégico para nutri-la com conteúdos úteis e relevantes até que ela chegue à decisão de compra;
  • Oferecer mais detalhes do produto: apesar dos profissionais de vendas fazerem um excelente trabalho na hora de explicar para os clientes o que se trata os produtos ou serviços da sua empresa, é possível dar mais detalhes a respeito dos mesmos em uma proposta comercial modelo; 
  • Tornar mais prático o trabalho do vendedor: como mencionamos acima, os produtos e os serviços receberão melhor descrição em uma proposta para que o cliente se sinta convencido a comprar de você. Com isso, o trabalho do vendedor acaba se tornando mais prático e rápido;
  • Levar comodidade ao cliente: uma proposta comercial, principalmente aquelas que são feitas online, geralmente são enviadas para os contatos por e-mail, levando comodidade e economia de tempo ao cliente. Além de permitir que ele tenha mais tempo para ler tudo o que está escrito no documento.

Tendo esses benefícios bem claros na cabeça, vamos mostrar no próximo tópico como se faz uma proposta do tipo comercial. 

Como montar uma proposta comercial modelo de eficiência?

Apesar do conceito ser bem simples e capaz de te ajudar na hora de saber como fazer planejamento estratégico, uma proposta comercial envolve diversas informações referentes a um projeto. 

Para que você consiga montar aquela proposta comercial perfeita, resolvemos separar um passo a passo bem básico, a fim de aumentar as chances dos clientes se sentirem convencidos pelo seu negócio. 

Veja: 

1. Saiba qual o seu objetivo

Toda proposta precisa de um objetivo.

Mas espera aí, a finalidade das propostas comerciais não são fechar uma venda?

Sim, porém, em alguns casos ocorre do seu plano estratégico ir além da venda dos produtos ou serviços da sua empresa. 

Portanto, independentemente de qual for o seu objetivo com a proposta, é preciso que esteja bem descrito no documento. 

2. Conheça o seu público-alvo

Você conhece bem o seu público-alvo? 

Saber quem são as pessoas que estão dentro desse público é essencial para a escrita do documento comercial. 

Pois, isso mostra que você sabe como montar uma proposta de trabalho, bem como entende o que o consumidor realmente precisa para aquele momento. 

3. Escolha um formato

Definir um formato para a sua proposta é extremamente interessante na hora de apresentá-la ao cliente. 

Para tanto, recomendamos que você siga dois passos que já foram mencionados aqui: a escolha do objetivo e o conhecimento sobre o seu público-alvo.

Depois disso, você já pode decidir se a proposta será em formato digital, escrita ou pessoal, por exemplo. 

4. Planeje os seus conteúdos

Muito além da apresentação, o conteúdo é a parte mais importante e interessante das suas propostas comerciais. 

Para que você consiga criá-lo adequadamente, veja abaixo uma lista de itens que não podem faltar nos seus documentos: 

  1. Resumo da proposta: logo de cara, o cliente precisa ver o que ele pode ganhar ao assinar o documento; 
  2. O diferencial: deixe bem evidente quais os diferenciais dos produtos ou serviços da sua empresa comparada à concorrência; 
  3. Os detalhes: detalhe o que você está oferecendo para aquele cliente; 
  4. Os cenários: apresente dois cenários diferentes para o consumidor. Em um deles, mostre o que é ideal para você e no outro, uma proposta mais barata; 
  5. Os valores: mostre os valores da proposta do produto ou serviço da sua empresa no final do documento, sem deixar de esquecer as adições, se houver; 
  6. O fechamento: assim que o cliente estiver pronto para assinar, não se esqueça de mostrar a sua empresa, a fim de fazer com que ele se lembre da marca; 
  7. As datas: por fim, coloque as datas de criação da proposta e da validade dela. 

É extremamente necessário que todas as suas propostas comerciais devam contemplar os desejos tanto dos clientes quanto os seus. 

5. Faça follow-up

O follow-up é essencial se você deseja compreender como fazer planejamento estratégico. 

Isso porque você garante total acompanhamento do cliente em todas as etapas do funil de vendas, além de conseguir captar diversos feedbacks.

Checklist de todos os pontos

Mulher mexendo em um notebook.

Agora que você sabe como montar as suas propostas comerciais, é necessário agora conhecer os pontos indispensáveis dela:

  1. Capa: a capa é utilizada para propostas em formato impresso e precisa possuir uma boa apresentação visual; 
  2. Índice: o índice garante que todas as páginas sejam numeradas para que o leitor veja o tamanho do documento; 
  3. Introdução: onde o seu cliente fica sabendo sobre o que se trata – de modo geral e resumida – aquela proposta;
  4. Explicação: o intuito é fazer com que o cliente conheça os benefícios pelos quais ele será contemplado;
  5. Escopo: o escopo serve para mostrar ao consumidor quais são os detalhes dos produtos ou serviços da sua empresa; 
  6. Tempo: trace um cronograma após explicar do que se trata os seus produtos ou serviços, a fim de fazer com que ele saiba quanto tempo tudo será executado; 
  7. Preços: apresente as formas de pagamento do produto ou serviço e quais serão os preços de forma detalhada; 
  8. Termo de Confidencialidade: é a parte do documento que necessita de assinatura do cliente para que você se previna para que o consumidor não divulgue os valores vistos para a concorrência; 
  9. Mais informações: por fim, deve ser colocado um histórico da sua empresa, quem são os seus clientes e parceiros, para que ele veja que a sua marca trabalha de forma séria e confiável. 

Seguindo todos esses passos, você estará pronto para montar todas as propostas comerciais possíveis, bem como saber como fazer planejamento estratégico. 

Bônus: algumas dicas para apresentar a sua proposta

Bom, se você chegou até aqui, significa que conseguiu criar a sua proposta e, por isso, agora é preciso que haja planejamento para apresentá-la de forma adequada ao cliente. 

Portanto, confira o que preparamos abaixo para você: 

  1. Propostas de alto custo não devem ser enviadas por e-mail ou apresentados via videochamadas. Nesses casos, a sugestão é que você faça a apresentação delas pessoalmente, independentemente de onde seu cliente esteja. Desse modo, você garante mais segurança, elevando as chances de ganhar o consumidor; 
  2. Se os seus produtos ou serviços possuírem um alto valor, é extremamente importante que os detalhes estejam bem escritos na proposta. Para facilitar, inclua imagens e gráficos, por exemplo, para que o cliente compreenda a leitura;
  3. A criação de um departamento comercial se faz necessário quando as propostas possuem um tempo de longo e médio prazo. Assim, todos os documentos poderão ser acompanhados por uma equipe qualificada e de confiança; 
  4. O encaminhamento da proposta para o cliente faz parte apenas da metade da transação comercial. Sendo assim, mesmo que você marque muitas reuniões ou envie muitos e-mails para os clientes, isso não significa que você esteja prestes a concluir o trabalho. 

Com esses pontos, você conseguirá elaborar uma proposta de destaque e saberá como montar uma proposta de trabalho eficiente. 

Já sabe como elaborar a sua proposta comercial? Então impressione os seus clientes!

O ciclo de vendas é algo complexo de ser entendido por muitos empreendedores, principalmente aqueles que estão começando o seu negócio agora. 

Sabendo do que ele se trata, então é preciso adicionar as propostas comerciais para que você consiga estabelecer um elo entre a sua empresa e os seus clientes. 

A partir disso, é preciso de muito mais trabalho e empenho para que você mostre o verdadeiro poder dos produtos ou serviços da sua empresa para os clientes. 

Bons negócios!

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