Social Selling: como usar a favor da sua indústria

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Social Selling é o conjunto de estratégias de vendas em redes sociais cada vez mais presente na realidade das empresas. Leia este conteúdo para saber mais sobre como alcançar o sucesso de negócios no mundo dos likes.

A técnica de Social Selling tem como objetivo potencializar as vendas online, para isso, usa-se as redes sociais como ferramenta de atração e relacionamento com potenciais clientes.

É nesse cenário que se cria uma conexão com os consumidores, no qual a empresa busca não somente atrair público, mas também fidelizá-lo.

Acompanhe o artigo e entenda como usar esse processo a favor da sua indústria.

O que é Social Selling?

Social Selling é uma estratégia que foca em vender de forma online, na qual a marca cria um vínculo de troca, autoridade e resolução de problemas com seu potencial cliente.

É fato de que as redes têm um grande poder de influência e com isso gera um aumento de busca por produtos e serviços. Além de chegar em muito mais pessoas que um comercial na televisão, por exemplo.

Segundo um estudo realizado pela a All iN | Social Miner, empresa de marketing digital, 86% da população tem o costume de consumir online.

Já a CNDL/SPC Brasil (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), informa que 40% dos brasileiros compram pelas mídias sociais.

Ao estabelecer uma relação com as pessoas que encontram seu negócio, cria-se a base de uma venda. Essa estratégia faz com que haja uma interação demonstrando os valores, resultados e soluções da empresa.

Dessa forma é possível aumentar o lucro ao entender os potenciais clientes e nutrir seus interesses para entregar materiais com benefícios.

Por que o Social Selling é tão importante?

É através das redes que as relações acontecem. De uma forma instantânea e acessível, recebemos coisas novas em nossas timelines a todo momento.

Já que essas mídias têm se tornado um dos principais espaços de relacionamento social, com o comercial não é diferente.

Os consumidores querem cada vez mais estar próximos das empresas antes de fechar qualquer negócio, então o papel do Social Selling é estreitar essa comunicação.

Entre os inúmeros benefícios da estratégia, alguns que podemos apontar são:

Novas oportunidades

Com essa estratégia é possível encontrar e alcançar pessoas que não conheçam a marca ainda. Possibilita uma expansão de público e abrange locais que de forma física não seria possível.

Através das estratégias corretas, que visem a resolução de problemas dos usuários, o interesse do público é despertado e o alcance da marca é expandido.

Ciclo de venda curto

O ciclo de vendas, tempo que leva da captação de leads até fim da negociação, passa por vários processos, que se iniciam na prospecção do cliente e segue até o pós-venda.

Mas quando se trata de sondar o cliente com a estratégia de Social Selling, a jornada fica mais curta.

Com essa metodologia, os clientes em potencial conseguem uma relação mais direta com a empresa, e o vendedor entende sobre seus problemas. Dessa forma, é possível entregar diretamente uma solução, facilitando o caminho de vendas.

Maior retenção de clientes

Manter o cliente fiel requer estratégias de fidelização e, claro, entregar o que promete ao resolver seus problemas.

Ao oferecer conteúdos relevantes, o contato entre empresa e cliente se mantém por mais tempo, conquistando a retenção dos consumidores.

Redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC (Custo de Aquisição de Clientes), resultado da soma dos investimentos feitos em marketing e vendas, é uma das principais métricas a serem analisadas sobre as questões financeiras da empresa.

É feito o cálculo através do resultado da soma dos investimentos, depois esse valor é dividido pela quantidade de clientes conquistados em um mesmo período.

Sendo assim, como o Social Selling age através das redes sociais, os custos para fechar um negócio são mais baixos, com o uso de ferramentas orgânicas para alcançar os potenciais clientes.

Como elaborar uma estratégia de Social Selling?

Agora que você sabe do que se trata esse processo, é hora de aprender como ele pode ser implementado pela sua empresa.

É necessário ter em mente que essa estratégia precisa de uma pesquisa de mercado prévia. Observe seu público-alvo e realize testes para entender melhor qual caminho seguir.

Esteja presente regularmente nas redes sociais

Sem as redes sociais a estratégia não funciona, desta maneira é preciso estar regularmente ativo nesse ambiente.

Com todo o poder de influência das redes sociais, os consumidores procuram por produtos e serviços que satisfazem suas necessidades. Uma empresa com um perfil ativo e atualizado, tende a aplicar esse processo e potencializa as vendas.

Tenha um perfil otimizado para Social Selling

Criar um perfil nas redes sociais é como montar uma loja. A marca deve levar em consideração a experiência de compra do cliente desde o primeiro contato até o pós-venda. Ao pensar nisso, leve em consideração os seguintes pontos:

  • Boas fotos dos produtos;
  • Descrições claras;
  • Meios de contato atualizados;
  • Link funcional para o site.

Com isso, os usuários conseguem encontrar os dados necessários para realizar a compra. Afinal, ninguém gosta de acessar uma loja virtual que não contém as informações sobre o que vende.

Aprenda a identificar os potenciais clientes

No ambiente virtual é muito mais fácil chegar a diversos lugares, mas é necessário ter uma segmentação clara para não se tornar genérico.

Separe um momento para buscar informações sobre sua persona e identifique alguns pontos como: idade, hobbies, localização, interesses etc. Com essas informações a empresa consegue um direcionamento mais claro.

Crie conteúdos de qualidade

É importante para o Social Selling que a empresa apresente conteúdos de qualidade para alcançar seus potenciais clientes. Para criar uma conexão, é necessário entregar informações relevantes para o público.

Por isso a importância de conhecer muito bem seus potenciais clientes, para saber o que pensam, quais suas necessidades, desejos e quais respostas procuram.

Tenha em mente que, no Social Selling os conteúdos de qualidade têm o objetivo de resolver problemas.

Mire no relacionamento com o cliente

Após se conectar através de conteúdos, é importante manter o elo com seu público.

O vínculo entre empresas, marcas e clientes vai muito além do objetivo final, a venda do produto ou serviço, é o que mantém a fidelidade daqueles que realizaram a compra.

Colaboradores com um perfil otimizado nas redes sociais

Já que a ligação marca/cliente é crucial nessa estratégia, uma dica é que os colaboradores também estejam alinhados ao Social Selling.

Em redes sociais como o Linkedin, é possível criar uma conexão entre os colaboradores e o consumidor. Para isso, um perfil atualizado e alinhado à empresa é necessário para criar essa relação.

Hora de se conectar!

Vendas são ligações humanas, e como vimos, criar um vínculo de confiança potencializa o processo da venda.

Aplicar o Social Selling, requer estratégias bem pensadas para o seu público, constância nas redes sociais, e claro, entender que é uma jornada e demanda tempo.

Ao realizar cada etapa da estratégia, é possível visualizar claramente o crescimento da sua indústria e os resultados positivos almejados.

Agora que você conhece esse método, está na hora de conhecer mais modelos de mercado. Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de tudo!