Terceirização financeira: saiba o que é e como aplicar

with Nenhum comentário

Terceirização financeira é uma prática que está se tornando bastante comum entre empresas, principalmente as de pequeno e médio porte. Conheça agora mesmo as vantagens oferecidas por essa prestação de serviços! 

Arcar com gastos internos de setores como o financeiro e o contábil não é algo nada vantajoso para alguns empreendimentos, especialmente aqueles que estão no começo.

Para ficar sempre em dia com as leis voltadas para o financeiro e a contabilidade, essas organizações passaram a terceirizar o pessoal, mantendo a mesma qualidade do que se fosse feito por sua própria equipe no serviço. 

Quer ver como a terceirização financeira é uma alternativa que pode valer muito à pena? Então prossiga neste conteúdo!

O que é terceirização financeira?

Se você quer saber como organizar uma empresa, então é necessário conhecer a terceirização financeira. 

Com ela, todas as atividades do departamento de finanças da sua empresa podem ser delegadas para profissionais especializados no assunto, mas que não fazem parte da sua equipe de colaboradores. 

Também conhecida como atividade-meio, a terceirização financeira representa o repasse aos prestadores de serviços que tomam conta das rotinas administrativas do empreendimento, por exemplo, o fluxo de caixa.

Graças a sua facilidade, a terceirização de pessoas com conhecimento em finanças passou a ser difundida e adotada por inúmeras empresas que desejam se destacar da concorrência. 

Não à toa, o BPO financeiro, que significa Business Process Outsourcing (Terceirização de Processos de Negócios) passou a fazer parte também dos setores de marketing, RH, logística, entre outros. 

Uma vez que o departamento financeiro de uma empresa é fundamental para o seu andamento, ter as metas de gestão de marketing em mercados industriais e organizacionais bem traçadas garante agilidade e economia. 

Mas a minha empresa é pequena! Posso usar o BPO financeira mesmo assim?

Pode sim, porque toda a sua equipe acaba se tornando pequena e você não vai precisar arcar com altos custos para manter o seu próprio departamento financeiro. 

No entanto, se a sua empresa for grande, com certeza encontrará alguns problemas, que você poderá entender no tópico abaixo. 

Como a terceirização financeira funciona?

Uma pessoa consultando se tem dinheiro dentro da carteira.

A partir do momento que a terceirização de profissionais de finanças se tornou uma tendência, o mercado passou a oferecer serviços completos para ajudar líderes a terem uma gestão de marketing em mercados industriais e organizacionais mais preparada. 

Afinal de contas, se a terceirização financeira de uma organização quer mesmo mostrar competitividade nos negócios, ela deve ir além das tarefas básicas do BPO financeiro, como contas a pagar.

No entanto, antes que toda tarefa seja executada por terceiros, é necessário que haja confiança integral nesse pessoal, o qual deve possuir a tecnologia certa para trabalhos de alto nível.

Sabendo disso, você então deve procurar por parceiros estratégicos que prestam um serviço de qualidade e que concluam todas as atividades que precisam ser executadas por sua empresa. 

Depois dessa análise, o gestor ficará encarregado de realizar todo um diagnóstico para que todas as regras do seu empreendimento sejam seguidas de acordo com o escrito. 

Cabe ao prestador de serviços financeiros, portanto, o responsável pela terceirização financeira daquele negócio, dar todo o suporte necessário para que as tarefas da organização sejam cumpridas a tempo. 

Paralelo a isso, o contratado deve fornecer as informações que sejam relevantes ao departamento, a fim de garantir as melhores soluções para o seu próprio negócio. 

Para se ter uma ideia clara de como funciona a terceirização financeira, veja abaixo as principais funções exercidas por esses prestadores de serviços:

  • Gerenciamento do fluxo de caixa; 
  • Cobrança administrativa e judicial; 
  • Relatórios mensais financeiros; 
  • Fechamento de caixa;
  • Gerenciamento de contas a pagar e a receber; 
  • Impostos e rotinas fiscais; 
  • Gerenciamento da folha de pagamentos;
  • Acompanhamento de indicadores de desempenho. 

Sendo assim, o BPO financeiro não passa de uma solução perfeita para o seu negócio. 

Benefícios de terceirizar o financeiro 

Agora que você tem em mente o funcionamento do departamento financeiro chegou a hora de descobrir as vantagens da terceirização financeira na organização de uma empresa. Veja nas próximas linhas. 

Reduz custos

O primeiro grande benefício de terceirizar o departamento financeiro é reduzir os custos da empresa, que não precisará arcar com gastos operacionais nem com os processos necessários para a gestão de finanças. 

Além do mais, você conta com a vantagem de não precisar contratar uma equipe própria para a realização deste trabalho, exceto se você for uma empresa muito grande.

Concentra esforços na atividade principal

Quando você sabe como organizar uma empresa, descobre que não é preciso realizar funções de apoio que normalmente um fornecedor faria. 

Afinal, o prestador de serviços de finanças pode concentrar todos os seus esforços na atividade principal do empreendimento. 

Sendo assim, libere os seus gestores para que eles pensem estrategicamente e tomem decisões fundamentais para o crescimento da organização!

Aumenta a capacidade de gestão 

Processos podem continuar sendo simples com a terceirização do setor financeiro, já que as empresas passam a ter maior capacidade de gestão. 

Ou seja, os profissionais de finanças e contabilidade acabam simplificando o que poderia ser complexo.

Fornece informações valiosas 

Os prestadores de serviços de finanças e contabilidade tem o papel fundamental de fornecer informações importantes para que haja uma boa gestão de marketing em mercados industriais e organizacionais. 

Isso porque eles se tornam verdadeiros parceiros estratégicos da saúde financeira do seu negócio, que tem todos os números resumidos em relatórios mensais. 

Traz soluções inovadoras

Muitas vezes, a empresa não consegue prestar muita atenção na gestão de marketing em mercados industriais e organizacionais, nem no gerenciamento financeiro. 

Dado esse fato, com a terceirização de profissionais especialistas e talentosos, diversas soluções inovadoras e criativas podem ser apresentadas para o controle do dinheiro da companhia. 

Como fazer a terceirização financeira da sua empresa?

Uma pessoa optando pela terceirização financeira e buscando sobre isso no computador.

Enfim, chegamos à parte prática deste conteúdo, a qual você vai aprender como aplicar o BPO financeiro terceirizado no seu negócio. 

Para saber como, leia agora mesmo o passo a passo que elaboramos: 

Passo 1: Saiba as funções que devem ser terceirizadas

O primeiro passo para a terceirização do setor financeiro é saber quais são as funções financeiras e contábeis que precisam ser terceirizadas. 

Para realizar essa tarefa, é fundamental que você consiga compreender o volume de transações, a complexidade das suas finanças e o número de informações necessário para a tomada de decisões assertivas. 

Passo 2: Ache um bom fornecedor

Você deve prestar muita atenção na hora de encontrar um fornecedor. Ele precisa ser ideal e, quando falamos em ideal, ele deve possuir soluções de primeira linha. 

Ou seja, deve estar equipado com alta tecnologia para desempenhar todos os papéis financeiros, bem como compreender quais são as novas tendências do mercado e se há infraestrutura suficiente para se adaptar à estrutura da sua empresa.

Passo 3: Feche o negócio em detalhes

Em outras palavras, o contrato deve ser bem estabelecido para que não haja nenhum ponto de crítica durante a terceirização do BPO financeiro. 

Para que você consiga realizar um excelente contrato, tente focar em análises capazes de contemplar critérios de todos os processos do fornecedor. 

Além do mais, é nesse exato momento em que todas as regras do empreendimento são descritas para que não haja nenhum conflito. 

Passo 4: Invista mais tempo na transição 

A transição é o momento mais delicado para quem deseja terceirizar o departamento financeiro e contábil. 

Por esse motivo, é preciso que haja a garantia de que o fornecedor contratado consiga entender a fundo o seu empreendimento, além de integrar todos os processos e cumprir com as tarefas diariamente. 

Passo 5: Mantenha contato

Assim que você contratar um fornecedor, lembre-se de manter contato com o mesmo, pois isso garante o pleno monitoramento do desempenho fiscal e contábil. 

Já sabe como organizar uma empresa? Então invista na terceirização!

Pronto! Agora você já sabe como o que é a terceirização financeira, quais são os seus benefícios e como fazer a terceirização do departamento financeiro e contábil da sua empresa. 

Com essa atividade, você consegue reduzir custos e melhorar a gestão de marketing em mercados industriais e organizacionais. 

Portanto, não perca mais nenhum minuto e invista  na terceirização financeira!

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *