5 dicas para aumentar os negócios da sua indústria B2B

Muitas pessoas acreditam que o marketing para a indústria B2B pode ser monótono e que não existem muitas ações que possam ser tomadas. No entanto, essa é uma ideia bastante errada sobre o assunto.

O marketing para indústria B2B, diferente do realizado para o consumidor final, não se resume a propagandas rápidas ou altos orçamentos, mas sim em abordagem mais consistente e completa dentro dos diferentes segmentos do mercado, desenvolvendo e mantendo fortes relações com os clientes.

como-maximizar-os-resultados-da-sua-industria

E a partir desse cenário, existem algumas formas e dicas para aumentar os negócios que são muito mais eficientes para alcançar os objetivos da sua indústria B2B. Nesse artigo você irá aprender sobre:

Aí vão algumas dicas para aumentar os negócios da sua indústria B2B:


  1. Responda às perguntas dos seus clientes com um conteúdo completo

Uma das maneiras que mais funcionam para a sua indústria ser notada e gerar tráfego em seu site como um fornecedor B2B é simplesmente responder às perguntas que seus clientes fazem constantemente e postá-las em seu site.

Ter um conteúdo rico e com informações relevantes é essencial para atrair os seus potenciais clientes. Ao responder a essas questões, seja em um post de blog ou em um conteúdo específico de alguma página do site, o comprador cria uma relação de confiança com a sua indústria, tornando a venda muito mais fácil e rápida.

É possível até mesmo enviar este conteúdo por e-mail. Afinal, você é o especialista e eles valorizam o que você tem a dizer.

Como fazer:

Levante três dúvidas que você recebe frequentemente dos seus potenciais clientes durante o processo de vendas.

Pense em uma maneira completa de responder a essas questões. Depois, escreva um texto rico em informações e coloque em páginas separadas ou postagens de blog no site da sua empresa. Pronto! O custo é zero e seu retorno pode ser muito alto.


  1. Ofereça algo de valor para conseguir algo em troca

ofereca-algo-de-valor-para-conseguir-algo-em-troca

Os clientes estão muito mais resistentes em fornecer suas informações de contato nos dias de hoje do que há 10 anos atrás.

Mesmo assim, endereços de e-mail e telefones continuam sendo uma importante informação na geração de leads(potenciais clientes). No entanto, é importante que você ofereça algo de valor em troca.

A dica é que você ofereça guias para download. Quais são os tipos de informações úteis e interessantes que você pode reunir e disponibilizar, em seu website, na forma de PDF para download, em troca de um nome, telefone e endereço de e-mail?

O que é relevante para os seus negócios? Esse conceito é simples, tudo funciona na base da troca. A ideia é que você troque sua expertise pela permissão para entrar em contato com clientes potenciais.

Como fazer:

Converse com o seu time de vendas e verifique quais são os assuntos mais relevantes para os seus potenciais clientes. Separe alguns materiais de sua empresa que possam oferecer valor a seu lead durante sua pesquisa.

Acrescente um formulário aonde o comprador deixe os seus dados e em troca ele receberá o conteúdo. Desta forma você conseguirá o contato de seu potencial cliente e no futuro isso pode resultar em vendas.


  1. Gerencie seus leads com uma plataforma CRM

CRM significa “Customer Relationship Management”, ou então, Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Para as indústrias B2B, manter uma boa relação com os clientes é fundamental. Mas você gerencia essas informações efetivamente, rastreando seus leads de forma organizada?

Sistemas de CRM oferecem recursos para você gravar informações, conversas, diálogos de e-mail, entre outros, para fazer um acompanhamento posterior.

Resumindo, um sistema CRM tem a capacidade de aumentar suas vendas ao garantir que nenhum lead seja esquecido.

Como fazer:

Teste utilizar um sistema de CRM em sua indústria. O custo é baixo e manter o seu processo de vendas organizado é uma ótima maneira de aumentar os negócios da sua indústria B2B.

como-maximizar-os-resultados-da-sua-industria


  1. Invista em meios de publicidade mensuráveis, com menor custo e maior retorno, como um marketplace

Você já realizou anúncios em uma revista setorial? Se sim, viu que este tipo de publicidade pode ser bastante cara. Na maioria das vezes, um quarto da página chega a custar milhares de reais para ser publicado apenas uma vez.

Monitorar a efetividade desta ação também não é algo fácil de se fazer. Então o que você acha desta ideia: Ao invés de gastar muito dinheiro em uma ação de marketing que você não conseguirá medir os resultados, invista em um marketplace segmentado.

Os marketplaces segmentados funcionam como uma espécie de “shopping online” onde diversas indústrias podem anunciar os seus produtos. Ou seja, a sua empresa estará presente justamente aonde os seus potenciais clientes estão procurando.

Você não só vai se beneficiar pela consciência do seu público sobre a sua marca, mas também criará diversas oportunidades de vendas com um custo baixo.

Como fazer:

A dica é que você conheça o Portal Soluções Industriais, um marketplace apenas para indústrias. Aonde os seus produtos estarão expostos para uma enorme quantidade de clientes que visitam o site.

Além disso, a própria equipe do portal realiza um trabalho de marketing para que a sua indústria ganhe autoridade no segmento. Tudo é mensurado para que você possa avaliar os resultados.


  1. Utilize as redes sociais a favor do seu negócio

utilize-as-redes-sociais-a-favor-do-seu-negocio

Estar presente nas Redes Sociais é uma ótima maneira de compartilhar conteúdo sobre a sua indústria e se aproximar de seus potenciais clientes.

Ainda não está convencido da importância das redes sociais? Para você ter uma ideia, 94% dos profissionais de indústrias B2B usam o LinkedIn para distribuir conteúdo; 88% usam o Twitter ; e 84% usam Facebook.

Os seus concorrentes estão presentes nas Redes Sociais, então nada mais justo que a sua indústria também esteja para não ser passada para trás.

Além disso, essa é uma ótima oportunidade para melhorar ainda mais a relação com os seus clientes.

As redes sociais são canais diretos de comunicação, aonde você pode tirar dúvidas, ouvir críticas e estabelecer uma relação de confiança com seus clientes.

Como fazer:

Além de criar os perfis de sua empresa nas principais redes sociais é importante que você esteja sempre acompanhando e postando conteúdos relevantes sobre a sua indústria e as novidades do segmento. Se mantenha sempre atento sobre o que as pessoas da sua área estão discutindo em mídias sociais.

E aí, gostou das dicas para aumentar os negócios da sua indústria B2B? Compartilhe nas redes sociais:

Continue acompanhando o blog e confira mais artigos relevantes para a sua indústria!

como-maximizar-os-resultados-da-sua-industria

One thought on “5 dicas para aumentar os negócios da sua indústria B2B

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *