Dicas de como gerenciar uma empresa com sucesso

Diversos gestores, diretores, Ceo’s e demais profissionais responsáveis pelo crescimento do negócio, procuram as mais variadas opções para saber como aumentar o faturamento, melhorar a imagem da marca, otimizar a produção, e sobretudo como gerenciar uma empresa com sucesso.

 

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Afinal, este é um grande desafio e não existe uma “fórmula” para todas as empresas, pois cada uma é uma. Porém, algumas dicas, conceitos e técnicas podem lhe auxiliar a melhorar os seus esforços e saber como gerenciar uma empresa com sucesso.

 

 

Análise do mercado

 

Realizar um estudo do mercado é fundamental para que você possa alinhar a sua meta e saber como gerenciar uma empresa com sucesso. É importante fazer uma análise macro e micro ambiental para entender quais são suas necessidades, ameaças, necessidades e pontos fortes. Desta maneira você pode criar um planejamento eficaz e capaz de atingir sua meta

Porém é necessário conhecer os limites da própria empresa, seja na produção, gestão, mercado, tecnologia, dentre outros. A verdade é que não basta querer, pois muitas vezes sua expectativa não corresponde ao crescimento do mercado, a situação econômica do país e até mesmo aos limites da sua empresa.

Por isso é importante avaliar a situação do mercado e de sua empresa para então, poder definir um planejamento estratégico para metas reais.

 

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Análise de mercado na crise

 

Uma crise não é exatamente uma justificativa para não crescer. Significa que o mercado ficou recessivo e essa situação poderá lhe atingir também. Apesar de várias empresas terem encerrado suas operações, não significa que a sua deva seguir o exemplo.

Ao perceber que a situação da sua empresa só piora, não espere ficar insustentável: Inove, veja o que você pode fazer para reter mais clientes, reajuste seus preços, produtos, serviços e organize suas táticas de venda. Onde muitos perdem dinheiro, outros ganham.

Vale lembrar que a concorrência é algo saudável, e saber disso lhe faz entender melhor como gerenciar uma empresa com sucesso. Você deve estudar o comportamento de seus concorrentes para aplicar a melhor estratégia que lhe permita se sobressair. Com este estudo você pode descobrir o que eles fazem que agrada o seu cliente e que você poderia adaptar também, e o que eles fazem que não agrada, para que você não cometa o mesmo erro.

 

Reduza custos e saiba como gerenciar uma empresa com sucesso

 

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Cuidado com os cortes em sua empresa. Deve-se sim, investir corretamente para obter o melhor resultado possível, mas cortar algumas áreas pode prejudicar muito.

Quando falamos de corte de custos, significa otimizar os meios de produção, investir em profissionais que lhe tragam um retorno satisfatório. A redução de custos tem de ser no desperdício.

Observe se existem desperdícios: Sustentabilidade não é uma utopia, se houver procedimentos que resultem maior eficiência, defina-os e adote-os. Avalie também seu descarte, veja o que pode ser vendido como sucata e o que precisa de tratamento. Boa parte dos descartes pode valer dinheiro ao ser transformada.

O correto na redução de custos é investir em áreas qualificadas e que otimizem suas vendas, gestão, produção e etc. Ou seja, irá investir corretamente e obter um resultado satisfatório, o que parece básico mas não acontece em muitas empresas, que simplesmente cortam o máximo que podem, e por consequência não obtêm os resultados esperados, fazendo com que o baixo investimento não seja um ” investimento” mas sim um desperdício.

Um exemplo de desperdício que poderia ser otimizado é o alto custo de comunicação, que poderia ser substituído por uma comunicação mais eficaz, que lhe ofereça mais resultados e menor custo.

Pode parecer apenas um detalhe, mas isso também faz parte de como gerenciar uma empresa com sucesso.

 

Gestão otimizada

 

Gerir uma empresa não é fácil. A atividade de gestão se compõe de muitos conceitos e técnicas. E uma boa maneira de como gerenciar uma empresa com sucesso são os softwares de gestão específicos para a indústria que podem melhorar sua rotina, como o eGestor, ContaAzul, entre outros.

Fique atento a novas práticas que nascem constantemente e devem ser incorporadas ao processo produtivo. Revise a periodicidade das fases produtivas. Não deixe que materiais se acumulem, que pessoas e máquinas fiquem ociosas. Para lhe auxiliar é importante delegar a responsabilidade de gestor a profissionais altamente capacitados, para que os mesmos possam garantir que o planejamento possa ocorrer conforme esperado.

Observe e otimize a linha de produção, algumas práticas podem ser adotadas, como o apoio de softwares como:

 

  • Kanban: mapeamento de produção de componentes, originalmente baseado em cartões coloridos, que possibilita programar a fabricação de lotes na medida em que se aproxima a hora de sua necessidade. Tendo evoluído desde a década de 1980, atualmente pode ser compartilhado on-line, com a vantagem de evitar o extravio dos cartões.

 

  • Just-in-Time: Evoluído a partir do Kanban, gerou esquemas de otimização de estoques, minimizando custos de componentes sem uso, área de estocagem etc. Igualmente disponível em versão gerida online, possibilita assegurar o cumprimento de prazos de modo a evitar desencontros.

 

  • ERP (Planejamento de Recursos Empresariais): Tirando partido dos imensos recursos de processamento existentes atualmente, possibilita monitorar a totalidade de recursos necessários para uso de uma empresa, além de gerar relatórios gerenciais na medida da necessidade de cada setor.

 

Competitividade

 

Como dissemos anteriormente, a concorrência é algo saudável, porém, o excesso pode ser prejudicial.

Em alguns segmentos, a oferta está tornando-se saturada, e isso dificulta que sua empresa possa prosperar ou até mesmo obter um faturamento satisfatório.

E uma excelente opção para os que desejam saber como gerenciar uma empresa com sucesso, é investir em nichos. Ou seja, nichos são segmentos com baixa competitividade (Ex: Seguro para paraquedista).

Mas se não houver a possibilidade de explorar novos segmentos, uma opção que pode optar é pela diferenciação, ou seja, seu produto pode até ser igual ou semelhante ao da concorrência mas a sua empresa não. Você pode oferecer serviços que lhe diferenciem da concorrência, um plano de fidelidade para os clientes, uma garantia estendida, e até mesmo se destacar pelos preços.

Contudo, vale ressaltar que um mercado para ser explorado é o digital. É fundamental que sua empresa esteja inserida no ambiente online. Mas veremos sobre isso mais abaixo

 

Inovação

 

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jack welch (Ex Ceo da GE) já dizia para sua empresa “Mude ou morra”.

Grandes empresas se consolidaram no mercado apostando nas inovações, acompanhando a mudança de hábito dos consumidores e investiram em novas opções para atingir o público.

Por outro lado, existem empresas que pecaram ao ignorar as mudanças dos consumidores e estagnaram. Um dos exemplos mais conhecidos deste cenário é a Kodak, que embora seja precursora da máquina digital, não se atentou às mudanças mercadológicas, sofrendo um grande prejuízo que quase levou a marca a extinção.

Buscar novas alternativas, pesquisar sobre seu público-alvo, analisar novas formas de comunicação, e inovar é fundamental para aqueles que desejam saber como gerenciar uma empresa com sucesso.

 

 

Marketing digital

 

Atualmente 67,2% dos profissionais de marketing planejam aumentar seu orçamento para o marketing digital, e segundo dados da Webdam.com, a previsão de investimentos em mídias digitais para 2019 é de ao menos 15 bilhões de reais.

Por isso é imprescindível investir corretamente em técnicas e conceitos do marketing digital, é importante que sua empresa invista em um:

 

  • Site responsivo;
  • Marketplace segmentado;
  • Conteúdo de qualidade;
  • SEO;
  • Redes sociais;

 

O marketing digital é fundamental para entender como gerenciar uma empresa com sucesso. Pois é um meio em que é possível mensurar suas ações, realizar um investimento de baixo custo, obter resultados satisfatórios, conquistar novos clientes, reforçar seu posicionamento, dentre diversas outras vantagens.

 

Conclusão de como gerenciar uma empresa com sucesso

 

Como dito no inicio do artigo, não existe uma fórmula para saber gerenciar uma empresa com sucesso, mas realizar um estudo do mercado, arranjar soluções para barreiras como a crise, entender que é necessário procurar inovações de abordagens, produtos e serviços é fundamental para que você possa ter maior autonomia para gerenciar com sucesso.

 

 

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