Como a impressão 3D terá impacto sobre os fornecedores

Durante décadas, os fabricantes têm usado a impressão 3D para a criação de protótipos e itens pequenos personalizados. Por conta disso, estamos todos conscientes de que a produção é mais inovadora e útil do que fazer selfies impressas em 3D.

marketing-digital-na-industria

O uso da tecnologia de impressão 3D está aumentando no setor industrial e com isso estão surgindo grandes melhorias no desenvolvimento de novos produtos, no ciclo do processo de produção (lead-time) e na personalização e eficiência do estoque.

No entanto, é a cadeia de fornecedores que estará entre os segmentos mais afetados da indústria.

Neste artigo você vai saber as respostas de perguntas como:

Conheça mais sobre a Impressão 3D

impressao-3d

Mas, então qual é a oportunidade aqui?

Com essa mudança, o custo de produção inicial e tempo de execução podem aumentar, mas o custo reduzido de imóveis e reparos compensam a diferença de trabalho que será paga em longo prazo.

E com mais impressoras 3D saturando o mercado, a demanda vai aumentar e por consequência os custos vão reduzir.

Graças às novas capacidades de impressão em 3D, o design está se tornando mais eficiente e menos componentes são necessários, resultando em uma cadeia de fornecedores mais barata em geral.

Esta mudança pode impulsionar a inovação?

Segundo previsão do estudo “Frost & Sullivan”, a impressão 3D vai aumentar a sua participação de mercado em 40% até o final de 2015.

Mesmo com este aditivo na sua história de fabricação, a impressão 3D ainda está encontrando seu lugar no mundo e ainda vai demorar um bom tempo para uma impressora 3D competir no mesmo nível de uma produção em massa.

Mas, trazer a impressão 3D na cadeia de fornecedores nesta época e analisar como ela pode melhorar o seu modelo de negócio e configurá-lo para o sucesso no futuro pode ser considerada uma chamada para a inovação.

Afinal, a história mostra que mudanças e crises muitas vezes oferecem mais oportunidades e recompensas do que pode parecer inicialmente.

Devemos tomar medidas de precaução?

medidas-de-precaucao

Deixando de lado a oportunidade de inovar mencionado acima, a resposta curta para esta pergunta é que ainda é muito cedo para saber se são necessárias medidas de precaução.

É melhor se concentrar primeiro no que a impressão 3D oferece que a produção em massa tradicional não faz.

Muito utilizado para produtos personalizados, a facilidade em automação e a “Internet das Coisas” (revolução tecnológica com o objetivo que conectar os itens cotidianos à rede mundial de computadores), as impressoras 3D permitem trazer isso para uma escala muito maior.

Com várias impressoras, produtos personalizados podem se tornar um negócio muito mais rentável, uma vez que atendem à demanda de itens exclusivos para cada cliente.

Além disso, a impressão 3D pode oferecer soluções para alguns problemas de fabricação em massa sempre apresentados.

Com o tempo, ele irá afetar o tempo das operações sustentáveis, o armazenamento e a entrega. O desperdício de material vai cair de forma drástica, limitando o uso de material para apenas o que é necessário.

As impressoras 3D podem fazer o trabalho de muitas máquinas, eliminando a necessidade delas, das enormes instalações de produção que ocupam e dos seus trabalhadores de montagem.

Por estes motivos, pode-se dizer que a impressão 3D é uma das tecnologias mais promissoras para o futuro da cadeia de fornecedores.

E você, já utilizou impressão 3D?

Deixe suas impressões nos comentários abaixo e aproveite também para compartilhar esse conteúdo com os seus amigos.

Depois de compartilhar o conteúdo, baixe o material abaixo para saber como levar a sua indústria ao sucesso.

marketing-digital-na-industria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *