Como melhorar a comunicação interna da sua indústria

A comunicação interna é um dos fatores mais importantes para qualquer empresa funcionar eficazmente. É importante saber como melhorar a comunicação interna da sua empresa.

É importante que os empregados sintam que podem facilmente se comunicar com os demais membros da equipe, bem como com a alta gerência, pois isso contribui para a produtividade e resultados globais.

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Como melhorar a comunicação interna da sua indústria

A lista inclui medidas práticas para que você saiba como melhorar a comunicação interna da sua indústria:

Torne acessível a informação padrão da empresa

Cada tipo de indústria possui seu próprio conjunto de conhecimentos e regras internas, que todos os funcionários seguem e entendem.

Pode levar algum tempo para aprender qual é a cultura da empresa e como ela faz as coisas, desde um protocolo para a preparação de documentos voltados a clientes até outros tipos de práticas.

Para uma boa comunicação interna é importante que os funcionários aprendam esta informação mais rapidamente, incluindo-a como uma parte da formação e do treinamento de seus funcionários. Essa é uma forma de como melhorar a comunicação interna da sua empresa.

Como melhorar a comunicação interna

Torne a Missão e Visão claras

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É muito importante que todos os funcionários entendam os valores da empresa e a missão da sua empresa, seja como parte de treinamento corporativo ou como um lembrete regular para os funcionários.

Quando os funcionários possuem uma total compreensão dos objetivos da empresa, eles se tornam muito mais capazes de se comunicar uns com os outros de forma mais eficaz, a fim de alcançá-los.

Fortaleça as conexões

A comunicação não deve ser melhorada apenas entre os membros da equipe que trabalham juntos. Os funcionários e seus gestores também devem ter uma relação amigável e saber como melhorar a comunicação interna.

Certifique-se de abordar isso durante os programas de treinamento de gestão. Gestores que se importam em conhecer os seus funcionários e estão dispostos a ouví-los vão achar mais fácil de se comunicar e manter a equipe sempre produtiva.

É importante que os funcionários se sintam confortáveis com os seus gestores. Um bom líder é aquele capaz de resolver as preocupações individuais de cada funcionário, desta forma eles se tornam mais propensos a se sentir conectados e trabalham melhor.

Crie um diálogo aberto

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Transparência é um dos fatores mais importantes para a melhora da comunicação interna de sua empresa. Com transparência todos os funcionários saberão como melhorar a comunicação interna.

Mantenha os funcionários atualizados sobre as mudanças, o progresso e os planos futuros. Isso pode ser feito através de um boletim informativo bimestral ou em reuniões da empresa.

Além disso, dê liberdade para que os funcionários se envolvam nessa discussão. Estimule perguntas e comentários, e mostre que todas as ideias são muito bem-vindas.

Os funcionários se comunicam bem quando eles sentem que têm um papel no caminho traçado pela empresa.

Incentive o compartilhamento de informações

Forneça uma plataforma online para que seus funcionários possam compartilhar conhecimento. Afinal, eles estão propensos a ler sobre novidades e tendências da indústria regularmente, por isso ofereça-lhes um lugar para compartilhar essa informação.

Com a oportunidade de mostrar o que sabem, o profissional se sente mais envolvido no projeto.

Esse compartilhamento irá criar mais energia e propósito por trás da comunicação, trazendo também informações valiosas que serão úteis ao negócio.

Ferramentas online de gerenciamento de projetos

Existem diversos tipos de ferramentas online que podem ser utilizadas para tornar a comunicação dentro de sua empresa muito mais fácil.

Essas ferramentas podem ajudar a acompanhar o progresso de um projeto para que todos saibam o que resta a ser feito e tudo aquilo que deve ser melhorado.

Enquanto a comunicação cara a cara continua sendo muito importante, ferramentas online podem ajudar nesse processo, economizando tempo e ajudando a documentar o trabalho.

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Planeje eventos externos

Não necessariamente a comunicação da empresa deve ser feita apenas internamente. É importante criar oportunidades para os funcionários se encontrarem fora do escritório.

A comunicação, para ser verdadeira, necessita que os funcionários da empresa conheçam realmente uns aos outros.

Planeje um evento ou um happy hour depois do trabalho. Isso também dá aos funcionários algo pelo qual ansiar, o que pode facilitar um melhor engajamento e uma comunicação mais forte entre eles.

Agora que você já sabe como melhorar a comunicação de sua empresa, entenda um pouco mais sobre os benefícios que isso proporciona.

Benefícios de uma boa comunicação interna

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1- Credibilidade e Transparência:

Uma boa comunicação interna proporciona uma maior credibilidade à mensagem e  mais transparência à organização.

2- Informação rápida e precisa:

Para entender como melhorar a comunicação interna a agilidade é muito importante para qualquer empresa. Nada melhor que aproveitar as inúmeras ferramentas para atingir o maior número de pessoas em menos tempo.

3- Conhecimento da organização:

Uma comunicação interna eficiente apresenta aos colaboradores as principais ações e projetos da empresa, tornando a equipe bem preparada.

4- Pertencimento da equipe:

Informar aos seus funcionários, em primeira mão, o posicionamento, as políticas e novidades da empresa geram o engajamento da equipe, que se sente “parte integrante do negócio”.

5- Oportunidades de destaque profissional:

Por meio de ações de comunicação interna é muito mais fácil que a empresa conheça os colaboradores que mais se destacam em determinadas áreas. As premiações, promoções, mensagens de boas-vindas a novos colaboradores inspiram e incentivam os demais membros da equipe.

6- Alinhamento e Motivação:

Em qualquer tipo de indústria, quanto mais bem informados forem os funcionários sobre as principais ações, objetivos e estratégias da empresa, mais motivados ficarão no desempenho de suas tarefas e mais forças serão somadas para conseguir alcançar esses objetivos.

7- Troca de conhecimento:

Interação é um ponto chave para a eficácia da comunicação. Mais que levar informação aos seus funcionários, a comunicação interna possibilita um feedback da equipe, que, por sua vez, auxilia no direcionamento de outras ações no futuro.

8- Minimização dos efeitos de crises:

Quanto melhor funcionar e quanto mais você souber como melhorar a comunicação interna, menos impacto negativo haverá em casos de crises – que, inclusive, podem ocorrer em qualquer organização.

9- Potencialização de resultados positivos:

A comunicação interna, quando bem estruturada, é capaz de impulsionar e fomentar os ganhos para a organização.

10- Clima organizacional positivo:

A troca de informação não deve ser feita apenas no âmbito funcionário-empresa. A comunicação interna contribui também para ampliar as relações interpessoais, criando um clima de cooperação, interatividade e amigável.

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