Como aumentar a produtividade com as tecnologias disponíveis

 

Produtividade é uma preocupação muito ligada à otimização de processos: sua empresa produz, divulga e entrega (vende). A partir daí, caso exista a possibilidade de investir em novos mercados, o ideal é que sua empresa se agarre à oportunidade, o que auxiliará positivamente no aumento de produtividade com tecnologias disponíveis.

 

como melhorar a produtividade

 

Assim como a otimização de processos, a competitividade de uma empresa, muitas vezes aponta para a linha de produção dela. A economia de centavos pode ser revertida na possibilidade de aquisição de diversos lotes, definindo, no fim, as margens de lucro que lhe possibilitarão acenar com preços ideais para os potenciais clientes.

 

Isso porque a frustração das expectativas de lucros induz reajustes de preços dos lotes futuros, espantando os clientes, que buscam na concorrência preços mais acessíveis e, muitas vezes, entrar em uma concorrência sem certeza de cumprir prazos e margens, gera desgastes que dificultam a estabilização, a rentabilidade e a competitividade, que, estas sim, permitem manter a carteira de clientes.

 

Para agilizar tanto as linhas de produção quanto as atividades técnico-administrativas, seguem algumas dicas de como melhorar a produtividade e a eficiência da sua indústria:

 


 

Deixe que softwares realizem a gestão de processos de alta complexidade

 

software-de-gestao-empresarial

 

Quando o número de variáveis aumenta demasiadamente, a gestão fica complexa até mesmo para os mais experientes especialistas, caso seja necessário fazer uma análise manual e detalhada.

 

Para evitar problemas desse tipo, você deve saber como melhorar a produtividade e a eficiência na sua indústria e, para auxiliar nisso, existem programas que, associados à automação industrial, possibilitam detectar gargalos, transformando-os em pivôs das demais operações, determinando prazos ótimos de estocagem e as sequências de operações.

 

Alguns softwares lidam com cálculos de variáveis como a OEE (Overall Equipment Effectiveness),por exemplo, que leva em conta os períodos em que os equipamentos de fato produziram, em comparação com os períodos planejados, bem como a velocidade efetiva em comparação com a idealizada, e ainda, o índice de qualidade dos produtos em relação ao total fabricado.


 

Utilize ferramentas de gestão administrativa

 

Agilizar a gestão e o planejamento de como melhorar a produtividade e a eficiência na sua indústria é uma das formas de resolução de problemas que se manifestam. Dentre elas vemos o encurtar do caminho entre a necessidade de contato para a decisão de fechamento de negócio junto com o cargo que tem voz ativa para isso.

 

Para isso, vale conversar com a equipe de TI para que eles possam colocar ferramentas à disposição dos profissionais.


 

Compartilhe documentos

 

Ganhe tempo e poupe recursos financeiros utilizando as ferramentas de compartilhamento disponíveis como o Google Drive ou o OneDrive, por exemplo.

 

Além de evitar a coexistência de diversas versões de um mesmo documento, são fáceis de serem acessadas, não precisam de licenças específicas e todos conseguem enxergar as modificações realizadas durante um projeto.

 

Ainda é possível guardar o histórico das modificações realizadas como referência em pastas com acessibilidade restrita.


 

Utilize redes corporativas

 

As redes sociais possibilitam a conexão entre pessoas envolvidas em projetos que envolvam diversos departamentos, limitando o trânsito informações aos assuntos pertinentes.

 

Além disso, elas viabilizam a geração de trabalhos com colaboração concomitante, garantindo acompanhamento de atendimento com clientes ou fornecedores.

 

Essa é uma das melhores formas de como melhorar a produtividade e a eficiência na sua indústria, justamente por estreitar relações e não obter custos para isso.


 
Os segredos para o sucesso


 

Invista no acesso móvel

 

Trabalhe de onde estiver sem precisar sair do lugar, através de plataformas digitais, por exemplo.

 

O acesso aos documentos possibilita edição e manutenção independentemente de distância e horário, sem importunar funcionários ou interromper as rotinas da empresa. Tudo isso sem gerar cópias físicas, o que ajuda no faturamento do negócio também, pois é possível fazer economia de gastos assim.


 

Técnicas tradicionais de produtividade

 

Existem quatro técnicas tradicionais consagradas que são muito importantes para entender como melhorar a produtividade e a eficiência na sua indústria. Parte delas desenvolvidas no Japão.

 

Essas teses de origem japonesa, permitem identificar, continuamente, fontes de desperdícios, ou alternativas de evolução (Kaizen). Vale até mesmo para os desperdícios pontuais: considere que tudo que você não economizar (ou não reciclar) hoje, um dia poderá faltar para o seu filho. Esse é o foco da cultural oriental, utilizar os recursos de hoje, mas sem esquecer das crianças que estão por vir e o que terá disponível para elas.

 

Filosofia 5S

 

Essa filosofia formou-se no pós-guerra japonês, a partir de cinco palavras, cujos sons se iniciam com o som da letra S.

 

Foram traduzidos para o Português como os cinco sensos, ou cinco práticas, ou cinco rotinas.São elas: rotina de utilidade (proveito), rotina da ordem (organização), rotina da limpeza (higiene), rotina da saúde (ou sanidade, cultura física), e rotina da autodisciplina (ou o exercício do cargo assumido).

 

A rotina da utilidade nos orienta quanto ao que deve ser guardado para uso e o que deve seguir para descarte ou reciclagem: algumas decisões são simples, como é o caso de produtos vencidos ou alterados e circuitos eletrônicos defeituosos ou sem uso; já na questão de itens em bom estado, são os próprios japoneses que nos dão algumas pistas: papéis, documentos e registros que não consultamos há mais de 6 meses provavelmente não mais nos fazem falta. Lógico, bom senso e discernimento são sempre válidos. Nada de radicalismos.

 

A rotina da organização é mais simples: um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar.

 

As rotinas da saúde e da higiene são conceitos de preservação, e estão diretamente ligadas à organização, pois depois de se estabelecer uma linha organizacional é necessário desprender certo esforço para que ela se mantenha, a evolução só é evolução se for constante. Resta aplicar esses conceitos à empresa e ao dia a dia do serviço, visando melhorias possíveis e viáveis.

 

O exercício da autodisciplina e das funções profissionais é a chave para evolução, para a correção de imperfeições, para a visualização de gargalos, para a otimização de processos e para entender como melhorar a produtividade e a eficiência na sua indústria.

 

Com toda a aparente saturação do mercado japonês, o país ainda apresenta índices de melhoria de produtividade superiores aos obtidos na Alemanha, por exemplo.

 

Gestão de ativos pela NBR ISO 55000

 

O NBR ISO 55000 é um fluxograma de tomadas de decisão sobre ativos, inclusive equipamentos, quanto à vida útil e a caducidade, seja por idade, seja por obsolescência, seja pela valia econômica.

 

Gestão de ativos pela maximização dos períodos funcionais é a chamada MPT, Manutenção da Produtividade Total.

 

Além das manutenções corretiva e preventiva, a manutenção preditiva é a mais eficaz na conservação de equipamentos. Corretamente realizada, detecta tendências a defeitos enquanto ainda estão incipientes, virtualmente inaudíveis e indetectáveis aos sentidos humanos e à diagnose de desempenho.

 

A manutenção pode então ser programada com antecedência, minimizando os impactos sobre a produção e sobre os prazos comprometidos, ajudando em como melhorar a produtividade e a eficiência na sua indústria.


 

Potencialize a sua produção e sempre busque formas de como melhorar a sua produtividade

 

Para se obter mais mercado é preciso otimizar seus processos e aumentar a sua produtividade, só assim você estará preparado para um novo desafio.

 

Portanto, comece a melhorar a produção do seu time e, para isso, é válida a utilização de softwares de gestão e compartilhamento de documentos, além da necessidade de desprender um certo tempo, para a análise das condutas internas da empresa. Muitas vezes é possível adquirir uma melhora simplesmente modificando alguns hábitos como aumentar a produtividade com as tecnologias disponíveis, o que pode ser muito mais fácil do que o imaginado, basta um pouco de estratégia.

 

Os segredos para o sucesso

 

Gostou do artigo sobre como melhorar a produtividade do seu negócio? Compartilhe também com seus amigos nas suas redes sociais preferidas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *