Entenda o que é gestão da qualidade total e saiba como aplicar essa estratégia em sua empresa

A gestão da qualidade total, também conhecida como GQT, é responsável por ajudar diversas empresas a otimizarem sua produção e aumentarem seus lucros. Saiba como utilizar esta estratégia e alcance o sucesso no mercado industrial!

Tudo produzido no setor secundário é resultado de uma transformação, processo responsável por consumir energia e gerar altos custos.

Por isso, a eterna questão é conseguir produzir gastando menos, ou seja, maximizando o rendimento da fatura.

Nada de novo até aqui, exceto que qualquer problema que apareça no produto encarecerá os custos e reduzirá a margem de lucro.

Por este motivos, empresas como a Toyota adotaram a filosofia da qualidade total, ou GQT.

Esta prática consiste em exigir a responsabilidade pela qualidade do que é produzido e entregue a todos que trabalham na empresa.

Com isso, a mercadoria encomendada pelo cliente tem maiores chances de ser qualificada.

Isso porque será produzida dentro das especificações e será entregue no prazo.

E aí, quer saber como aplicar esta estratégia em sua indústria?

Então confira os tópicos abordados em nosso conteúdo e melhore agora mesmo a produtividade da sua empresa!

Seus clientes sempre em primeiro lugar

Para atender ao cliente da empresa, é essencial entender a extensão do pedido.

Isso porque fazer menos que o prometido pode ser interpretado como má fé e fazer a mais pode ser visto como desorganização.

Por este motivo, procure detalhar cada aspecto citado ou combinado com o cliente.

Em caso de dúvidas ou inviabilidades, procure resolver na medida do possível dentro do perímetro da empresa.

Além disso, conscientize seus colaboradores que, em caso de dúvida, devem sempre perguntar e jamais ignorar.

Para quem deseja entender o que é gestão de qualidade total, é fundamental ter a consciência de que essa é uma tarefa para todos os colaboradores.

Qualidade ou qualidade Total?

Um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer empresa é colocar as pessoas certas nas funções certas.

Com cada um ciente de suas funções, são maiores as chances de obter qualidade em todos os processos.

A prova disso é que há séculos, mesmo sem utilizar o conceito da gestão da qualidade total, as empresas já usavam fluxogramas para produzir e faturar.

Porém, somente há poucas décadas, o problema de assegurar a qualidade passo a passo foi de fato planejado.

Para termos um exemplo de aplicação da gestão da qualidade total, iremos usar o seguinte exemplo:

O cliente entra em contato e expõe o seu problema; o vendedor solícito descreve como esse problema pode ser resolvido.

Após o consenso entre demanda e oferta, o vendedor deve gerar uma proposta técnica e comercial listando os detalhes fornecidos pelo cliente.

Depois disso, eles devem detalhar a solução escolhida pela empresa para resolver o problema.

Avaliação constante

De nada adianta o setor de vendas oferecer um produto se a produção não dispuser de recursos ou tecnologia para executar.

Neste aspecto, quanto antes uma informação como essa for divulgada, mais rapidamente serão adotadas as providências para a efetivação da infraestrutura para a conclusão do produto.

No caso de um produto seriado, esse tipo de surpresa é quase inexistente.

Porém, isto não impede que todos os que participam dos eventos possam apontar correções de rumo, como datas equivocadas ou taxas de produtividade inviáveis.

Isso porque quando foi concebida, a gestão da qualidade total visou a eliminação das surpresas, que invariavelmente se refletem em ônus para os custos.

Estes ônus podem se manifestar nas forma de:

  • Componentes defeituosos, faltantes ou incorretos;
  • Mão de obra para retrabalho ou recuperação;
  • Estocagem de componentes ou insumos por prazo superior ao planejado,
  • Atrasos nas faturas e nas quitações dos clientes;
  • Fluxo de caixa da empresa subdimensionado.

Ou seja, quanto mais estiverem cobertas as surpresas, menores serão os impactos sobre os custos e mais seguras estarão a margem de lucro e a sobrevivência da empresa.

Analise seus processos

Aja imediatamente, assim que perceber alguma discrepância ou inconsistência.

Isso ocorre porque depois que o produto estiver concluído, os danos podem não admitir correção.

Este tipo de prejuízo pode ser causado por motivos como conjuntos inaceitáveis, funcionalidade inadequada e custo de recuperação maior que a receita a ser faturada.

Isto se chama transformar uma solução em um problema, transcendendo a produção até o limite da empresa, chegando a envolver até o cliente.

Aprendizado com base nos erros

Erros acontecem em qualquer empresa, seja qual for o seu tamanho.

Porém, evite persistir nas mesmas falhas e torná-las recorrentes em seu ambiente de trabalho.

Além disso, lute para transformar os erros do passado em um aprendizado para a empresa.

Afinal, o fundamental para compreender o que é gestão de qualidade total é analisar os processos para evitar a repetição de erros.

Mantenha seus colaboradores felizes e qualificados

Muitos enxergam funcionários como clientes, pois ambos precisam ser cativados e valorizados o tempo todo.

Porém, para mantê-los do seu lado e alinhados com a cultura da sua empresa, crie programas de valorização de desempenho e ofereça planos de carreira.

Além disso, também é indicado é importante é implementar uma caixinhas de sugestões:

Desta forma, você se surpreenderá com a quantidade de detalhes a serem aperfeiçoados e a economia possibilitada pela otimização de procedimentos.

Transforme a gestão de qualidade total em aliada da sua empresa!

Para se obter sucesso é preciso entender a fundo o que é gestão de qualidade total.

Isso porque toda empresa nasce com uma intenção: crescer e obter sucesso.

Porém, é necessário buscar maneiras de se desenvolver com baixos investimentos.

Apesar de muitos acreditarem que investir em qualidade seja desprender um capital desnecessário, é fundamental adotar um sistema de gestão eficiente.

Afinal, esta é a forma mais concreta de como destacar sua empresa.