9 maneiras de crescer rapidamente assegurando a qualidade

 

A época de crise é um severo teste para as indústrias, principalmente para as que não sabem investir em crescimento e assegurar qualidade ao mesmo tempo.

 

Isso, pois os custos de insumos e de infraestrutura crescem, os clientes escasseiam ou se retraem, e os que se manifestam, questionam condições até quando for possível.

 

como fazer sua empresa crescer com qualidade

 

Pensando nesse cenário, preparamos alguns possíveis passos para se pôr em prática visando um crescimento sustentado pela qualidade (e a sustentando) em seus produtos. Veja a seguir:

 


 

1) Busque aumentar seu faturamento

 

Você precisará da tranquilidade para planejar e equacionar cada etapa de crescimento do seu negócio, respondendo a seis perguntas clássicas: o que, quem, quando, onde, como, e quanto.

 

Isso, pois você precisa estar sempre ciente de o crescimento atrelado à qualidade do produto/serviço é o foco principal de tudo. Quando você sabe o que oferece, para quem oferece, quando oferece, onde oferece, como oferece e por quanto oferece, você passa a ter noção completa do processo e a saber ser assertivo na sua demanda, podendo então aumentar o faturamento da sua empresa.


 

2) Saiba avançar ou retroceder sem se prejudicar

 

Avançar é essencial, mas perceber quando há necessidade de retroceder, revisar processos e matéria-prima e etc, também é fundamental para a saúde do seu negócio.

 

Por exemplo: No seu primeiro lote de produtos você já saberá se conseguiu domínio sobre eles, se deram resultados dentro dos custos esperados, se sua margem de lucratividade está preservada ou se algo precisará ser alterado. Essa é uma das melhores formas de como fazer sua empresa crescer com qualidade, pois você desde o início já consegue avaliar com cuidado as possibilidade de avançar fazendo uso de inovações e tendências de mercado, ou se o ideal é dar um passo atrás e corrigir o que ainda não está fluindo de forma positiva.


 

3) Linha de produção de qualidade

 

Para dispor de uma linha de produção coerente com os conceitos mais recentes de produção e qualidade, é esperado que seu produto deixe a linha completa e totalmente funcional. Este conceito é preenchido a partir do ciclo PDCA (Planeje, Execute, Confira e Aja), termo em inglês com foco no controle do seu ciclo de qualidade de produtos. Nessa metodologia, a autorização para cada ciclo de produção seguinte depende totalmente do que o antecedeu.

 

Caso um produto apresente alguma inconformidade, é muito importante parar tudo imediatamente até que seja feita a identificação do fator que gerou o problema. Após isso, elimina-se esse fator caso necessário, voltando-se ao PDCA em seguida. Esta é uma garantia contra uma linha de produção falha. Enquanto esta certeza não retornar, seu processo deve continuar paralisado. Essa é uma das principais formas de como fazer sua empresa crescer com qualidade.

 

como-maximizar-os-resultados-da-sua-industria


 

4) Administre atentamente como acontece o aumento de sua produção

 

Avalie cuidadosamente se a expansão da sua produção não lhe gerará descontinuidades ou quaisquer outros problemas, desde alterações de classificação fiscal da empresa ou da produção, até à necessidade de homologação de novos fornecedores, por exemplo, seja porque os homologados tenham chegado ao limite da capacidade, ou porque eles tenham como política não se limitar a poucos clientes.

 

Outros problemas podem aparecer, como o zoneamento do bairro em que sua empresa teve origem: a expansão pode implicar automaticamente na mudança de local, com todas as implicações para a logística da empresa e dos funcionários. Provavelmente, devem existir alternativas técnicas que minimizem esses impactos e são questões a se avaliar a priori.


 

5) Aumente sua carteira de clientes

 

Para que você possa ter a escala como fator positivo, você tem duas alternativas:

 

  • 5.1) Aposte no mercado aumentando a produção e atraindo consumo com base em preços mais competitivos;
  • 5.2) Expanda as vendas buscando novos nichos e novos clientes.

 

Qualquer que seja a sequência que você escolher, resultará na expansão na carteira de clientes. Por isso, você deverá investir em penetração de mercado. Se a sua visão da oportunidade estiver correta, o que mais você precisa, para início de conversa, é se divulgar.

 

Caso você escolha se submeter aos cuidados de uma empresa de marketing digital competente e atualizada com o que existe de mais moderno no mercado, a divulgação pode lhe proporcionar retornos expressivos.


 

6) Eleja seu carro-chefe

 

Eleja produtos, ou uma série deles, que sua empresa tenha fluência, competência, domínio, e, na medida do possível, ofereça um diferencial. Dessa forma, você pode alavancar seu negócio.

 

Isto lhe permitirá expandir seus resultados e alinhar processos. Esta flexibilidade será essencial no momento de como fazer sua empresa crescer com qualidade, chegando aos patamares de sucesso.


 

7) Revise, identifique e elimine os problemas

 

Uma vez iniciado o processo de crescimento, situações imprevistas em produção ou tramitação de produtos podem se manifestar. É claro o problema que se inicia quando seus funcionários atrasam ou interrompem o processo por algum motivo, ao ponto de ser necessária a sua intervenção.

 

Uma das maneiras para acabar com esse problema é eliminar as fases que originaram o impasse, desde que não afetem o resultado do serviço.

 

Outra solução é quebrar paradigmas que dificultem a sistematização gerando novos procedimentos, documentá-los e divulgar as novas diretrizes na empresa.

 

A ideia é impedir que a empresa pare e fazer com que ela prossiga funcionando independente de qualquer coisa.


 

8) Invista na otimização dos processos

 

otimizacao-de-processos

 

Premie as boas idéias, aquelas que agilizam as tarefas, poupam insumos ou matéria prima, aumentam a autonomia dos processos, otimizam a logística ou o trânsito de pessoas e/ou materiais, aumentam a segurança e/ou salubridade de todos os envolvidos na fabricação e/ou uso dos produtos, melhoram a qualidade geral ou o acabamento.

 

Nesse cenário você pode também atrelar o útil ao agradável através do engajamento de seus colaboradores. Não entendeu? Crie, por exemplo, uma caixinha de sugestões, onde seus funcionários poderão inserir ideias de melhoria de processos e assim por diante.

 

Após isso, publique um ranking de resultados periódicos e organize uma pequena ocasião de premiação, se for o caso. Explique pessoalmente e em particular as sugestões inaplicáveis. Assim, todos entenderão como fazer sua empresa crescer com qualidade e você poderá engajar seus clientes internos passando a real ideia de que eles estão sendo ouvidos.


 

9) Invista em melhorias e diversificação no seu mix

 

Você já deve ter recebido questionamentos sobre seu produto por eles “quase” atenderem  às quais seus produtos “quase” atendem a determinada solicitação ou funcionalidade. Quando isso ocorre, além de lhe dar pistas para a diversificação e a provável demanda, lhe garante possibilidade de novos contatos, inclusive e-mails de usuários e isso é como se você dispusesse de convites para os contatos.

 

Sonde seus clientes, busque na internet formas de inovar, fidelize clientes e conquiste novos. Cada novidade lhe abrirá um nicho de mercado novo.

 

Para que todos entendam como fazer sua empresa crescer com qualidade lembre de incentivar sua equipe de vendas a analisar seu público-alvo e pedir todos esses valiosos dados, mesmo que somente para contato futuro.


 

Invista em como fazer sua empresa crescer com qualidade

 

Quando for estruturar o seu negócio, lembre-se que ele sempre tem possibilidade de crescimento, aliás um empreendimento de sucesso é planejado para isso desde o dia da sua inauguração.

 

Portanto, para obter crescimento constante em um curto período, é necessário realizar ações agora, pensando amanhã. Porém, não basta crescer, é importante sempre priorizar a qualidade de seus produtos e serviços, ou a concorrência poderá ser fatal.

 

Então organize seus processos, desenvolva seus produtos, atualize-se e prepara-se para se tornar uma grande empresa com alta qualidade.

 

como-maximizar-os-resultados-da-sua-industria

 

Gostou das dicas? Aprendeu como fazer sua empresa crescer com qualidade? Compartilhe com seus contatos nas redes sociais:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *