Guia prático de marketing digital para pequenas indústrias

O marketing digital consiste em um conjunto de iniciativas que as marcas, companhias, empresas e indústrias devem usar no ambiente virtual se tiverem o objetivo de aumentar as suas vendas.

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Mas, em primeiro lugar é importante entender alguns assuntos como:

O marketing digital tem se mostrado cada vez mais eficiente, se for realizada de maneira adequada, porque os modos e comportamentos dos consumidores passaram por muitas mudanças a partir da popularização da Internet.

Para que a sua indústria cresça ela tem que estar presente onde os clientes procuram. E é importante que você entregue para sua audiência um conteúdo que seja relevante, precioso, rico e instigante. O principal objetivo deve ser encantar o público a ponto de que ele deseje se relacionar com você.

Não são todas as ações de marketing online que serão adequadas ou ter o mesmo desempenho para qualquer nicho ou segmento de mercado.

Antes de planejar a sua estratégia, é necessário que você estude o que seria mais apropriado para o modelo e capacidade financeira que a sua indústria apresenta, para alcançar mais eficiência e foco em sua atuação na rede.

A partir disso, faça uma análise sobre quais as opções de marketing digital se adequam melhor em seu negócio.

Neste artigo vamos explicar como você pode identificar quais ações de marketing funcionarão melhor para a sua indústria.

Agora você aprenderá mais sobre tudo no guia prático de marketing digital para indústria e poderá decidir quais ações são melhores para a sua indústria.

Guia prático de marketing digital para indústria

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Estude seu público-alvo

Em primeiro lugar você deve definir quem é o público que você quer atingir com suas ofertas e o relacionamento que pretende nutrir.

Seu público alvo possui diversas demandas e expectativas. Você deve se aprofundar para conhecê-las a fundo, para que assim a sua indústria seja capaz de oferecer algo que seja considerado uma solução para aquelas necessidades.

Uma maneira efetiva de aumentar as vendas da sua indústria é entender quem é seu público-alvo, como ele se comporta, o que ele quer, o que ele busca na Internet antes de decidir sua compra.

Ao ter se abastecido com tantas informações importantes, vai ser muito mais fácil para você e sua equipe de colaboradores formarem os conteúdos e iniciativas de marketing para atingir tal audiência.

Aja de acordo com as necessidades do seu público, mas nunca deixe de analisar seus resultados. É este o principal indicador do que está dando certo (para receber mais incentivos) e o que está não está funcionando e deve mudar (para ser corrigido, sem grandes perdas de tempo ou dinheiro).

Teste e mensure os resultados

Da mesma forma que existe uma grande variedade de estratégias de marketing digital, como o e-mail marketing, marketing de conteúdo, publicidade on-line e publicações em redes sociais, por exemplo, existem também diversas métricas e análises para estimar o desempenho dessas ações.

É necessário trabalhar com as estratégias que sejam efetivas para os objetivos que a sua indústria deseja alcançar – levando em conta o seu potencial de investimento e o prazo que planejou para obter resultados práticos daquelas realizações na Internet.

Desta forma, você terá a capacidade de definir as opções de marketing digital que são mais propícias para o seu negócio seguindo esses dois parâmetros: o tempo da campanha e os custos envolvidos. Se você ainda não sabe muito sobre como isso acontece nas principais técnicas usadas, observe a seguir algumas indicações a respeito!

Geração de leads

Expandir sua base de contatos é um dos fatores mais importantes para o crescimento de sua empresa, isso pode parecer óbvio, mas diversas empresas não investem nisso.

Uma dica importante é realizar a produção de ebooks, white papers, webinarios e diversos outros conteúdos que podem aumentar sua base de leads. Além disso, criar uma newsletter também é outra forma bastante prática e barata de ampliar sua lista de e-mails.

Vale a pena lembrar que a sua base de contatos é o bem mais valioso de seus esforços digitais. Pois é a partir desses contatos que as suas vendas aumentarão.

Marketing de conteúdo em blogs

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Uma das formas mais eficientes para atrair novos usuários para o site da sua indústria é a geração de conteúdo. Mas não se trata de qualquer conteúdo. Esse conteúdo deve ser criado pensando nas dúvidas e necessidades dos seus clientes e na etapa em que ele está no processo de decisão com relação à compra.

A publicação de conteúdo relevante tem baixo ou nenhum custo para a empresa. Além disso, o conteúdo gerado tem a vantagem de poder ser utilizado também para futuros clientes. No entanto, esta estratégia de marketing digital para indústria é um pouco demorada, especialmente desenvolvida para a manutenção dos relacionamentos com o seu público.

Esta é uma excelente forma de demonstrar os seus conhecimentos no segmento, ganhar autoridade no mercado e impulsionar seu SEO (Search Engine Optimization) com palavras-chave. Mas lembre-se que a criação dos conteúdos exige um compromisso significativo de tempo para elaborar e publicar esses materiais.

Presença nas redes sociais

As redes sociais são um dos principais canais que a sua indústria precisa estar, isso porque praticamente todos os seus compradores estão lá. Essa presença garante uma maior divulgação institucional da sua marca e dos seus produtos e serviços. Além disso, é um canal de comunicação direta com os seus potenciais clientes e consumidores atuais.

As redes sociais são fundamentais em qualquer tipo de estratégia de marketing digital para indústria. Marcar presença dentro da maior rede social do mundo atualmente (Facebook), com uma página corporativa ou uma fã page, é uma das melhores alternativas para interagir com seus clientes, melhorar sua lealdade, solicitar feedbacks e construir uma comunidade em torno de sua marca ou produto.

Não existe nenhum tipo de custo no recurso, mas grande investimento de tempo. As páginas de negócios bem sucedidos necessitam da monitorização regular e constantes atualizações de conteúdo.

Além do Facebook, o LinkedIn, Instagram, Google + e tantas outras também são canais acessíveis e devem ser utilizadas. Tudo dependerá do comportamento do seu público.

Páginas de Perguntas e Respostas

Existe uma grande variedade de websites que oferecem a oportunidade de responder a perguntas para perspectivas mais usuais e dúvidas sobre assuntos diversos. O mais utilizado e visitado no Brasil é o Yahoo! Respostas.

Quanto mais respostas você oferecer, mais rapidamente a sua indústria construirá uma boa reputação. Esta é uma estratégia assessória que exige monitoramento frequente, mas não há despesas envolvidas. Além disso, essas plataformas são muito boas para descobrir as dúvidas de seu público alvo e para tirar ideias para os posts e materiais ricos de seu negócio.

Serviços baseados em localização

O Foursquare e o Facebook Places podem lhe dar a oportunidade para aprender bastante sobre seus clientes, basta analisar os dados.

As ofertas especiais a partir desses serviços podem ser canais para a geração de novos clientes para o negócio. Geralmente, o investimento é baixo e os resultados demoram moderadamente para aparecer.

E-mail marketing

Uma das melhores ferramentas do marketing digital para indústria para educar e se comunicar de forma direta com seus potenciais clientes é o e-mail marketing que trata-se do envio de e-mails para uma lista de potenciais clientes que foram devidamente segmentados e autorizaram o seu envio, isso porque estes se interessaram pelos seus conteúdos, produtos ou serviços e deixaram seus e-mails no seu site.

Essa é uma das estratégias mais importantes para construir relacionamentos sólidos e longos com seus clientes, alcançando a fidelização.

Além disso, o e-mail marketing possui diversas métricas que podem ser analisadas, como por exemplo, taxa de abertura, taxa de entrada e a taxa de conversão. Dentro do marketing digital, essa é uma das melhores ferramentas, uma vez que é possível mensurar quase tudo e assim, redefinir padrões para suas campanhas.

Anúncios em mídias sociais

Os anúncios no Facebook, LinkedIn e Twitter, por exemplo, são muito fáceis de configurar e proporcionam ótimos resultados. É possível selecionar um público-alvo para as campanhas e outros interesses, tudo a preços razoáveis.

Uso de vídeos on-line

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O vídeo é uma maneira incrível de criar envolvimento com os seus potenciais clientes, além de melhorar o posicionamento de suas páginas nos motores de busca e o envolvimento com sua marca.

No entanto, é necessário que a produção de vídeos seja bem feita e tenha uma infraestrutura adequada.

Investir em marketplaces direcionados

O comércio pela internet já é uma realidade e é cada vez maior o número de pessoas que compram em sites e preferem o comodismo de não ter que sair de casa.

Devido a isso, existem muitas pessoas que afirmam que, se um negócio não tem presença na internet nos dias de hoje, é como se ele não existisse.

Pensando nisso, uma ótima opção para quem tem uma empresa, mas ainda não está presente no ambiente online e precisa do marketing digital para indústria: os marketplaces.

Esta plataforma pode ser encontrada em versões amplas, de produtos variados ou segmentados por nichos. Se você possui uma indústria é interessante que procure por um marketplace voltado apenas às indústrias.

Por possuir um público bastante específico, o setor industrial deve investir em marketplaces segmentados. Desta forma, será muito mais fácil da sua empresa e seus produtos serem encontrados.

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Benefícios do marketing digital para indústria:

  • Baixo Custo em Publicidade e Mais Flexibilidade

Uma das principais diferenças entre a internet e a mídia impressa é que você determina o quanto quer e pode investir em anúncios e qual o período que deseja fazê-lo.

Também existe a possibilidade de modificar seus anúncios e aperfeiçoá-los quantas vezes forem necessárias. Além disso, você alcança uma quantidade devastadora de potenciais clientes.

Isto não quer dizer que você não vai mais fazer uso da publicidade tradicional. É possível usá-la para informar aos seus potenciais clientes que o seu site existe e que eles podem encontrar soluções e informações valiosas.

  • Visibilidade da Marca

O alcance da internet é ilimitado, desta forma, é possível ultrapassar as fronteiras geográficas e atingir milhares de pessoas em todos os lugares do Brasil. Ou seja, com o marketing digital para indústria você não limita o seu negócio somente ao seu bairro ou cidade.

  • Aberto 24 Horas e 07 Dias por Semana

Nunca mais você deixará de vender para um cliente por que você está fechado. Nos feriados e fins de semana as portas do seu negócio continuam abertas para atender a todos.

Para isso é necessário que você forneça informações relevantes sobre os produtos, que seus visitantes procuram e que sua concorrência não fornece.

  • Tudo Pode Ser Mensurado

O controle dos resultados é essencial para saber se as ações de marketing estão funcionando. No Marketing Digital é possível mensurar cada ação e verificar os detalhes dos resultados de cada campanha feita.

A partir disso, a sua indústria sabe exatamente o que deve aperfeiçoar ou excluir do plano estratégico. Assim, é possível dar ênfase total às ações que possuem real retorno para o negócio.

  • Segmentação de Público-Alvo

Conhecer bem seu público-alvo é um fator de extrema importância em qualquer tipo de negócio. Através de diversas ferramentas online como, por exemplo, redes sociais e ferramentas de CRM, é possível mapear e segmentar seu público com muito mais precisão e rapidez.

Com esta segmentação, as suas vendas se tornam muito mais fáceis, pois você entende perfeitamente o que o seu cliente precisa e oferece a ele a solução ideal.

  • Melhora Sua Credibilidade

Ter um site significa se relacionar diretamente com seus potenciais clientes, mostrar seus serviços ou produtos e aumentar a confiança da sua empresa no mercado. Quanto mais engajado seu mercado alvo tiver, mais positiva será a reputação da marca e maior será o número de vendas.

  • Público fiel e cativo

Uma vez que você entra em contato com o público específico, as ações de marketing digital permitem que se conquiste essas pessoas por meio de conteúdo relevante e relacionamento via mídias sociais.

Dessa forma, a pequena/média indústria ganha em reconhecimento, altamente valorizado nos meios digitais. Além disso, é possível construir uma base qualificada de clientes, com e-mails, assinatura de blogs, feeds e seguidores nas redes sociais.

E então, o que você acha que poderia aproveitar em seu marketing digital, para conseguir mais clientes e obter mais vendas? Gostou do nosso artigo sobre marketing digital para indústria?

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