Como a segurança do trabalho ajuda no crescimento industrial

Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social, há mais de 700.000 acidentes anuais ligados ao trabalho, dentre esses, mais de 16.000 acabaram incapacitados permanentemente e quase 3.000 chegaram ao óbito. Isso interfere diretamente no crescimento industrial.

como-maximizar-os-resultados-da-sua-industria

Nas indústrias onde as operações exigem muito do esforço físico de seus colaboradores e com alto risco de acidentes, as implicações de tais lesões pode ser desastrosas. A cada ano, as indústrias e distribuidores perdem valiosos recursos em deslizamentos, quedas e outros acidentes que prejudicam a saúde dos funcionários e o crescimento industrial.

E que os obriga faltar ao trabalho, isso sem falar que as empresas precisam custear centenas de milhares de reais em pedidos de licença, afastamento e, principalmente, indenizações.

Se você tem uma indústria, fábrica ou qualquer instalação comercial, cuidar da segurança no trabalho não é apenas uma boa ideia: É essencial para o crescimento industrial!

Continue lendo este artigo para saber mais sobre:

Segurança nas operações industriais é muito mais do que apenas proteger os trabalhadores, embora seja sempre a prioridade. Promover a segurança em toda a organização também ajuda a otimizar a produtividade do trabalhador e impulsionar o crescimento da receita, tanto sobre a baixo como a longo prazo.

Como a segurança do trabalho e o crescimento industrial estão diretamente ligados

crescimento-industrial

Investimento nas pessoas

Não é nenhum segredo que a mão de obra industrial está envelhecendo e se aposentando, mas os jovens que estão entrando no ramo estão vindo com força total.

Para as empresas de fabricação e distribuição, é hora de começar a ganhar conhecimento da segurança do trabalho e saber tudo sobre o tema.

Em outras palavras, as empresas e indústrias precisam instalar um processo de transferência de conhecimentos entre os trabalhadores mais velhos e os mais novos, a fim de melhorar a prática de segurança, bem como impedir quaisquer ineficiências que possam diminuir a produtividade.

O investimento nos trabalhadores e na sua segurança requer algum tempo, recursos e atenção, mas cada centavo gasto tentando evitar um acidente é melhor do que qualquer despesa para lidar com os resultados de um possível acidente.

Salário dos quinze primeiros dias após o acidente, transporte e assistência médica de urgência, paralisação de setor, máquinas e equipamentos, interrupção da produção, destruição de máquina, veículo ou equipamento, danificação de produtos, matéria-prima e outros insumos, atrasos no cronograma de produção e entrega são alguns dos custos que acidentes no trabalho podem causar.

Organização

Existem diversas estatísticas sobre o tema, mas o que as estatísticas não mencionam é que muitos dos acidentes de trabalho poderiam ter sido evitados, em primeiro lugar com uma simples ergonomia.

Acidentes à parte, a organização também ajuda a aumentar a produtividade do trabalhador, no crescimento industrial, bem como melhorar seu ânimo.

Ao reduzir o esforço físico (ou seja, o levantamento ao nível do chão, esticando para alcançar cargas acima ou abaixo do nível do braço ou curvando-se por longos períodos de tempo).

Para alcançar o crescimento industrial é importante se preocupar com alguns fatores. A organização permite que os trabalhadores se concentrem no trabalho que acrescente valor e não na quantidade de esforço físico necessário para realizar uma tarefa.

O equipamento correto e bem organizado na linha de produção pode não só aliviar cargas pesadas e aumentar a amplitude de movimento para os trabalhadores, como também pode conduzir a ganhos de eficiência que se traduzem em lucro para sua empresa.

Automação

automacao-industrial

Treinamentos são a base de todo bom programa de segurança. Formação e reciclagem, não só lembram aos funcionários que eles precisam estar em segurança como também ensinam como trabalhar com segurança. E esse processo pode ser consideravelmente aumentado através da automação da segurança.

A automação pode ser um recurso valioso quando integrado em um processo de formação de segurança bem planejada, isso porque reduz a necessidade de trabalhadores em áreas de alto risco na produção.

Como resultado, os trabalhadores podem ser realocados para áreas onde eles possam ser mais produtivos e eficientes, alcançando o crescimento industrial cada vez mais rápido. Além do mais, as empresas podem reforçar a importância da segurança para os funcionários em toda a organização.

Com a utilização de sistemas automatizados e softwares inteligentes a indústria pode reduzir o deslocamento, a busca e o tempo gasto para a entrega de produtos em geral.

Esses são alguns meios para reduzir a tensão sobre um indivíduo, o que ajuda a aumentar sua produtividade e por consequência, o retorno da empresa sobre o investimento em seus funcionários. Todos os envolvidos saem ganhando.

Considerações finais

Com o grande número de acidentes, doenças e mortes que ocorrem a cada ano em operações de fabricação e distribuição, as organizações precisam priorizar a segurança no trabalho em todos os campos da produção. Promover operações mais seguras e eficientes, não só protege os trabalhadores, mas também aumenta o crescimento industrial e melhora a linha produção de uma empresa.

Se você quer saber ainda mais sobre como funciona a segurança do trabalho e o crescimento industrial, leia este artigo.

Aproveite para compartilhar esse conteúdo nas redes sociais.

como-maximizar-os-resultados-da-sua-industria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *