Torne sua indústria mais sustentável

Com o aquecimento global como assunto recorrente no início do século 21, as pessoas ficaram mais conscientes e passaram a dar mais importância aos valores sustentáveis. Agora é preciso entender que o consumidor passou a se preocupar mais com o mundo e abraça causas em defesa da saudabilidade e da sustentabilidade. É necessário saber como tornar sua indústria mais sustentável e se adaptar a este novo mercado, ou como já dizia Jack Welch (Ex-CEO da GE), “Mude ou morra.”

 

como-tornar-sua-industria-mais-sustentavel

 

Por isso, neste artigo vamos falar sobre como tornar sua indústria mais sustentável. Se atente nos tópicos abaixo e entenda melhor sobre este novo mercado e como você pode se adaptar a ele.

 

 

Marketing 3.0

 

Com esta nova geração de consumidores, o marketing teve de se adaptar para atender e entender as novas necessidades. É necessário deixar de tratar o seus consumidores apenas como compradores, e sim como pessoas que buscam muito mais do que carros por exemplo, elas querem produtos e serviços que proporcionem experiências e causam menos poluição ao planeta.

 

A proposta de valor é funcional, emocional e espiritual. O objetivo é fazer do mundo um lugar melhor. Com este conceito, o avanço da internet e a importância do relacionamento com o consumidor, surgiu o marketing 3.0, mais conhecido por também ser focado no posicionamento sustentável.

 

Devido a este novo cenário, as empresas começaram a dar maior importância ao sustentável. Algumas diziam que iriam plantar árvores por cada produto comprado, outras colocavam selos de “Não testado em animais”. E depois do escândalo das marcas de atum enlatado terem matado muitos golfinhos, a população deu preferência para as que possuíam o selo “save dolphin” (método de caça especialmente para atuns, evitando o risco de golfinhos serem caçados juntos por engano).

 

marketing-digital-na-industria

 

Conheça seus fornecedores

 

Para saber como tornar sua indústria mais sustentável, é importante começar pelos princípios mais básicos como a origem da sua matéria-prima. Por exemplo, não adianta você ter um posicionamento contra o desmatamento e o seu fornecedor ser acusado de trafico de madeira ilegal.

 

Muitas empresas já estão tomando cuidado com a origem da matéria, produção e etc. E um exemplo disto é a klabin (maior exportadora de papéis do País),  que tem uma política de gestão baseada em sua politica de sustentabilidade e nos princípios do FSC (forrest stewardship Council).

 

Quando existe a necessidade da compra de madeira, a empresa segue as orientações das normas referentes à madeira controlada e empreende seus melhores esforços para evitar
a aquisição das seguintes categorias

            • Madeira oriunda de exploração ilegal;
            • Madeira cuja exploração implicou na violação de direitos civis e tradicionais;
            • Madeira obtida de florestas nas quais o alto valor de conservação está ameaçado pelas atividades de manejo.

 

 

Como tornar sua indústria mais sustentável

 

conheca-seus-fornecedores

 

Você não pode exigir de um fornecedor um padrão que você mesmo não segue.

 

Para saber como tornar sua indústria mais sustentável, não é necessário investir uma fortuna. Simples ações como utilizar equipamentos mais econômicos, diminuir o desperdício, se for necessário retirar matéria-prima, pensar em um jeito de minimizar o impacto (como o reflorestamento), utilizar materiais biodegradáveis e que poluam menos, reaproveitar se for possível (como água da chuva para limpeza de chão e etc) já contribuem. É importante também que conscientize seus funcionários sobre a importância da sustentabilidade, tanto para o impacto ambiental como para se adaptar aos novos valores dos consumidores.

 

Claro que somente estas ações não tornam a sua empresa sustentável, mas já é um começo, e comunicar o seu esforço irá agregar valor em sua imagem.

 

Conclusão

 

Se adaptar a este novo conceito pode lhe resultar em economia de custos, pois alguns fornecedores certificados e confiáveis são definitivamente mais baratos do que uma ampla variedade de fornecedores que você usa de forma esporádica. A economia resultante no consumo consciente (luz, água) também pode contribuir.

 

Mas o fator principal é que os consumidores dão preferência para as marcas com posicionamento pautado nestes valores, e com isso, sua empresa pode ter uma imagem melhor,  conquistar a preferência do consumidor podendo até mesmo aumentar exponencialmente o seu faturamento. Para isso, é necessário realizar um planejamento estratégico que possibilite executar com sucesso as ações desejadas.

 

Muitas empresas perceberam a importância e passaram a ter maior preocupação com estes valores. Segundo relatório da empresa Trucost o números de empresas envolvidas em iniciativas de capital natural (quando os recursos naturais são vistos como meios de produção) cresceu 85% no ano de 2014.

 

marketing-digital-na-industria

 

Gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que todos saibam como tornar sua indústria mais sustentável:

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *