5 novas tecnologias da impressão 3D

Eu tenho uma confissão:  Antes de trabalhar com indústria, trabalhava com o mundo da impressão. Focando tanto tempo em novas tendências de impressão, o meu interesse nas melhores e mais recentes impressoras e processos 3D esteve sempre presente na minha história dentro da indústria.

Como você sabe, a popularidade de novos dispositivos de impressão 3D está impactando os fornecedores. Os últimos anos e avanços tecnológicos da impressão revelaram uma grande oportunidade de crescimento para a indústria – então vamos falar sobre as mais recentes e maiores tecnologias da impressão 3D.

Conheça as mais novas tecnologias da impressão 3D

Carbon 3D: CLIP Technology 

(Carbono 3D: Tecnologia Clip em tradução livre)

Um caso de tecnologia que poderia ser inspirado pela ficção científica, a tecnologia CLIP poderia parecer feitiçaria há alguns anos atrás. Se esta tecnologia for realmente adotada, o potencial de novos materiais é surpreendente, trazendo elasticidade e outras propriedades nos modelos. Além disso, o processo apresenta um aumento de 25x – 100x na velocidade de impressão, com um aumento de 1000x se esses novos materiais forem líquidos.

Finalmente, esta tecnologia irá ajudar a dinamizar o segmento digital de fabricação, permitindo um processo mais suave a partir de modelos CAD para a produção final. Se for aprovada, isso poderia tornar a impressão 3D uma solução ainda mais viável para o costume e as necessidades de produção em massa.

MIT’s Mediated Matter Group: G3DP

(Mediada Matéria do grupo MIT: G3DP em tradução livre)

Falando sobre novos materiais, o vidro pode ser o próximo destaque. Em colaboração com o seu Laboratório de vidro, o MIT está desenvolvendo um processo de impressão 3D de vidro inspirado pelo método de enrolamento tradicional. Feita para imprimir vidro opticamente transparente, toda a plataforma é baseada em um conceito de câmara aquecida dupla.  Este é um passo para alcançar a diversidade de materiais, e as ilimitadas possibilidades que a impressão 3D tem para oferecer à indústria e ao mundo.

Made In Space: Vacuum Additive Manufacturing

(Feita no espaço: Vácuo Indústria Aditivo em tradução livre)

Atualmente, a Made In Space está fazendo avanços para impressão 3D diretamente do vácuo do espaço. Embora eles ainda tenham que esperar um ano para fazer um teste adequado, o sucesso deste processo seria extremamente significativo, tornando a exploração espacial tão fácil quanto viajar o mundo.

U.S. Navy: 3D Printing Drones

(Marinha dos EUA: impressão 3D de drones em tradução livre)

 A impressão 3D está se tornando “mobile”, pode ser utilizada na terra, no céu e no mar, as possibilidades não param. A Marinha dos EUA está testando a capacidade da impressão 3D de imprimir drones enquanto estão no mar.

Não é a tecnologia que é inovadora, mas sim a sua capacidade de ser móvel, imprimindo drones prontos para serem utilizados em veículos e missões que necessitam disso.

Cultivate3D: The Beast

(Impressão 3D cultivada: A fera em tradução livre)

Com o aumento da popularidade e das tecnologias da impressão 3D, as empresas são capazes de realizar as suas ideias inovadoras sem gastar tanto dinheiro. A mais recente inovação é uma impressora 3D de desktop capaz de imprimir simultaneamente quatro objetos idênticos em até 10x a velocidade de impressão atual. Se amplamente utilizada, é um passo para os fabricantes produzirem em massa a partir da impressão 3D.

Gostou das novidades sobre a impressão 3D? Confira também como a impressão 3D impacta na indústria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *