Como a indústria pode inovar para conseguir mais clientes

Numa época em que as coisas estão mudando constantemente, as indústrias têm se desdobrado para tentar vender, no mínimo, o mesmo volume de produtos/serviços que vendiam antes da crise ter se manifestado, além de também buscar por formas de como atrair novos clientes.

 

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Sabemos que muitas vezes é difícil inovar em tempos de crise, mas não é impossível. É uma questão de saber reconhecer as oportunidades, ou até mesmo criá-las, através de planejamentos e visão de mercado.

As oportunidades podem se manifestar na forma de novas tendências, por exemplo, tecnológicas.

Vale entender que, assim como você, seus clientes estão buscando saídas em meio aos obstáculos da atual situação econômica.

Portanto, busque alternativas viáveis de custos e desempenho, para assim oferecer um produto de alta qualidade à um baixo custo. 

Para se atualizar e ter ideias de como atrair novos clientes para o seu negócio, navegue na web, veja o que os concorrentes estão fazendo, procure por sites de feiras do seu setor e assim por diante.

Você pode se surpreender com a quantidade de oportunidades que surgem no exterior e até se basear nelas como modelos para a sua empresa, por exemplo.

 

Confira abaixo algumas dicas de como sua indústria pode inovar para conseguir mais clientes:

 

1) Tenha a sustentabilidade como uma das características de sua empresa

 

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A exigência por produtos e processos sustentáveis está crescendo cada vez mais, isso porque os consumidores estão mais atentos às políticas sócio-ambientais das empresas.

Atualmente existe uma crescente consciência coletiva que preza pela proteção ao meio ambiente.

A preocupação com o aquecimento global, por exemplo, resultou na criação de uma série de produtos alternativos e menos poluentes, tanto no processo de produção quanto no momento de descarte.

Sendo assim, apostar nesse mercado em ascensão, para quem está em busca de fidelizar e captar novos clientes, é fundamental.

Isso, pois investir em sustentabilidade fortalece a imagem da sua marca, afinal isto é visto como um diferencial em relação a concorrência, já que ainda não são todas as empresas que focam nessa responsabilidade ambiental.

Se você ainda tiver  a felicidade de descobrir ou criar algo inédito, poderá lançar produtos por antecipação, ou até registrar patentes, e capitalizar a empresa pelo licenciamento.

 

2) Descontinuação de materiais geradores de prejuízos

 

Pelo menos em duas ocasiões, materiais usados largamente em indústrias acabaram condenados a remoção, descontinuação e descarte:

 

  • O amianto, por exemplo, identificado como fator causador de tumores;
  • Os gases CFCs, R12 e R13, os quais estão sendo substituídos por similares que não degradem a camada de Ozônio.

 

Vem ocorrendo o mesmo com agrotóxicos e o Chumbo Tetraetila, por exemplo.

Quando casos como estes surgem, aparecem também oportunidades novas de estudar como atrair novos clientes. 

Substituir ou descontinuar produtos que causam mal à saúde é uma forma de demonstrar ao consumidor que a empresa também se preocupa com a saúde dele.

Assim como no caso da sustentabilidade, essa atitude agrega valor à marca, o que gera mais credibilidade.

Isso naturalmente te fornecerá vantagem competitiva e, possivelmente, fidelizará consumidores.

Além dessas vantagens citadas, quando você substitui um produto por outro mais “sustentável”, você também economiza com gastos desnecessário, com descarte, por exemplo.

 

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3) Introspecção empresarial

 

Avaliar os próprios processos exige paciência, atenção e pensamento crítico.

É necessário conhecer o processo como um todo: desde a escolha e supervisão de matérias-primas, por exemplo, para produção, até o pós-venda.

Há sempre observações interessantes a notar: procedimentos inexplicáveis ou redundantes, tarefas e controles repetitivos, paradigmas que se incorporaram à cultura do produto.

Isso auxilia no investimento em melhoria de processos fazendo com que a sua qualidade de produto/serviço se eleve também.

Quando isso acontece, naturalmente os clientes ficam mais satisfeitos com sua entrega, gerando retornos positivos para a empresa.

Vale investir também na análise de procedimentos contábeis e/ou administrativos. O resultado pode ser uma grande redução de custos que o leve a superar a concorrência.

 

4) Melhoria de funcionalidades

 

Se você domina as funcionalidades do seu produto a ponto de vislumbrar melhorias, você deve tentar implementá-las.

Mesmo que você não disponha das tecnologias necessárias, você pode buscar sugestões na web e eventualmente trocar informações com outros industriais sobre possíveis formas de aplicar tais melhorias.

Você pode também pensar em terceirizar essa pesquisa, se julgar necessário. O resultado pode levá-lo à liderança do seu segmento e a um salto nos seus resultados.

Você poderá levar o seu produto aprimorado para teste com seus clientes e ver o retorno passado por eles.

Caso obtenha um retorno positivo, você poderá divulgar tal produto para com isso conquistar novos clientes. Caso a resposta seja negativa, análise quais foram as reclamações e utilize isso como guia para um próxima atualização.

 

5) Invista na divulgação do seu negócio

 

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O mercado é vasto, cabe às indústrias buscar visibilidade através de um trabalho de marketing e divulgação. A tarefa de como atrair novos clientes através de marketing necessita de dedicação.

Também pode ser terceirizada, se preferir. Ou então, vale contratar uma equipe focada somente neste trabalho.

O público de hoje têm interesse em conteúdos relevantes, não invasivos e diretos, principalmente no ambiente digital, o qual é uma tendência crescente de investimento.

Criar ou atualizar seu site da empresa é uma forma muito efetiva de se comunicar com seu público-alvo. Assim como investir nas redes sociais como Facebook, LinkedIn, Twitter e outros. Isso faz com que você estreite o relacionamento com seu cliente.

Vale analisar em quais redes sociais o seu público está, para assim investir em conteúdo de qualidade e gerar clientes em potencial. Isso te ajudará na busca e obtenção de novos clientes.

 

Inovação: O segredo de como atrair novos clientes

 

A sociedade se modifica com o passar do tempo e, com ela, a forma de consumo também. Para estar dentro das novas exigências do público é preciso sempre se atualizar e  inovar.

Lembre que o mercado está saturado, do mesmo modo que você, empreendedor, está em busca de novas ferramentas, seus clientes procuram produtos e serviços diferenciados.

Por isso, se você deseja encontrar novos clientes comece a mudança por você, ou melhor, pela sua indústria.

 

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