Como a “internet das coisas” pode mudar a sua indústria

Independentemente de como você chame, “internet das coisas”, “nuvem” ou “rede inteligente”, esse conveito se trata da conectividade, acesso e eficiência.

como-maximizar-os-resultados-da-sua-industria

Então o que é isto realmente? A “internet das coisas” é uma série de dispositivos inteligentes interligados. Você já ouviu falar do termostato inteligente Nest?

Continue lendo este artigo para saber mais sobre:

Esse é um exemplo de dispositivo inteligente, além de você poder controlá-lo pelo celular, ele também aprende a se autoprogramar baseado na sua atividade dentro de casa, condições meteorológicas atuais e outros fatores.

Como a “internet das coisas” pode mudar a sua indústria?

como-a-internet-das-coisas-pode-mudar-a-sua-industria

Imagine diversos dispositivos com essa capacidade. Até o ano de 2020 talvez isso aconteça,  com mais de 212 bilhões de dispositivos inteligentes conectados. Mas quais são os benefícios disso?
 

Benefícios da “internet das coisas”

 

Você será um melhor fornecedor

Maior acessibilidade aos dados e status do projeto podem simplificar o atendimento ao cliente, facilitam a comunicação e ajudam a obter maior produtividade ou atender pedidos mais rapidamente.
 

Você poderá economizar com os custos de operação

Se lembra do exemplo do termostato inteligente? Uma instalação equipada com dispositivos semelhantes seria importante para maximizar a eficiência de sua indústria em uma escala maior, não apenas para condições de temperatura.

Mas, para automatizar e otimizar seu uso de energia e garantir em tempo real que cada peça do equipamento esteja sendo usado com a melhor relação custo-benefício possível. O menor custo operacional é uma proposta atraente para os compradores.
 

A comunicação se tornará muito mais fácil

comunicacao-mais-facil

Com a “internet das coisas” a sua indústria não terá mais problemas com distância. Se você possui diferentes unidades ou parceiros em outras regiões e a comunicação é difícil, este novo conceito fará com que  ambas as instalações tenham acesso aos dados em tempo real, cada um podendo ajustar a produção e reagir aos problemas do outro, o mais rápido possível.
 

Você encontrará novas oportunidades para os seus produtos

Não apenas a sua empresa mudaria, mas dependendo do seu tipo de indústria você pode encontrar novas oportunidades e aplicações. A “internet das coisas” vai afetar diversos setores, na verdade já está afetando.

O setor medicinal, aeroespacial, automotivo, entre outros serão impactados por avanços tecnológicos, melhorando a segurança, saúde, eficiência e outros benefícios.

Claro que, com o aumento da conectividade vem o risco de problemas de segurança e privacidade – algo que qualquer fabricante de dispositivos inteligentes conectados terá de resolver.

Se quiser saber mais sobre o assunto confira também este artigo.

Você entendeu como a “internet das coisas” pode mudar a sua indústria? O que você acha sobre as possibilidades da “internet das coisas”? Existe a preocupação com privacidade, ou vale a pena investir?

Deixe seus comentários nos campos abaixo.

Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais abaixo.

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

como-maximizar-os-resultados-da-sua-industria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *