Os robôs estão tomando nossos trabalhos?

Você acha que os robôs estão tomando nossos trabalhos?

A resposta curta? Não

A reposta longa? Eles provavelmente vão mudar seu trabalho e mais provável que seja para melhor, mais simples, mais seguro, etc.

marketing-digital-na-industria

Como eu sei disso?

Historicamente, é o que sempre acontece nestes casos.

Interessante não é? Então continue lendo este artigo para saber mais sobre:

As mudanças que a internet proporcionou

mudancas-da-internet

A mudança é assustadora. Os pessimistas sempre vão prever o fim dos tempos quando uma nova tecnologia está surgindo e, possivelmente, até mesmo grandes revoltas. Isso começou no momento em que a palavra escrita era vista como um prejuízo para a memória.

Desde então, o mesmo argumento tem sido usado, mais recentemente, no contexto de como a internet está arruinando nossos cérebros.

Mas, se você olhar para cada nova tecnologia que surge, o propósito é melhorar a qualidade de vida. A palavra escrita e impressa nos permitiu começar a documentar e armazenar informações, que é diretamente responsável por tecnologias como o Google hoje em dia.

E o Google, embora possivelmente esteja encurtando a nossa atenção, abriu o mundo da pesquisa de forma fácil e acessível para todos e ainda auxilia os caminhos das pessoas em diversos momentos da vida.

A verdade é que muitos robôs estão sendo criados para assumir os trabalhos mundanos, não qualificados e perigosos. Os professores, por exemplo, não precisam de exames para serem professores, eles precisam de habilidades e informações para ensinar cada aluno. Um robô pode marcar esses exames a cada semana.

Engenheiros elétricos não precisam trabalhar em fios ligados e linhas de alta tensão para provar que são engenheiros elétricos. Eles podem dirigir drones ou outros robôs para atividades com possibilidade de choque elétrico.

E não vamos fingir que a melhor parte do seu dia é a importação de dados e relatórios. Não é, ele pode ser automatizado, e você pode usar o seu precioso tempo em outras funções.

O que o futuro nos aguarda?

O que o futuro imediato nos reserva é mais provável que seja uma parceria com os robôs. Criando posições híbridas onde estamos no controle de dados de monitoramento, processos, controle de qualidade e decisões de negócio mais emocionais. E essa ajuda vai nos auxiliar no alcance de um melhor equilíbrio.

Uma das maiores falhas até hoje com os robôs é que eles desconhecem quem está no seu entorno. No entanto, criar uma tecnologia que pode tanto nos ajudar, como nos manter mais seguros, tornou-se um enorme desafio para os engenheiros.

Independente disso, o mais recente relatório da Association for Advancing Automation (Associação para o Avanço da Automação, em tradução livre) diz que estamos tranquilos por enquanto. Durante os períodos de não-recessão de anos desde 1996, o uso de robôs na indústria estava associado com o aumento do emprego.

Então se você acha que os robôs estão tomando nossos trabalhos, por que uma pessoa sai?

robos-estao-tomando-nossos-trabalhos

Bem, basta pensar na enorme quantidade de empregos que surgiram desde 1996 que foram impulsionados pelos avanços tecnológicos.

Mídias sociais, economia compartilhada, smartphones, internet e muito mais foram eliminando alguns trabalhos e ofereceram novas oportunidades.

Uma outra coisa. Mesmo que os robôs estão tomando nossos trabalhos e estejam tirando os empregos, isso pode ser bom para a indústria. Todos os dias as diferenças de idades e habilidades se alargam e, eventualmente, para preencher algumas funções específicas e mais desgastantes não será mais necessário um ser humano.

O robô pode ser de grande interesse para nós, porque podemos gerenciar e aprender com ele. Esta nova relação que estamos criando com as máquinas se relaciona com os conceitos de “Internet das Coisas” (revolução tecnológica com o objetivo de conectar os itens cotidianos à rede mundial de computadores) e de “Geração Y” (conhecida também como geração do milênio, são as pessoas que nasceram após os anos 80 e que vivenciaram muitos avanços tecnológicos).

Por fim, robôs precisam de reparo. Robôs necessitam que alguém diga e dê o comando/direção do que eles devem fazer. Então, ao invés de se preocupar em perder seu emprego, seja a pessoa que vai, no futuro, gerenciar uma frota de robôs.

E você, o que acha da inclusão dos robôs na sua vida?

Imagem: filme Eu sou Robô

Deixe suas impressões nos campos de comentários abaixo.

Compartilhe esse conteúdo com sua rede.

E aproveita também para baixar o ebook com os 4 quatros para o sucesso da sua indústria.

marketing-digital-na-industria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *