Dados sobre marketing de conteúdo nas empresas B2B

 

Marketing de conteúdo tem se tornado a principal formas de atrair e encantar clientes e potenciais clientes. Muitas empresas estão se beneficiando com essa estratégia. Trouxemos alguns dados sobre marketing de conteúdo que provam a sua real efetividade para o mercado, inclusive para o industrial.

 

dados sobre marketing de conteúdo

 

Essa estratégia se torna extremamente importante, por conta do modo de consumo em que vivemos hoje. As pessoas antes de adquirirem um produto/serviço fazem pesquisas para encontrar o melhor custo-benefícios, procurando por diversos fornecedores, preços competitivos e maiores vantagens.

A riqueza de informações nos conteúdos divulgados e quaisquer outros dados que enriqueçam a decisão por determinado produto e/ou serviço são fundamental para se diferenciar nesse meio.

Outro ponto fundamental é que essa pesquisa é realiza na internet, geralmente, utilizando os principais buscadores, como o Google, Yahoo e Bing.

Tendo isso claro, torna-se fundamental que sua indústria esteja presente onde os clientes a procuram e da forma como elas procuram.

Levando tais pontos em consideração se torna fundamental estar presente no mercado digital e oferecer conteúdo de alta qualidade.

Portanto, para quem quer aumentar o volume de vendas, não pode deixar de utilizar o marketing de conteúdo em sua estratégia de marketing digital.
Existem alguns dados sobre marketing de conteúdo dentro do setor B2B realizado pela Content Marketing Report, que comprovam a importância deste tipo de estratégia, atualmente.

O estudo foi realizado a partir de 50 mil membros da comunidade B2B Technology Marketing, no LinkedIn e mostra, de acordo com os entrevistados, quais as estratégias de marketing de conteúdo que realmente funcionam, de que área são os profissionais responsáveis pelo conteúdo e como as empresas estão mensurando os resultados.

 

Com esses dados sobre marketing de conteúdo, ficará claro o porquê sua empresa deve investir nessa estratégia e como isso pode alavancar os resultados do seu negócio:

 

 

Dados sobre marketing de conteúdo para empresas B2B

 

O marketing de conteúdo, passou a ser ainda mais utilizado quando profissionais de marketing notaram o grande impacto de oferecer conteúdo de alta qualidade para seus leads (potenciais clientes). Atualmente, 71% das pessoas que trabalham com marketing B2B, usam o marketing de conteúdo para a geração de potenciais clientes.

Além da geração de novos prospects o marketing de conteúdo é uma grande ferramenta para fidelizar clientes. Tanto que 25% dos profissionais de marketing em empresas B2B já utilizam o marketing de conteúdo para reter seus clientes. Isso graças a utilização desses conteúdos em materiais educativos que são direcionados de forma personalizada aos clientes, visando sempre nutri-los com informações relevantes, gerando não só engajamento como também relevância.

 

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O conteúdo

 

Um dos dados sobre marketing de conteúdo que deve ser levado em consideração é de que 93% dos profissionais de marketing, em empresas B2B, criam seus próprios conteúdos do zero. Isso faz com que a empresa ganhe credibilidade e se posicione bem nas buscas orgânicas.

Além disso, 25% do conteúdo é produzido na própria empresa, ou seja, os profissionais de criação de conteúdo são internos. Porém, para algumas empresas é mais viável a terceirização dessa criação. Muitas vezes isso acontece por conta da equipe de marketing não ter uma pessoa específica com know-how suficiente para escrever textos de alta qualidade, relevância e que cativem o público, ou simplesmente não é possível que, internamente, uma pessoa fique focada apenas nisso, sendo assim, a terceirização é mais interessante.

Mas vale ressaltar a importância de se ter um profissional interno para a realização desses conteúdos, como você irá produzir materiais relacionados ao setor em que sua empresa atua, ter alguém de dentro ajudará na assertividade das informações levantadas dentro dos conteúdos.

Ter uma pessoa focada na criação de conteúdo, seja interna ou externa é fundamental para uma boa estratégia de marketing de conteúdo, porém, quase 50% dos profissionais de marketing das empresas consideram produzir conteúdos engajadores o maior desafio para essa geração de conteúdo. Por isso, antes de iniciar sua estratégia, avalie se existe alguém no seu setor capaz de criar um conteúdo rico em qualidade e informações relevantes, ou se será necessário contratar um alguém ou, até mesmo, uma agência para focar nessa tarefa.

 

As táticas

 

Para uma estratégia de marketing de conteúdo ser assertiva, algumas táticas são utilizadas para potencializar seus resultados. É o caso da utilização de depoimentos de clientes como ação efetiva. 89% dos profissionais que trabalham com marketing de conteúdo nas empresas indicam que utilizam essa tática em seus conteúdos.

Outro fator que pode te ajudar a alavancar seus resultados, é o estudo de casos de suas próprias ações e de concorrentes, 88% dos profissionais utilizam essa tática. Isso porque dessa forma é possível entender de que forma o mercado está atuando e quais são as possíveis melhorias a serem feitas na sua própria estratégia.

Dica: Produza materiais ricos!

 

40% dos profissionais indicam e-books como exemplo eficaz de marketing de conteúdo. Ou seja, produza materiais ricos. Produzi-los faz com que a sua empresa se torne uma referência em seu segmento de atuação.

Mesmo porque, 50% dos profissionais de marketing B2B utilizam conteúdos para se tornarem referência no mercado e educar seus leads e clientes, o que é fundamental para proporcionar possíveis fechamentos de negócio no futuro, ou seja, quando um potencial cliente avançar na jornada do comprador até a fase de fechamento.

 

As redes sociais

 

 

As redes sociais oferecem dados de marketing de conteúdo bastante interessantes para o mercado B2B.

Por exemplo, você sabia que 85% dos profissionais de marketing consideram o LinkedIn a rede social mais efetiva para a entrega de um conteúdo? Isso graças ao fato de ser uma rede focada no setor profissional e muitas empresas estarem presentes nela.

Além do LinkedIn, 73% dos profissionais de marketing B2B entendem que o YouTube é uma rede social bastante efetiva para a entrega de conteúdo, afinal essa é uma das redes mais populares.

Vale dizer que a produção de vídeos para essa ferramentas é o tipo de conteúdos mais terceirizada pelas empresas, pois é necessário não só uma pessoa focada na produção de um conteúdo de qualidade, mas também um profissional que saiba mexer com produção e edição de vídeo.

Porém, apesar do grande trabalho que esse material exige, os resultados são grandes, principalmente para o setor B2B. Tutoriais de utilização de produtos ou vídeos sobre curiosidades são muito utilizados dentro desse segmento.

Outra ferramenta muito importante para a disseminação de conteúdo na internet é o Facebook. Porém, apenas 39% dos profissionais consideram essa rede social efetiva. Sendo assim, vale realizar um estudo prévio para saber se de fato seus potenciais clientes estão inseridos nessa rede social, assim você não se esforçará em vão.

 

Métricas

 

Para, realmente, entender os dados sobre marketing de conteúdo, é fundamental você sempre analisar as métricas de suas ações e conteúdos divulgados.

Por exemplo, o tráfego de visitas e visualizações/downloads empatam em 63% como métricas chave para determinar sucesso de conteúdos. Sendo assim, fique de olho nesse dado, ele pode ajudar a determinar se sua estratégia está sendo efetiva ou não.

Não medir o resultado de suas ações é muito negativo, pois você jamais saberá se sua estratégia está sendo assertiva ou não, o que abrirá portas para a concorrência agir e tomar frente do mercado.

Atualmente, 5% dos profissionais de marketing B2B não têm métricas para determinar o sucesso de ações em marketing de conteúdo. Isso acontece, pois quase todos os profissionais já se deram conta de que investir em marketing de conteúdo sem metrifica-lo, é investimento perdido.

 

Agora você já sabe quais os dados de marketing de conteúdo que circulam no mercado e o motivo dessa estratégia ser tão requisitada.

 

O marketing de conteúdo te permite, ao invés de ser intrusivo, massante e irrelevante, ser procurado pelos seus potenciais clientes por conta da alta qualidade, credibilidade e relevância.

Tendo isso em vista, 82% dos profissionais de marketing B2B ainda aumentarão a produção de conteúdo de suas empresas.

Ou seja, disponibiliza parte de sua verba para investir no marketing de conteúdo, mesmo porque 20% das 50.000 empresas entrevistadas investem 20% do orçamento de marketing em marketing de conteúdo. Não fique de fora dessa tendência!

Ainda há muito campo a ser explorado no marketing de conteúdo. Invista nessa estratégia, continue acompanhando os dados de marketing de conteúdo para o seu setor e veja o sucesso do seu negócio chegar mais rápido.

 

 

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Espero que tenha gostado dos dados sobre marketing de conteúdo! Aproveite para compartilhar nas suas redes sociais favoritas:

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