4 p’s do marketing: entenda esse conceito e saiba como ele pode ajudar a sua indústria!

//4 p’s do marketing: entenda esse conceito e saiba como ele pode ajudar a sua indústria!

Por: . Publicado: 18 de maio de 2016 | Atualizado: 17 de setembro de 2018.

Os 4 p’s do marketing consistem em: produto, preço, praça e promoção. São esses os fatores que permitem que você desenvolva e realize um plano de marketing, fazendo com que a sua indústria cresça cada vez mais. Saiba mais sobre este conceito!

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Para definir seu posicionamento de mercado é necessário fazer uma análise do seu mix de marketing, ou como também é conhecido, os 4 p’s do marketing.

Esta avaliação irá permitir que você consiga alinhar corretamente todos os fatores fundamentais para a construção da sua estratégia.

Confira os tópicos que iremos abordar:

Quais são os 4 p’s do marketing?

Os 4 p’s do marketing são os pilares básicos de toda e qualquer estratégia.

Eles precisam estar obrigatoriamente alinhados, pois imagina se sua estratégia do P de promoção é baseado em liderança por custo total (baixo preço e lucro com a alta demanda), e sua estratégia de preço é baseada em valor (produto com custo mais elevado ao cliente).

Em primeiro lugar você deve pensar nas características do que está vendendo e entender as necessidades dos seus clientes (Produto).

Em seguida você deve estabelecer uma tabela de valores (Preço).

Depois disso, é necessário investir em uma dinâmica de distribuição e venda (Praça) e fazer com que os seus produtos se destaquem e ganhem visibilidade no mercado (Promoção).

O sucesso da sua indústria está justamente no equilíbrio destes 4 fatores, pois todos devem ser trabalhados para fortalecer o posicionamento.

Marketing de produto

O produto é a sua oferta (serviço ou produto) para o cliente.

Para definir o produto ou serviço é necessário entender as características do seu público-alvo.

Em relação ao cliente se atente às necessidades e como atendê-las, além de entender quais os desejos e como supri-los, como se diferenciar da concorrência e como e quando o cliente poderá usufruir.

Em relação ao produto ou serviço, se atente em quais serão as funções, qual a diferença para o da concorrência e qual tamanho, peso e benefícios

Estes são alguns fatores a serem levados em consideração, para que você possa organizar a sua estratégia de marketing de produto.

Marketing de preço

Um erro sobre esse pilar dos 4 p’s do marketing é achar que ele é o único responsável pelo seu faturamento.

Vale lembrar que somente a definição de preços não tornam a sua estratégia completa. É necessário alinhar os outros 4 p´s de marketing também.

O preço é, na verdade, o valor que será cobrado pela solução que você oferece.

Para definir a sua estratégia de preço é necessário se atentar ao objetivo do seu posicionamento.

O valor cobrado precisa estar alinhado, afinal, tudo é caro quando não se enxerga valor.

Não adianta você querer colocar um produto premium, a um preço com foco em valor se a praça for em uma região em que seu público-alvo não esteja presente e a população não tem condições de adquiri-lo.

O preço pode influenciar diretamente na percepção de qualidade do seu consumidor, por isso antes de defini-lo, se atente às seguintes questões:

Qual o preço da concorrência? Qual a classe e a renda do seu público-alvo? Qual o limite mínimo e máximo de preço?

Caso prefira, você pode calcular o preço por mark-up, que serve para indicar quanto do preço de seu produto está acima do seu custo de produção e distribuição.

Desta maneira você pode ajustar um preço alinhado a sua estratégia e que lhe permita saber a porcentagem de lucro em cima do seu custo.

Vale lembrar que não é somente a estratégia de liderança por custo total (baixo preço e lucro com a alta demanda) que torna o seu produto atraente.

Muitas vezes dependendo do seu posicionamento, isto pode até mesmo afetar a percepção de qualidade do cliente.

Por isso, segmente, analise e planeje antes de implementar qualquer estratégia.

Marketing de praça

A maioria das pessoas têm dúvida sobre esse pilar. Na verdade, talvez o nome não seja muito claro, mas praça pode ser entendido como ponto de venda.

Ou seja, é onde você irá vender/distribuir o seu produto ou serviço.

Este pilar é muito importante para a estratégia, pois é o local onde você irá vender para o cliente.

É necessário um estudo de mercado e segmentação de público-alvo para definir as melhores opções de local.

Afinal, não adianta ter um excelente produto, com uma excelente estratégia de preço, e estar sem um local de vendas eficaz.

Vale lembrar que o marketing digital entra como um meio extremamente importante.

Atualmente, os hábitos de compra dos consumidores passaram por grandes mudanças e é necessário que você e sua indústria estejam trabalhando de acordo com esses novos conceitos.

Ter presença na internet não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação para todas as empresas.

Isso lhe permite uma melhor segmentação, baixo investimento e possibilidade de alto retorno.

Marketing de promoção

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O marketing de promoção é o último dos 4 p’s de marketing.

É importante saber que este pilar não se resume somente em ações mercadológicas.

Na verdade, o conceito deste pilar se reflete no sentido de promover a sua marca ou as soluções que você oferece.

Por isso, faça com que a mensagem de marketing da sua indústria chegue até o seu público-alvo.

Existem diversos meios de promover a sua empresa, como o investimento em mídia impressa (jornais, revistas), eletrônica (Televisão, rádio), digital (internet); ações promocionais; eventos; e programas de relacionamento.

O marketing de promoção é toda e qualquer ação que sua empresa utiliza para informar, persuadir e lembrar os potenciais compradores de um produto ou serviço, com o propósito de fechamento de venda.

A importância do mix de marketing

Os 4p’s do marketing, também chamado de composto de marketing, são fundamentais para nortear o rumo da sua indústria.

É a partir desses fatores que você irá definir, não apenas um posicionamento, mas também a maneira de ser mais efetivo na conquista e manutenção de todos os seus clientes.

Sem estarem perfeitamente alinhados, não é possível estruturar corretamente seu planejamento e, consequentemente, ele não irá obter os resultados esperados.

Use este conceito para alcançar o sucesso!

Para que a sua estratégia seja vencedora é preciso estar constantemente atento às mudanças que podem influenciar diretamente os 4 p’s do marketing.

Essas mudanças podem se tratar de uma crise econômica ou até mesmo a entrada de novos concorrentes.

Portanto, você deve investir em uma equipe qualificada de marketing que seja capaz de alinhar à percepção do cliente ao posicionamento desejado.

Sabendo como alinhar seu composto de marketing, seu planejamento irá ter muito mais chance de sucesso.

Com isso, você poderá ter diversos benefícios, como vender mais e aumentar o faturamento.

2018-09-17T17:03:12+00:00

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