4 p’s do marketing: entenda esse conceito e saiba como ele pode ajudar a sua indústria

 

Para definir seu posicionamento de mercado, é necessário fazer uma análise do seu marketing mix, ou como também é conhecido, os 4 p’s do marketing. Esta avaliação irá permitir que você consiga alinhar corretamente todos os fatores fundamentais para a construção da sua estratégia.

 

 

 

Os 4 p’s do marketing consistem em: Produto, Preço, Praça, Promoção. São esses os fatores que permitem que você desenvolva e realize um plano de marketing, fazendo com que a sua indústria cresça cada vez mais.

 

 

 

Os 4 p’s do marketing– Conceito

 

Os 4 p’s do marketing são os pilares básicos de toda e qualquer estratégia. E precisam estar obrigatoriamente alinhados, pois imagina se sua estratégia do P de promoção é baseado em liderança por custo total (baixo preço e lucro com a alta demanda), e sua estratégia de preço é baseada em valor (produto com custo mais elevado ao cliente).

 

Em primeiro lugar você deve pensar nas características do que está vendendo e entender as necessidades dos seus clientes (Produto), em seguida você deve estabelecer uma tabela de valores (Preço), depois disso é necessário investir em uma dinâmica de distribuição e venda (Praça) e fazer com que os seus produtos se destaquem e ganhem visibilidade no mercado (Promoção). O sucesso da sua indústria está justamente no equilíbrio desses 4 fatores, todos devem ser trabalhados para fortalecer o posicionamento.

 

P de Produto

O produto é a sua oferta (serviço ou produto) para o cliente. Para definir o produto ou serviço é necessário entender as características do seu público-alvo.

 

Em relação ao cliente se atente às: Necessidades e como atendê-las, quais os desejos e como supri-los, como se diferenciar da concorrência, como e quando o cliente poderá usufruir.

 

Em relação ao produto ou serviço se atente em: Quais serão as funções, qual a diferença para o da concorrência, qual tamanho, peso, benefícios

 

Estes são alguns fatores a serem levados em consideração, para que você possa organizar a sua estratégia do P de produto

 

P de Preço

 

Um erro sobre esse pilar dos 4 p’s do marketing, é achar que ele é o único responsável pelo seu faturamento. Vale lembrar que somente a definição de preços não tornam a sua estratégia completa. É necessário alinhar os outros P´s de marketing também. O preço, é na verdade, o valor que será cobrado pela solução que você oferece.

 

Para definir a sua estratégia de preço é necessário se atentar ao objetivo do seu posicionamento. O valor cobrado precisa estar alinhado. Afinal, tudo é caro quando não se enxerga valor.

 

Não adianta você querer colocar um produto premium, a um preço com foco em valor se a praça for em uma região em que seu público-alvo não esteja presente e a população não tenha condições de adquiri-lo.

 

O preço pode influenciar diretamente na percepção de qualidade do seu consumidor, por isso antes de defini-lo, se atente às seguintes questões: Qual o preço da concorrência, qual é classe e renda do seu público-alvo, qual o limite minimo e máximo de preço.

 

Caso prefira, você pode calcular o preço por mark-up. Que serve para indicar quanto, do preço de seu produto está acima do seu custo de produção e distribuição. Desta maneira você pode ajustar um preço alinhado a sua estratégia e que lhe permita saber a porcentagem de lucro em cima do seu custo.

 

Vale lembrar que não é somente a estratégia de liderança por custo total (baixo preço e lucro com a alta demanda) que torna o seu produto atraente. Muitas vezes dependendo do seu posicionamento, isto pode até mesmo afetar a percepção de qualidade do cliente. Por isso, segmente, analise e planeje, antes de implementar quaisquer estratégia.

 

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P de Praça

 

A maioria das pessoas têm dúvida sobre esse pilar. Na verdade, talvez o nome não seja muito claro, mas Praça pode ser entendido como ponto de venda. Ou seja, é onde você irá vender/distribuir o seu produto ou serviço.

 

Este pilar é muito importante para a estratégia, pois é o local onde você irá vender para o cliente. É necessário um estudo de mercado e segmentação de público-alvo, para definir as melhores opções de local. Afinal, não adianta ter um excelente produto, com uma excelente estratégia de preço, e estar sem um local de vendas eficaz.

 

Vale lembrar que o marketing digital entra como um meio extremamente importante. Atualmente, os hábitos de compra dos consumidores passaram por grandes mudanças e é necessário que você e sua indústria estejam trabalhando de acordo com esses novos conceitos. Ter presença na internet não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação para todas as empresas. Pois lhe permite uma melhor segmentação, baixo investimento e possibilidade de alto retorno

P de Promoção

 

 

O último dos 4 p’s do marketing. É importante saber que este pilar não se resume somente em ações mercadológicas.

 

Na verdade, o conceito deste pilar se reflete no sentido de promover a sua marca ou as soluções que você oferece, fazendo com que a mensagem de marketing da sua indústria chegue até o seu público-alvo.

 

Existem diversos meios de promover a sua empresa, como o investimento em mídia impressa (jornais, revistas), eletrônica (Televisão, rádio), digital (internet); Ações promocionais; Eventos; E programas de relacionamento.

 

Existem dois tipos de programas no marketing de relacionamento:

 

Frequência: Possui baixa diferenciação na oferta, é executada para converter os clientes e os convencerem a comprar os produtos ou utilizar os serviços da empresa. Um exemplo disto são os cartões de supermercado, do qual você acumula pontos para trocar, ou aquela % de desconto em uma empresa para quem baixar seu aplicativo, e etc



Lealdade: É utilizado em segmento de nicho ou quando o investimento é muito alto (como Harleys touring no valor de R$80.000 para homens de meia-idade), e permite maior personalização, presenteando o cliente para gerar simpatia e preferência pela marca. Para isso é preciso entender bem o perfil do cliente, e fazer com que ele sinta-se especial. Como por exemplo a Fiat que presenteou seus cinco melhores compradores com entradas exclusivas para ver os lançamentos do salão do automóvel em uma data reservada para convidados especiais (que iriam ver antes das outras pessoas).

 

O P de promoção é toda e qualquer ação que sua empresa utiliza para informar, persuadir e lembrar os potenciais compradores de um produto ou serviço, com o propósito de fechamento de venda.

 

 

Mas por que os 4 p’s do marketing são tão importantes?

 

Os 4p’s do marketing, para alguns, pode ser apenas um detalhe, algo que pode ajudar, mas que não é tão essencial assim, exatamente por parecerem fatores muito óbvios.

 

Só que esse mix é fundamental para nortear o rumo da sua indústria, é a partir desses fatores que você irá definir, não apenas um posicionamento, mas também a maneira de ser mais efetivo na conquista e manutenção de todos os seus clientes.

 

Os 4 p’s do marketing são fundamentais para  qualquer estratégia. Sem estarem perfeitamente alinhados, não é possível estruturar corretamente seu planejamento e consequentemente, não irá obter os resultados esperados.

 

Conclusão dos 4 p’s do marketing

 

Para que a sua estratégia seja vencedora, é preciso estar constantemente atento às mudanças que podem influenciar diretamente os 4 p’s do marketing. Seja uma crise econômica ou até mesmo a entrada de novos concorrentes.

 

Portanto, você deve investir em uma equipe qualificada de marketing que possa alinhar à percepção do cliente ao posicionamento desejado.

 

Sabendo como alinhar seu marketing mix, seu planejamento irá ter muito mais chance de sucesso.

 

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