4 p’s do marketing: entenda esse conceito e saiba como ele pode ajudar a sua indústria!

//4 p’s do marketing: entenda esse conceito e saiba como ele pode ajudar a sua indústria!

Por: . Publicado: 18 de maio de 2016 | Atualizado: 1 de novembro de 2018.

Os 4 p’s do marketing consistem em: produto, preço, praça e promoção. São esses os fatores que permitem que você desenvolva e realize um plano de marketing, fazendo com que a sua indústria cresça cada vez mais. Saiba mais sobre este conceito!

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Para definir seu posicionamento de mercado é necessário fazer uma análise do seu mix de marketing, ou como também é conhecido, os 4 p’s do marketing.

Esta avaliação irá permitir que você consiga alinhar corretamente todos os fatores fundamentais para a construção da sua estratégia.

Confira os tópicos que iremos abordar:

Quais são os 4 p’s do marketing?

Os 4 p’s do marketing são os pilares básicos de toda e qualquer estratégia.

Eles precisam estar obrigatoriamente alinhados, pois imagina se sua estratégia do P de promoção é baseado em liderança por custo total (baixo preço e lucro com a alta demanda), e sua estratégia de preço é baseada em valor (produto com custo mais elevado ao cliente).

Em primeiro lugar você deve pensar nas características do que está vendendo e entender as necessidades dos seus clientes (Produto).

Em seguida você deve estabelecer uma tabela de valores (Preço).

Depois disso, é necessário investir em uma dinâmica de distribuição e venda (Praça) e fazer com que os seus produtos se destaquem e ganhem visibilidade no mercado (Promoção).

O sucesso da sua indústria está justamente no equilíbrio destes 4 fatores, pois todos devem ser trabalhados para fortalecer o posicionamento.

Marketing de produto

O produto é a sua oferta (serviço ou produto) para o cliente.

Para definir o produto ou serviço é necessário entender as características do seu público-alvo.

Em relação ao cliente se atente às necessidades e como atendê-las, além de entender quais os desejos e como supri-los, como se diferenciar da concorrência e como e quando o cliente poderá usufruir.

Em relação ao produto ou serviço, se atente em quais serão as funções, qual a diferença para o da concorrência e qual tamanho, peso e benefícios

Estes são alguns fatores a serem levados em consideração, para que você possa organizar a sua estratégia de marketing de produto.

Marketing de preço

Um erro sobre esse pilar dos 4 p’s do marketing é achar que ele é o único responsável pelo seu faturamento.

Vale lembrar que somente a definição de preços não tornam a sua estratégia completa. É necessário alinhar os outros 4 p´s de marketing também.

O preço é, na verdade, o valor que será cobrado pela solução que você oferece.

Para definir a sua estratégia de preço é necessário se atentar ao objetivo do seu posicionamento.

O valor cobrado precisa estar alinhado, afinal, tudo é caro quando não se enxerga valor.

Não adianta você querer colocar um produto premium, a um preço com foco em valor se a praça for em uma região em que seu público-alvo não esteja presente e a população não tem condições de adquiri-lo.

O preço pode influenciar diretamente na percepção de qualidade do seu consumidor, por isso antes de defini-lo, se atente às seguintes questões:

Qual o preço da concorrência? Qual a classe e a renda do seu público-alvo? Qual o limite mínimo e máximo de preço?

Caso prefira, você pode calcular o preço por mark-up, que serve para indicar quanto do preço de seu produto está acima do seu custo de produção e distribuição.

Desta maneira você pode ajustar um preço alinhado a sua estratégia e que lhe permita saber a porcentagem de lucro em cima do seu custo.

Vale lembrar que não é somente a estratégia de liderança por custo total (baixo preço e lucro com a alta demanda) que torna o seu produto atraente.

Muitas vezes dependendo do seu posicionamento, isto pode até mesmo afetar a percepção de qualidade do cliente.

Por isso, segmente, analise e planeje antes de implementar qualquer estratégia.

Marketing de praça

A maioria das pessoas têm dúvida sobre esse pilar. Na verdade, talvez o nome não seja muito claro, mas praça pode ser entendido como ponto de venda.

Ou seja, é onde você irá vender/distribuir o seu produto ou serviço.

Este pilar é muito importante para a estratégia, pois é o local onde você irá vender para o cliente.

É necessário um estudo de mercado e segmentação de público-alvo para definir as melhores opções de local.

Afinal, não adianta ter um excelente produto, com uma excelente estratégia de preço, e estar sem um local de vendas eficaz.

Vale lembrar que o marketing digital entra como um meio extremamente importante.

Atualmente, os hábitos de compra dos consumidores passaram por grandes mudanças e é necessário que você e sua indústria estejam trabalhando de acordo com esses novos conceitos.

Ter presença na internet não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação para todas as empresas.

Isso lhe permite uma melhor segmentação, baixo investimento e possibilidade de alto retorno.

Marketing de promoção

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O marketing de promoção é o último dos 4 p’s de marketing.

É importante saber que este pilar não se resume somente em ações mercadológicas.

Na verdade, o conceito deste pilar se reflete no sentido de promover a sua marca ou as soluções que você oferece.

Por isso, faça com que a mensagem de marketing da sua indústria chegue até o seu público-alvo.

Existem diversos meios de promover a sua empresa, como o investimento em mídia impressa (jornais, revistas), eletrônica (Televisão, rádio), digital (internet); ações promocionais; eventos; e programas de relacionamento.

O marketing de promoção é toda e qualquer ação que sua empresa utiliza para informar, persuadir e lembrar os potenciais compradores de um produto ou serviço, com o propósito de fechamento de venda.

A importância do mix de marketing

Os 4p’s do marketing, também chamado de composto de marketing, são fundamentais para nortear o rumo da sua indústria.

É a partir desses fatores que você irá definir, não apenas um posicionamento, mas também a maneira de ser mais efetivo na conquista e manutenção de todos os seus clientes.

Sem estarem perfeitamente alinhados, não é possível estruturar corretamente seu planejamento e, consequentemente, ele não irá obter os resultados esperados.

Use este conceito para alcançar o sucesso!

Para que a sua estratégia seja vencedora é preciso estar constantemente atento às mudanças que podem influenciar diretamente os 4 p’s do marketing.

Essas mudanças podem se tratar de uma crise econômica ou até mesmo a entrada de novos concorrentes.

Portanto, você deve investir em uma equipe qualificada de marketing que seja capaz de alinhar à percepção do cliente ao posicionamento desejado.

Sabendo como alinhar seu composto de marketing, seu planejamento irá ter muito mais chance de sucesso.

E se você quiser crescer ainda mais rápido, confira nosso conteúdo sobre como vender mais!

2018-11-01T13:49:26+00:00

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