7 dicas imperdíveis para aumentar as visitas do blog da sua empresa

Aumentar as visitas do blog é uma forma de trazer mais contatos efetivos para sua empresa e transformá-los em clientes. Para te ajudar a alcançar este objetivo, separamos 7 dicas exclusivas para que você saiba como gerar mais tráfego para seu site. Confira!

O blog é uma ferramenta essencial para as empresas que querem divulgar conteúdos de qualidade na internet e alcançar boas posições nos principais buscadores on-line, como Google, Bing e Yahoo.

Muitas indústrias conseguem aumentar suas vendas por meio deles e se tornam exemplos de sucesso, mas, para isso, existem algumas dicas para aumentar as visitas do blog.

Para tornar o seu blog um diferencial na internet, é importante considerar que, atualmente, eles são uma maneira pública de divulgar periodicamente um novo conteúdo relacionado ao seu negócio ou setor.

Com isso, os blogs conseguem atrair novos clientes e convertê-los em leads (potenciais clientes) para a empresa.

A partir do momento que você consegue passar credibilidade nos conteúdos qualificados que divulga e se posicionar à frente da concorrência, os usuários on-line passam a ter o seu negócio como referência.

Com isso, eles passam a buscá-lo quando precisam e tornam-se fieis à marca.

Para entender como funciona e poder começar a criação da sua página, vale acompanhar as 7 dicas para aumentar as visitas do blog da sua empresa.

1. Produza conteúdo de qualidade

Publicar conteúdos de qualidade no seu blog com assuntos pertinentes, relevantes e interessantes para o seu público-alvo é fundamental para o seu negócio.

Invista também em publicações constantes, assim seu blog não corre o risco de ser visto como desatualizado e poderá ganhar credibilidade com os leitores.

Além disso, sempre revise seu conteúdo para identificar possíveis erros de português cometidos e corrija-os.

Uma dica que pode te ajudar nessa tarefa é reler o seu texto ao menos três vezes antes de publicar e, como um adicional, coloque um corretor ortográfico no blog para te ajudar a evitar retrabalhos.

Os temas dos seus posts devem ser atuais para criar uma ligação do leitor com a atualidade.

Se o assunto abordado no texto é atual, este possui mais relevância em relação aos mais antigos.

Para atender à essa demanda, pesquise bastante sobre o assunto que você vai tratar mesmo que você já o conheça bastante.

Faça isso para evitar todo e qualquer tipo de erro conceitual no seu texto.

Uma grande sacada do blog é fazer com que o leitor retorne.

Isso porque trazer a pessoa pela primeira vez é possível com um bom conteúdo e divulgação, mas, manter esse usuário on-line engajado e interessado pelos seus conteúdos é uma tarefa que necessita de dedicação e conhecimento apropriado.

A medida que o conteúdo de qualidade é postado e o leitor dá um feedback positivo sobre ele, o blog pode se tornar uma autoridade no assunto, o que aumentará cada vez mais a relação de confiança com o usuário.

Se o leitor se tornar usuário e acompanhar os textos do blog é bastante provável que este retorne outras vezes para consultá-lo.

Outra dica interessante para aumentar visitas do blog é de pedir opiniões aos seus usuários, o que já ajudará a criar uma interação com eles.

Faça debates com as pessoas e mostre que você se importa com o que eles dizem.

A partir disso, direcione o assunto de seus posts de acordo com o interesse dos seus visitantes fiéis.

Foque no que for da preferência das pessoas que acessam com frequência seu blog.

Vale lembrar que, de acordo com o site Computer Hope, a maioria dos usuários espera que as informações encontradas na internet sejam relevantes.

Outra dica é não copiar os conteúdos da internet, mesmo que sejam.

Se for usar conteúdos como base, reescreva, ajuste, aumente, mas não faça uso da cópia de outros textos encontrados na web.

Isso pode gerar punição dos buscadores e perda de posicionamento nas buscas orgânicas, além de tirar gerar a falta de credibilidade no blog.

Confira outras dicas para aumentar as visitas do blog de acordo com seus conteúdos:

  • Utilize tópicos: listar e suas ideias em tópicos é uma forma de facilitar a visualização do leitor e deixar o texto mais limpo;
  • Invista em um bom título: um bom título é a chamada capacitada para gerar interesse por parte do seu usuário na leitura do seu texto. Quando ele é acompanhado por um conteúdo bem escrito, o leitor cria a vontade de conferir outros textos do blog;
  • Atente-se ao primeiro parágrafo do seu texto: O primeiro parágrafo é fundamental para o seu texto, pois é o que, depois do título, vai manter a atenção dos leitores. Além disso, os buscadores também prestam atenção no que estiver escrito no começo do texto, o que influencia no seu posicionamento on-line;
  • Use imagens adequadas: As imagens atraem rapidamente a atenção dos usuários, por isso, procure utilizar imagens nítidas e de preferência únicas;
  • Desenvolva um método próprio para a criação de textos: busque ser original na escrita e na maneira como você estrutura o texto, isso gera uma padronização no conceito visual do seu blog.

O conteúdo de qualidade atrai o usuário e capacita-o a ser um lead qualificado para o seu negócio, gerando também a possibilidade de ele divulgar seu blog e ampliar ainda mais o seu alcance.

O conteúdo do seu blog é um dos fatores determinantes para o sucesso on-line da sua empresa.

Por isso, na hora de escrever, não economize tempo e faça tudo com muita atenção, visando a excelência do usuário.

2. Formate o seu conteúdo

A formatação do conteúdo é um ponto muito importante para atrair os usuários digitais.

Um texto em formatação simples facilita a leitura do usuário e aumenta a sua visibilidade.

Isso permite que a pessoa não se desgaste enquanto lê o texto e ainda se prenda na sua leitura.

Os parágrafos dos textos devem ser curtos, junto do uso de subtítulos chamativos para separar as ideias em formato de tópicos.

Com essas dicas, você diminui a taxa de rejeição dos seus textos e conquista a aprovação e confiança dos leitores.

3. Tome cuidado com o layout e a navegabilidade do seu blog

Uma das dicas para aumentar as visitas do blog refere-se ao fato de que a atenção do usuário pode ser atraída de diversas formas em um blog e uma delas é por meio da navegabilidade dele.

Caso a pessoa não encontre o que está procurando ou se perca dentro do seu blog, ela sabe que existe uma grande variedade de opções na web.

A página inicial de um blog é essencial para dar início a uma boa navegação.

E para fazer isso é necessário que esta página seja conectada a todas as outras.

Além disso, as páginas secundárias também devem possuir links que retornem para a página inicial ou para outras seções de sua página principal.
Isso porque alguns visitantes não navegam diretamente pela primeira página e sim pelas secundárias.

Quando for colocar links, tome cuidado para não inserir links quebrados, porque este é um problema crescente e que pode fazer com que o blog perca visitantes.

4. Invista em estratégias de marketing digital

Não tem como pensar na criação de blogs, sem pensar em marketing digital. Por isso, essa é uma das fundamentais dicas para aumentar as visitas do blog.

RSS

O RSS (Really Simple Syndication) é um tipo de texto formatado em XML e muito utilizado em locais que atualizam conteúdo com frequência, como no caso dos blogs.

Com o RSS seu blog vai estar habilitado a publicar seus posts através de arquivos conhecidos como feeds.

Caso a pessoa se cadastre no RSS de seu blog, ela vai ser informada toda vez que for publicado conteúdo novo nele.

Para isso, a pessoa também pode instalar em seu computador um software (programa) conhecido como agregador para receber os feeds do blog e, assim, poder ler o conteúdo diretamente no programa.

O RSS possibilita o contato constante do conteúdo do blog com o leitor que recebe de forma automática as novidades, podendo se tornar um leitor fiel.

Obs.: Os blogs de comércio via internet tem o RSS como uma ferramenta para divulgar seus produtos, por exemplo.

Palavras-chave

Escreva seus textos de acordo com as diretrizes solicitadas para um bom posicionamento dos mecanismos de busca.

O conteúdo deve ser original, por exemplo, e uma dica é você utilizar palavras-chave que possuem um alto volume de buscas mensais.

As palavras-chave são os termos que resumem o conteúdo do seu texto.

Com a inserção das palavras-chave no texto, os buscadores vão analisá-lo e posicioná-lo dependendo da qualidade do conteúdo e alguns outros indicadores.

Sendo assim, utilize a repetição desses termos e as ferramentas que o buscador oferece para posicionar os seus posts nas primeiras posições da busca orgânica, para assim aumentar as visitas do blog.

Uma ferramenta muito utilizada para a escolha de palavras-chave é o planejador de palavras-chave do Google Adwords que mostra o nível de concorrência e o número de buscas mensais de cada termo.

Além disso, utilize as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o posicionamento do seu blog.

A indexação das páginas também é algo que acontece com frequência nos blogs e se estes possuem diversas páginas fica mais fácil do buscador encontrar e indexar.

5. Utilize as redes sociais

Uma ótima opção para atrair ainda mais usuários é trabalhar junto das redes sociais que cada vez mais se mostram como excelentes fontes de visitas.

As publicações de um blog podem ser divulgadas e promovidas em diferentes redes para obter visualizações e compartilhamentos.

Algumas das redes sociais mais utilizadas são: Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube, Instagram, Pinterest, Google+.

As redes sociais podem ser inseridas no seu blog por meio da criação de botões que direcionam o leitor para a página na rede social do blog.

Isso permite que o leitor faça a interação com sua rede de amigos e que o conteúdo seja publicado diversas vezes, gerando visibilidade e credibilidade para o seu negócio.

Seja para fim profissional ou pessoal, as redes sociais são utilizadas com uma frequência muito alta, o que proporciona maior disseminação dos conteúdos que são postados na internet.

Outra dica importante para aumentar as visitas do blog é criar uma fan page e escrever novas publicações diretamente na rede social, além de criar promoções e eventos que envolvam os usuários.

Os grupos de discussão disponíveis em redes sociais como o LinkedIn, por exemplo, são ótimos para a troca de informações e ao mesmo tempo para a divulgação de diversos links.

6. Tenha um blog responsivo

Um blog de sucesso consegue interagir de forma ágil e eficiente nos dispositivos móveis (smartphones e tablets).

O acesso do blog nestas plataformas aumenta muito as visualizações e a formação de novos usuários.

Isso porque, com o surgimento dos dispositivos móveis, muitas pessoas estão aderindo a essas novas tecnologias.

Certifique-se de que o seu blog seja acessível nestes dispositivos.

Para atingir ainda mais esse público, invista na criação de um aplicativo do seu blog para facilitar o acesso dos usuários.

Essas dicas para aumentar as visitas do blog colaboram diretamente para o sucesso do seu negócio.

7. Fidelize seus leitores

Os leitores sempre devem vir em primeiro lugar nas suas estratégias e ações.

Por isso, é fundamental você estar presente onde os clientes procuram por soluções e conhecimentos.

Outro ponto essencial é que você conheça seu público antes mesmo de escrever os posts.

Se pergunte quais seriam as pessoas que você quer que acompanhe seu blog e por quais assuntos elas se interessam.

Isso porque clientes fidelizados são prova de que o seu negócio é um exemplo de sucesso e que você pode se tornar uma referência dentro do segmento escolhido.

Mas lembre-se de que parte da sua credibilidade vem pelo feedback dado pelos seus usuários.

Por isso é fundamental ter um espaço de comentários para que as pessoas que se identificam com o tema possam expor suas opiniões.

A regularidade nas publicações também é um ponto muito importante para o sucesso do seu blog.

Afinal, esse é um dos fatores que ajudam a aumentar a fidelidade do leitor em relação ao conteúdo que for postado.

Além disso, defina um período de publicação e cumpra com o que você propôs, pois assim você mostra comprometimento com seu leitor.

Uma das dicas para aumentar as visitas do blog é: se esforce ao máximo para criar uma relação de amizade com os seus leitores.

Faça isso respondendo seus comentários e e-mails e ajudando com o que precisarem.

Ofereça também um bom atendimento, gerando boas experiências dele com sua marca.

Com isso, você cria uma relação de confiança entre as partes e mostra que se preocupa com seu cliente.

Tomando essas ações você poderá se tornar uma fonte de referência para seus potenciais clientes.

Use nossas dicas para aumentar as visitas do blog da sua empresa!

Os leitores sempre devem vir em primeiro lugar nas suas estratégias e ações.

Por isso, é fundamental você estar presente onde os clientes procuram por soluções e conhecimentos.

Outro ponto essencial é que você conheça seu público antes mesmo de escrever os posts.

Se pergunte quais seriam as pessoas que você quer que acompanhe seu blog e por quais assuntos elas se interessam.

Isso porque clientes fidelizados são prova de que o seu negócio é um exemplo de sucesso e que você pode se tornar uma referência dentro do segmento escolhido.

Mas lembre-se de que parte da sua credibilidade vem pelo feedback dado pelos seus usuários.

Por isso é fundamental ter um espaço de comentários para que as pessoas que se identificam com o tema possam expor suas opiniões.

A regularidade nas publicações também é um ponto muito importante para o sucesso do seu blog.

Afinal, esse é um dos fatores que ajudam a aumentar a fidelidade do leitor em relação ao conteúdo que for postado.

Além disso, defina um período de publicação e cumpra com o que você propôs, pois assim você mostra comprometimento com seu leitor.

Uma das dicas para aumentar as visitas do blog é: se esforce ao máximo para criar uma relação de amizade com os seus leitores.

Faça isso respondendo seus comentários e e-mails e ajudando com o que precisarem.

Ofereça também um bom atendimento, gerando boas experiências dele com sua marca.

Com isso, você cria uma relação de confiança entre as partes e mostra que se preocupa com seu cliente.

Tomando essas ações você poderá se tornar uma fonte de referência para seus potenciais clientes.