O que impacta no aumento da competitividade das empresas?

Competir é a própria essência do negócio e não há como fugir. As vendas que sua empresa tem hoje, com certeza impediram a venda de alguns de seus concorrentes.

Alguém sempre estará de olho na sua carteira de clientes, seja para oferecer prazos e custos menores ou produtos com qualidade superior.

 

aumento-da-competitividade-das-empresas

 

O primeiro passo para quem deseja aumentar a competitividade da sua empresa é começar de dentro, maximizando a linha de produção, aprimorando fluxos e processos, e principalmente reduzir custos. Afinal, para se destacar no mercado é preciso ter força para investir nas melhores estratégias.

Portanto, para que a sua empresa consiga competir com o mercado atual, existem alguns fatores que necessitam de muita atenção e dedicação. Portanto, para que você entenda o que causa o aumento da competitividade das empresas, confira essas dicas sobre:

 

 

Otimize seus custos

 

Já dizia Sicupira, grande empresário brasileiro, “Custo é como unha. Tem de cortar sempre.”

Portanto, se os seus gastos estão maiores que as suas margens de lucro, é hora de repensá-los. Para isso, invista algum tempo em observar sua produção e seu estoque para que seja possível tirar algumas conclusões como: seu processo lhe permite aproveitar totalmente a matéria-prima adquirida? Sua equipe possui alta produtividade? Qual é a taxa de produtos danificados?

Depois que tiver respostas para essas perguntas, pense no que precisa ou pode ser melhorado, evitando possíveis dificuldades produtivas.

Porém, se sua produção estiver bem assertiva, analise detalhes como custos de embalagem e logística, verifique se eles estão coerentes com os disponíveis no mercado, renegocie valores, confira também se você está comprando lotes que fornecem bons custos-benefícios ou se é viável comprar lotes maiores para estocar.

Sua empresa batalhou muito para chegar onde está, não desprenda seus investimentos com ações desnecessárias, procure sempre por estratégias que te trarão mais retornos.

 

Invista em Marketing

 

É essencial investir em divulgação. Se você já tem um site, por exemplo, faça uma avaliação crítica dele: que tipo de informações existem no site hoje? É possível encontrá-lo nas páginas de pesquisa dos buscadores (Google, Bing e Yahoo)? Se não souber responder às perguntas ou as respostas forem negativas, repense suas estratégias.

Na Internet há milhões de empresas que vendem e compram diariamente através de Markeplaces (portais de compra e venda). Ou seja, é o lugar perfeito para encontrar clientes, ou melhor, ser encontrado por quem necessitam comprar, cotar, comparar desempenhos, buscar opiniões de quem já usou o serviço/produto. E, por estimular a captação de novos clientes, é muitas vezes responsável pelo aumento da competitividade das empresas, tornando-se assim uma ótima estratégia para gerar novas oportunidades de negócio.

 


vender-mais-usando-a-internet

 

Desapegue-se do “carro-chefe”

 

O “carro-chefe” da sua empresa é o produto/serviço principal dela, o que mais gera retornos positivos, ou seja, lucros. Porém, ele, assim como os demais, também corre o risco de ser afetado pela oferta da concorrência ou crise situacional e você deve estar preparado para isso.

Ter visão para entender o que deve ser cortado de linha é fundamental para o aumento da competitividade das empresas. Saber a hora de descontinuar o produto é bastante importante, assim você não correrá o risco de se deparar com prejuízos inesperados.

Outra dica viável para o seu negócio é sempre procurar lançar novos produtos e realizar melhorias nos antigos, assim você sempre terá algo novo e atual para apresentar ao mercado e não ficará dependendo apenas de um mesmo e único produto.

 

Escute seus clientes

 

Melhorias e evoluções de seus produtos geralmente são sugeridas pelos seus próprios consumidores, pois na prática são eles que utilizarão seus serviços e produtos. Vale atentar-se ao que eles estão dizendo, isso pode ser uma vantagem em relação à concorrência. Ainda assim, é necessário saber o que é possível de ser aplicado e o que é inviável.

Mantenha uma equipe com disponibilidade e prazo estipulado para responder seus clientes: este é um excelente modo de manter uma boa relação com seu cliente e fidelizá-lo, se tornando um dos principais motivos do aumento da competitividade das empresas, além de poder escutar suas reclamações e sugestões para efetuar as possíveis melhorias.

 

Invista em mão-de-obra qualificada

 

aumento da competitividade das empresas - com mão de obra qualificada

 

O setor responsável pela mão-de-obra das indústrias, em geral, deve ser constituído por pessoas interessadas em entender processos, aprender com as tecnologias e se integrar em equipes.

Elas normalmente vêm treinadas de escolas e/ou de outros empregos. Mesmo assim, invista em treinamento constante. Capacitação é um fator chave para melhoria do processo produtivo. Sem isso sua empresa pode ficar em desvantagem em relação à competitividade do mercado.

 

Procure inovar

 

Pense no seguinte: se sua empresa estacionou, acredite, o próximo passo é encolher, se você não tomar uma atitude em relação a isso. Por conta disso, inovação se torna fundamental e ela não se limita à produção e ao produto/serviço apenas.

Portanto, vale lembrar que a Internet vem derrubando barreiras, invadindo fronteiras, conectando as regiões e inovando a cada dia que passa! Muitas empresas já distribuíram suas operações em diversos países, com base na telefonia móvel e acessibilidade via web. Sendo assim, você pode utilizá-la para garimpar melhor o seu público e inovar suas estratégias de captação.

Utilize isso a seu favor, portanto busque por novos negócios e procure certificar-se que você está incluindo todo o mercado, o qual não se limita apenas ao seu bairro ou ao seu estado, por exemplo.

 

O segredo do aumento da competitividade das empresas

 

A cada minuto uma nova indústria surge no mercado, com isso novos produtos e mais disponibilidade de preços e qualidade. Com isso, a necessidade de aumentar a competitividade vem a tona. 

Para que você não perca a sua carteira de cliente e conquiste novos, o recomendado é sempre procurar por inovações. Seja no lançamento de novos produtos ou melhorias, até novas formas de divulgar o seu negócio. O mais importante é não ficar parado.

Além de, claro, manter uma equipe de alta performance e estabelecer uma boa relação com seus atuais clientes. Parece obvio, mas muitas empresas acabam perdendo mercado por não se atentar à detalhes como esses.

Esteja sempre à frente dos seus concorrentes e adote as técnicas responsáveis pelo grande aumento da competitividade das empresas.

 

vender-mais-usando-a-internet

 Que tal compartilhar essas dicas com os seus amigos em suas redes sociais para que eles também entendam o aumento da competitividade das empresas!

 

One thought on “O que impacta no aumento da competitividade das empresas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *