Saiba tudo sobre Automação de Marketing e aprenda a usar em sua empresa

A Automação de Marketing ajuda a gerenciar o relacionamento entre sua empresa e um potencial cliente de forma mais prática. Isso pode ser feito graças a ferramentas especializadas em otimizar suas principais ações de divulgação e marketing!

O marketing é um setor fundamental para qualquer empresa, pois é responsável por planejar e executar diversas ações para prospectar clientes.

Imagine então, se você pudesse otimizar essas ações e fazer com que elas sejam feitas de forma automatizada.

Isso é possível graças a Automação de Marketing, um conceito focado em dar mais praticidade e qualidade aos processos que envolvem a relação entre uma empresa e seus clientes.

Por meio de softwares ou ferramentas on-line, suas ações ocorrem de forma inteligente, de acordo com a interação do público.

Dessa forma, além de poupar tempo, você ainda gera mais eficiência aos seus processos, aumentando o profissionalismo da sua área de marketing.

Quer saber mais sobre marketing de automação e como aderir a este conceito? Então confira nosso conteúdo exclusivo!

Mas antes, dê uma olhada em nosso e-book sobre como maximizar os resultados da sua indústria. Aproveite para ler mais tarde! 😉

E agora, confira os tópicos abordados:

O que é Automação de Marketing?

A Automação de Marketing consiste em utilizar softwares e outras ferramentas para agir em escala e de forma inteligente, visando aumentar os resultados de uma empresa.

Com isso, é possível planejar, executar e acompanhar as ações de marketing da sua empresa de forma automatizada, melhorando o relacionamento com o público e aumentando as vendas.

Para explicar de forma ainda mais simples, podemos usar alguns casos de aplicação da automação.

Imagine, por exemplo, que você deseja atrair leads (potenciais clientes) por meio de um blog da sua empresa.

Para isso, você produz postagens semanais sobre o seu segmento para gerar tráfego ao site e faz publicações constantes nas principais redes sociais.

Porém, para conseguir os contatos destes potenciais clientes, você precisa oferecer conteúdos mais ricos, como e-books, webinars, planilhas prontas etc.

Com isso, quando alguém se interessar por alguns destes materiais, ele precisará preencher um formulário com suas principais informações, fazendo com que você tenha dados mais precisos para transformar leads em clientes.

Ok, mas onde entra o marketing de automação?

A Automação de Marketing pode ser aplicada para ajudar o processo a fluir, pois por meio de formulários inteligentes, é possível interagir com seu potencial cliente de acordo com sua necessidade

Se um lead baixar um e-book sobre como aumentar as vendas, por exemplo, você pode separar uma série de e-mails que serão enviados para ele sobre o mesmo assunto.

E conforme essa interação for evoluindo, mais ações podem ser realizadas de forma programada.

Se o lead não interagir com os e-mails, você pode encerrar o contato ou tentar abordar outro tema interessante para ele.

Em compensação, se o potencial cliente demonstrar interesse nos conteúdos, você pode ir se aprofundando nos temas, até chegar o momento de oferecer seus produtos ou serviços.

Uma boa forma de fazer isso é usando o Inbound Marketing, estratégia focada em atrair e educar leads, fazendo com que eles cheguem até o momento de compra ainda mais qualificados.

E aí, entendeu como funciona a Automação de Marketing?

Então entenda agora como este conceito pode te ajudar a conquistar seus objetivos!

Quais as vantagens do marketing de automação?

Agora que já entendemos um pouco sobre o conceito da Automação de Marketing, chegou a hora de conhecer algumas das vantagens desta prática.

Confira:

Aumenta a geração de leads

Ao usar ferramentas de automação para atrair novos leads, é possível mapear diversas formas de captar possíveis clientes.

Com isso, você pode atrair diversos tipos de potenciais clientes e conquistá-los com ações específicas.

Qualifica o cliente

Ao passar pelas ações de Inbound Marketing, o lead de uma empresa chega ao momento de compra muito mais preparado para finalizar a transação.

Isso porque, ao percorrer o funil de vendas, ele é educado sobre o produto, suas características e aplicações.

Ou seja, você só vai manter leads realmente interessados em fazer negócio com você!

Reduz a jornada de compra

Como as ferramentas do marketing de automação facilitam o acompanhamento e a execução de diversas tarefas, todo o processo de venda fica mais informativo e educativo.

Isso significa que o cliente não terá tantas dúvidas e objeções durante a jornada de compra, podendo finalizá-la em um período menor.

Diminui o CAC

Ao investir no marketing de automação, você pode realizar, ao mesmo tempo, diversas ações efetivas e qualificadas.

Além disso, como as ações são programadas, você pode reduzir os custos com mão-de-obra, pois depois de implementar seu plano de marketing, ele pode ter toda a autonomia para funcionar sozinho.

Tudo isso faz com que seu CAC – valor gasto para conquistar cada cliente – seja reduzido significativamente.

Como escolher minha ferramenta de automação?

Até aqui, entendemos o que é Automação de Marketing e quais as vantagens que esta prática pode trazer a sua empresa.

Agora, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto e falar sobre como escolher as melhores ferramentas de marketing de automação.

O primeiro passo é entender sua demanda e buscar algum parceiro capaz de oferecer os requisitos necessários para atendê-la.

Ou seja, se você pretende investir em e-mails marketing e em um fluxo de automação que envie mensagens automáticas para seus clientes, busque uma empresa que seja referência nesta prática e ofereça um serviço qualificado.

Se sua prioridade é ter mais facilidade para construir formulários e landing pages, procure uma ferramenta de marketing que conte com construtores de páginas web que possibilitem que até mesmo leigos no assunto criem conteúdos incríveis.

É possível, inclusive, conciliar mais de uma ferramenta para realizar diferentes funções, mas o ideal é investir em uma plataforma capaz de realizar diferentes tarefas de forma qualificada.

O importante é verificar o custo-benefício da ferramenta escolhida e garantir que o investimento em automação seja efetivo.

Invista nas melhores ferramentas de marketing

O Marketing Digital está presente em praticamente todos os segmentos de atuação, inclusive o industrial.

Por isso, invista em ferramentas digitais que facilitem o contato da sua empresa com o público.

A Automação de Marketing é uma das principais formas de fazer isso, pois facilita diversos processos e garante a qualificação dos leads de uma empresa.

Dessa forma, você pode gastar menos, encantar mais e faturar o dobro do que podia antigamente.

Por isso, escolha a ferramenta mais eficiente e leve seu negócio ao topo!

E se quiser saber ainda mais sobre as principais técnicas de divulgação on-line, leia nosso conteúdo sobre marketing 4.0.