5 benefícios das redes sociais para as indústrias

 

Os benefícios das redes sociais são tantos, que diversas empresas investem boa parte de seu budget (orçamento) neste meio. De acordo com o HubSpot, 92% dos profissionais de marketing dizem que as redes sociais são importantes para o negócio. E segunda relatórios da Social Media Examiner, 97% das empresas tem presença ativa nestas redes.

 

benefícios das redes sociais

 

Atualmente 1,23 bilhão de usuários são ativos no Facebook, e diariamente uma pessoa gasta cerca de quase 1 hora do seu dia em alguma rede social. São muitos dados e diversas redes, mas qual se encaixa melhor no seu negócio e quais são os benefícios das redes sociais que a sua empresa pode utilizar?

 

 

Os 5 benefícios das redes sociais

 

1) Networking

 

As mídias sociais são utilizadas por bilhares de usuários, é uma ótima maneira de conhecer, se aproximar e construir uma relação com seus leads (potenciais clientes). Um contato inicial com um potencial cliente via rede social pode levar a uma comunicação mais direta, com possibilidade de gerar eventuais vendas. As redes sociais permitem um vasto alcance, tornando possível a realização de novos negócios.

Com uma taxa de aprovação de 78% entre os industriais, o Linkedin é a rede social mais recomendada para o setor industrial.

 

2) Facilita o compartilhamento de conteúdo

 

 

Um dos benefícios das redes sociais para o marketing digital é a possibilidade de compartilhar o seu conteúdo de forma segmentada (personalizada). Você pode atingir seu publico-alvo de maneira mais direta, selecionando por região, idade, interesse e etc. Para isso é fundamental saber produzir um marketing de conteúdo com alta relevância e qualidade.

 

De acordo com o Instituto de Marketing de Conteúdo, 86% dos profissionais de marketing B2B usam o conteúdo como parte de sua estratégia e 94% desses profissionais usam o Linkedin, 88% usam o Twitter, e 84% usam Facebook. A distribuição de conteúdo relevante e com alta qualidade é um dos fatores mais importantes para aumentar a sua autoridade no segmento.

 

3) Melhora a comunicação com os clientes

 

As redes sociais se tornaram uma plataforma de comunicação eficaz e direta. Permitindo que você possa evitar possíveis complicações através do dialogo rápido e direto. Isto também abre espaço para explorar melhor as estratégias de marketing de relacionamento da sua empresa.

 

Este tipo de acesso direto com seu público tem um potencial enorme quando se trata de estabelecer confiança e mostrar que tipo de empresa você é, ou seja, uma empresa que mantem um bom relacionamento com seus clientes, tem maiores chances de conversão. Existem diversas empresas que investem na comunicação através das mídias sociais (já que são utilizadas e é a preferência de praticamente todos os usuários).

 

4) Aumenta o tráfego do seu site

 

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Com a possibilidade de anúncios pagos e vasto alcance segmentado, o seu conteúdo irá ser visualizado por leads e clientes interessados em seu serviço/produto. Isto faz com que a probabilidade de engajamento para o seu site aumente. Para isto, disponibilize links de seu site em seus conteúdos ou nas imagens (em que a pessoa clica e é direcionada a pagina). As redes sociais disponibilizam (para anúncios pagos) ferramentas em que é possível mensurar o resultado de suas campanhas, como por exemplo o Facebook ADS.

 

De acordo com Shareaholic.com, 23,39% do tráfego dos sites industriais vem do Facebook. Portanto, um dos grande benefícios das redes sociais é o aumento do tráfego do seu site, e consequentemente, o aumento da sua visibilidade.

 

5) Contribui para melhorar o posicionamento nas ferramentas de busca

 

A mídia social também tem a capacidade de melhorar o posicionamento do seu site nas ferramentas de busca, como o Google por exemplo.

 

Isso influência diretamente no aumento de suas vendas. Ter presença nas redes sociais possui um peso significativo para os dados dos motores de busca, que analisam todos os diferentes fatores que podem contribuir para um melhor posicionamento.

 

 Como funciona o gerenciamento de mídia social para a Indústria?

 

O principal foco é ter comprometimento. Para colher os benefícios das redes sociais descritos acima, você tem que se envolver. Não adianta apenas criar diversos perfis de sua indústria em redes sociais. Você precisa postar regularmente, se manter sempre atento sobre o que as pessoas da sua área estão discutindo em mídias sociais, e simplesmente “estar presente” nas redes. Em outras palavras, socializar. Mas é preciso se atentar em alguns pontos:

 

  • Antes de entrar nas redes sociais conheça os detalhes dessas ferramentas e o público que deseja se comunicar;
  • Tenha metas ligadas ao negócio e a essas mídias;
  • O trabalho é contínuo, necessita de muita dedicação e atualização constante;
  • Desperte a atenção do seu potencial cliente. Ofereça conteúdo de alta qualidade e relevância;
  • Destaque os lançamentos;
  • Fale sobre tendências;
  • Proponha enquetes e emita opiniões;
  • Compartilhe vídeos que faça parte do universo do seu potencial cliente;
  • Desperte a vontade das pessoas interagirem. Abra espaço para que postem fotos e marquem o seu estabelecimento, por exemplo. Essa ação será vista pelos amigos do seu cliente e poderá tornar-se viral, fazendo com que seu alcance seja maior;
  • Esteja preparado para receber críticas. Esse canal também funciona como um canal de comunicação com seus clientes;
  • Aceite as críticas. Elas são um excelente termômetro para medir a aceitação do seu produto e da sua indústria.

 

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