Os benefícios do marketing digital para pequenas e médias indústrias

As indústrias, atualmente, possuem diversas formas de se relacionar e encontrar novos clientes. Isso graças a internet e aos benefícios do marketing digital para o mercado B2B.

 

benefícios do marketing digital

 

Vale primeiro entender que, há alguns anos atrás, as empresas precisavam gastar muito dinheiro para fazer propagandas através dos meios tradicionais: TV, rádio, jornais, revistas, outdoors e panfletos. Afinal, essas eram praticamente as únicas formas de alguém descobrir sobre a oferta de um produto/serviço.

Já, atualmente, as pessoas estão expostas a uma maior variedade de opções de mídia, produtos e canais de informação, e ao mesmo tempo, estão cada vez mais ignorando propagandas invasivas ou irrelevantes.

Além disso, quando desejam comprar algo, os consumidores têm utilizado a Internet como uma ferramenta importante para auxiliar na tomada de decisão, procurando por mais informações do produto ou empresa, comparando preços, consultando opiniões de outros usuários e aceitando recomendações de amigos nas redes sociais.

Pensando nisso, preparamos para você um artigo, no qual você vai poder conferir como o marketing digital beneficia as indústrias:

 

 

Benefícios do Marketing Digital

 

Vamos primeiro abordar tópicos que falam resumidamente dos benefícios do marketing digital e a forma como ele trás retornos positivos para a sua empresa:

 

  • Aumenta a competitividade:

 

Com auxílio do marketing digital a sua indústria aumenta o poder competitivo, pois através dele, você pode atingir e conquistar novos leads, ou seja, potenciais clientes que estão no momento de compra.

Dessa forma, uma empresa que faz marketing digital, mesmo sendo menor, torna-se tão competitiva quanto as empresas de grande porte, conseguindo se destacar no mercado.

 

  • É mensurável:

 

Um dos benefícios do marketing digital é que ele gera métricas.

É possível mensurar detalhadamente todos os resultados de cada campanha e saber o que funciona e o que não funciona. Desta forma você saberá se deve continuar investindo ou se precisa aperfeiçoar sua campanha.

 

  • É segmentável:

 

Você pode promover ações destinadas à públicos específicos, dessa forma você pode atingir diretamente quem tem interesse no que a sua empresa tem a dizer e oferecer.

Assim você também não corre o risco de saturar as pessoas que não estão interessadas no seu conteúdo, o que poderia causar um resultado negativo para a empresa.

 

  • Permite atração contínua:

 

Quando você investe em buscas orgânicas do Google, e-mails ou redes sociais, por exemplo, você consegue atrair novos leads gratuitamente para o seu site.

Isso, é claro, vai depender da relevância do conteúdo divulgado.

 

  • Permite a construção de uma audiência:

 

Ao produzir conteúdo relevante, o Marketing Digital possibilita a construção de uma base (ex: emails cadastrados, assinantes de blog, seguidores no Twitter, etc.) de clientes, o que, ao longo do tempo, se torna um ativo de marketing fundamental para a empresa.

 

  • Tem ótimo custo-benefício:

 

O Marketing Digital permite que se alcance os melhores resultados mesmo a partir de baixos investimentos.

Combinando a boa aplicação de recursos com ideias inteligentes e criativas, além da ajuda de ferramentas específicas, o investimento na Internet tem um retorno muito maior se comparado às mídias tradicionais.

 

  • Fortalece posicionamento e reputação:

 

O auxílio do marketing digital é um dos principais responsáveis pelo posicionamento de uma indústria na web.

Se realizado corretamente, garante que a empresa se estabeleça como uma referência no assunto.

Além disso, um dos benefícios do marketing digital é que também ajuda no fortalecimento da marca, o que faz com que mais pessoas busquem e confiem nos seus serviços.

 

  • Permite interatividade direta com o cliente:

 

A interatividade é uma das características mais importantes do marketing digital, pois é possível ter contato direto com o cliente e ter um feedback em tempo real.

Desta forma, o uso das redes sociais permite criar um canal direto entre empresa e consumidor, melhorando a experiência e a satisfação dos compradores.

 

  • Lucro e aumento no faturamento em geral:

 

Quando bem planejado e feito com atenção, o marketing digital é um investimento com possibilidade de gerar um grande retorno e, por causa disso, traz o benefício de aumentar o faturamento e trazer lucro para empresas.

Além disso, o investimento é relativamente baixo. Perto do marketing tradicional, o digital é muito mais em conta.

 

  • Fideliza o público:

 

A partir do marketing digital é possível fidelizar progressivamente o público, fazendo com que não apenas os clientes comprem uma vez, mas continuem comprando sempre.

Isso cria resultados de longo prazo, consolidando um ativo de clientes fiéis à empresa.

 

  • Eleva a abrangência:

 

O marketing tradicional, embora muitas vezes efetivo, é delimitado por questões muitas vezes geográficas, já que não é possível atuar em todos os lugares ao mesmo tempo.

Ao contrário disso, a Internet possui uma abrangência muito grande e por isso o marketing digital permite que as empresas atinjam um número maior de clientes em qualquer lugar e a qualquer hora.

 

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Estratégias simples, acessíveis e efetivas que geram ótimos resultados

 

Os benefícios do marketing digital vão muito além do que apenas o aumento dos lucros, já que esse tipo de estratégia é capaz de promover retorno rápido e uma boa consolidação de imagem e clientes para a empresa, trazendo mais credibilidade e relevância.

Por todos esses benefícios e características, cada vez mais empresas têm experimentado excelentes resultados e, em consequência disso, têm investido cada vez mais no Marketing Digital.

No Brasil, o investimento nesse meio cresce mais de 30% anualmente (fonte: IAB).

Para as pequenas e médias indústrias, esses benefícios do Marketing Digital possuem uma relevância ainda maior, já que em geral elas dispõem de poucos recursos para promover os seus produtos e serviços.

A Internet é o ambiente onde ideias criativas, simples e objetivas são muito valiosas e geram ótimos resultados, desde que haja uma boa execução.

Apesar disso, muitos empreendedores e responsáveis pelo marketing das empresas ainda não aproveitam todo esse enorme potencial, seja por desconhecerem as técnicas e ferramentas do marketing digital ou mesmo por terem receio da complexidade do meio.

 

Por conta disso, o objetivo deste artigo é desmistificar os benefícios do Marketing Digital, mostrando como a sua estratégia pode ser simples, acessível e efetiva.

 

Marketing Digital em pequenas indústrias: primeiros passos

 

benefícios do marketing digital - primeiros passos

 

Antes de dar início a este processo, certifique-se de que os funcionários da sua indústria entendam os motivos do projeto e “comprem” a ideia. Afinal de contas, as ações de marketing vão exigir muita dedicação de sua equipe.

Tenha a certeza de que seus colaboradores terão tempo disponível para poder tocar o projeto. Se for envolver mais de uma pessoa nas atividades, faça um planejamento de quanto tempo cada uma trabalhará na produção de conteúdo e atualizações.

É necessário muita dedicação para os resultados começarem a aparecer.

Passo 1

 

Defina o seu público-alvo

 

Quando o assunto é relativo aos benefícios do marketing digital, o conceito de persona é um dos mais importantes.

É de extrema importância saber exatamente que tipo de audiência que a sua indústria deseja atrair para uma campanha de marketing digital bem sucedida.

As personas são uma ferramenta importante para uma campanha de marketing, pois são elas que vão guiar e serão termômetros para toda a produção de conteúdo e a personalização dele. Mas antes, é necessário que você entenda o conceito.

A persona consiste basicamente na definição do cliente típico, com todas as principais características dos compradores. Você cria um personagem baseando-se nas dificuldades e demandas dos seus clientes.

Desta forma, é mais fácil que a sua indústria proporcione a solução que eles necessitam.

Para criar a persona de sua empresa você precisa responder algumas perguntas:

 

  • Quem é o seu potencial cliente? Saiba quais são as características físicas e psicológicas do responsável pela compra.
  • Quais são as suas dificuldades e que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?
  • Quais são as atividades que ele realiza (tanto pessoal quanto profissionalmente falando)?
  • Qual seu nível de instrução? Quais são os seus principais desafios e obstáculos?
  • Que tipo de informações ele gosta de consumir e em quais veículos?
  • No caso de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra a sua solução? E qual o cargo de quem compra?
  • Quem influencia suas decisões?

 

Analisando essas respostas é possível criar a persona ideal da sua indústria!

Passo 2

 

Criar ou revisar contas em mídias sociais

 

É importante identificar quais são as mídias sociais mais adequadas para sua empresa. Conversar com seus clientes é uma ótima forma de descobrir onde eles estão mais presentes. Dica: eleja duas para começar.

De nada adianta ativar vários perfis e abandoná-los pelo caminho, por isso escolha poucas redes para começar. As mais indicadas costumam ser Facebook e Twitter, mas isso varia de negócio para negócio e estratégia para estratégia.

Elabore bons nomes de usuário e mantenha um padrão para os perfis no Facebook, Twitter e as demais redes. Vale a pena lembrar que os nomes de usuário devem ser fáceis de decorar.

Mais importante do que criar perfis nas principais redes é manter a qualidade das atualizações. Ajuste o foco do conteúdo e planeje os dias, horários e quantidade de publicações.

 

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Passo 3

 

Atualize o site de sua indústria

 

O site é uma ferramenta muito importante para o marketing de uma indústria. Ele possibilita que seu negócio seja encontrado por leads, compradores em potencial, e serve como um cartão de visitas na web.

Um passo básico, mas importante, do marketing digital é checar se os buscadores são capazes de entender o seu site. Existem alguns erros bem comuns, mas que são de fácil correção. Leva apenas alguns minutos para implantar as melhorias e, como recompensa, seu site vai se posicionar muito melhor nos rankings dos resultados de busca.

Procure entender a arquitetura do site e extinguir problemas, como conteúdos duplicados, para garantir uma boa base. Uma boa arquitetura deve permitir alcançar páginas profundas com poucos cliques, através de uma segmentação básica, como as categorias, isso é possível.

Além disso, o conteúdo deve ser original e conter informações relevantes para os seus potenciais clientes.

 

Passo 4

 

Invista em conteúdo

 

benefícios do marketing digital e de conteúdo

 

Os conteúdos criados por você devem ser únicos e possuir informações interessantes para o seu público.

O objetivo é educar o mercado, desta forma sua empresa começa a ser vista como referência no assunto.

Essa autoridade tem como consequência diversos impactos positivos e um dos principais deles é a fidelização de clientes. Desta forma, você pode se concentrar na aquisição de novos consumidores também.

Um cliente satisfeito que realiza a segunda compra ou aumenta o seu plano de um dado serviço está adicionando receita sem aumentar os seus custos de aquisição.

Um conteúdo interessante e bem feito é uma ferramenta poderosa para engajar os seus leads e crescer consistentemente o volume de vendas.

 

Passo 5

 

Invista em um marketplace

 

Uma das maiores tendências do mundo digital, o marketplace se trata de um site em que diversos vendedores ofertam seus produtos.

É possível comparar esta plataforma com um shopping center dividido por nichos, como o setor de moda, alimentação, lazer, esportes e com vários lojistas com pontos comerciais instalados. Este é conceito básico do marketplace.

É importante que você invista em um marketplace específico para indústrias, pois é onde os seus potenciais clientes estarão procurando. Ao anunciar os seus produtos nesta plataforma você ganha diversos benefícios como uma maior visibilidade, credibilidade, alto retorno financeiro e baixo investimento.

Apostar em um marketplace é a certeza de retorno garantido, pois os seus produtos estarão exatamente onde os compradores estão.

Mãos à obra!

Agora que você já entendeu a importância dos benefícios do marketing digital para pequenas e médias indústrias é hora de começar a montar sua própria estratégia.

Lembre-se que é muito importante que você sempre ouça seu cliente e se atualize em relação às redes sociais: melhor forma de utilizá-las, novas plataformas, ferramentas disponíveis e assim por diante.

 

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