Alcance os melhores resultados com excelentes estratégias de marketing online

No mundo digital muitas empresas estão se questionando como conseguir mais resultados com estratégias de marketing online. Para isso é preciso planejar, definir, estruturar e otimizar todos os processos que compõem a sua estratégia, sejam eles de vendas ou do seu plano de marketing.

O faturamento das indústrias que investem em marketing digital cresce cerca de 18% ao ano.

Para quem deseja alavancar o faturamento do seu negócio, apostar em estratégias de marketing online se torna uma das melhores opções.

Para conseguir aplicar uma estratégia que traga grandes resultados, é importante que você tenha alguns conceitos claros em mente, como por exemplo o conceito de Inbound Marketing, Funil de vendas e algumas estratégias de otimização de processos.

Para te ajudar em como conseguir mais resultados com estratégias de marketing online, preparamos esse artigo para você, o qual abordará os seguintes temas:

Inbound marketing: uma tendência de sucesso!

Uma das estratégias dentro de um plano de marketing digital que vem se tornando grande tendência é a metodologia do inbound marketing.

Conhecido também como marketing de atração, essa estratégia tem como objetivo obter clientes por meio de quatro etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento.

Atrair as pessoas, torná-las interessadas nos seus produtos e serviços, ajudá-las com as suas necessidades, prepará-las para a compra e, por fim, fazer com que fiquem encantadas com as suas propostas e se transformem em promotores da sua empresa.

Na etapa da atração, você pode utilizar técnicas do marketing de conteúdo para desenvolver os conteúdos, criar as páginas nas redes sociais, produzir vídeos e realizar eventos on-line (webinários).

Na etapa da conversão, a ferramenta mais importante é a landing page (página de entrada e destino) que tem como função converter o visitante em um potencial cliente (lead) através do preenchimento de um formulário com informações sobre o perfil desse usuário.

Na terceira etapa (fechamento), você pode utilizar o e-mail marketing para disparar uma campanha de e-mails segmentados para o seu potencial cliente saber mais sobre a sua empresa, além de poder nutri-los de conteúdos relevantes e do interesse deles.

E por fim, na quarta e última etapa, porém não menos importante, o encantamento, que deve ser realizado durante todo o processo, afinal essa etapa nada mais é do que o resultado de todo um atendimento e serviço de alta qualidade.

Entenda a melhor forma de utilizar o funil de vendas na sua empresa

O processo de inboud possui ligação direta com o conceito do funil de vendas.

É através desse conceito que você conseguirá conduzir o seu cliente na sua jornada de compra, utilizando conteúdos direcionado para guiá-lo até a etapa de fechamento.

A primeira etapa do funil de vendas, chamada de topo, representa todos os consumidores que possuem um determinado problema, porém não entendem exatamente qual é.

Através de conteúdos mais conceituais você ajudará estes leads a encontrar e reconhecer seu problema.

Já a segunda parte ou meio do funil são os leads que já possuem uma ideia um pouco mais clara sobre qual é o seu real problema, mas ainda não levantaram possíveis soluções nem definiram qual será a ação tomada.

Nessa etapa se torna fundamental entregar conteúdos de qualidade que levem o cliente a enxergar a sua empresa como solução.

Esses conteúdos são muito mais explicativos e instrutivos do que conceituais, geralmente dando dicas de como executar algo ou alguma tarefa.

A terceira é última parte do funil de vendas é o fundo, essa etapa se resume a conversão de leads em oportunidades, ou seja, significa que o potencial cliente está em fase de compra, e você precisa realizar algumas ações para que este faça a levantada de mão (faça o pedido para adquirir o produto ou serviço).

Os conteúdos utilizados nessa etapa são mais direcionados nas ofertas da empresa e nas vantagens de se obter o produto/serviço.

Porém, para realizar essa tarefa com exatidão é necessário definir o perfil do seu cliente (persona) que é o seu potencial comprador, depois desenhe a sua jornada de compra e, por fim crie conteúdos adequados para cada etapa e tipo de demanda.

Conceitos fundamentais para a sua estratégia de marketing online

Agora que você entendeu os conceitos de inbound marketing e funil de vendas, está na hora de você acompanhar 3 estratégias relacionadas com esses conceitos para aplicar em sua empresa e obter grandes retornos.

Veja como conseguir mais resultados com uma estratégia de marketing digital:

1. Automação de marketing

Para quem deseja saber como conseguir mais resultados com estratégias de marketing online, uma técnica muito utilizada junto a estratégia de inboud de marketing é a automação.

Sendo capaz de otimizar processos, ela ajuda a divulgar de forma personalizada os conteúdos criados.

A automação de marketing, basicamente, se trata da criação de fluxos de nutrição automatizados, nos quais você pode interagir com as pessoas que estão em cada etapa do seu funil de vendas.

Por exemplo, para os usuários que estão na etapa 1, do aprendizado e descobrimento, você pode aumentar o conhecimento e interesse deles pelo tema através de conteúdos que mostrem a sua autoridade dentro do seu segmento.

Já uma pessoa que está na etapa 2 do funil, reconhecimento do problema, você pode ajudá-la a identificar o problema e mostrar como isso pode impactar o negócio.

Na etapa 3, da consideração da solução, você precisa criar um senso de urgência para a solução e mostrar possíveis soluções, incluindo o seu serviço e produto.

Na etapa 4, é a hora de mostrar o diferencial do seu produto ou serviço e como ele pode solucionar o problema do seu lead.

Por fim, na etapa 5, depois de fechar a venda você precisa acompanhar a primeira experiência do cliente com o seu produto ou serviço.

Realize o trabalho de pós-venda para evitar possíveis cancelamentos e criar uma demanda por upselling (técnica utilizada para fazer o cliente comprar mais).

2. Boas práticas de vendas

Além do trabalho de como conseguir mais resultados com uma estratégia de marketing digital que a sua indústria precisa efetuar, também é fundamental dar uma atenção especial para as boas e velhas práticas de vendas.

Depois que você conseguiu converter visitantes em potenciais clientes, está na hora de utilizar as boas práticas de vendas a seu favor.

Mas, lembre-se que, com a internet, o comportamento do comprador mudou e a forma de abordá-lo também.

O modelo antigo do vendedor de ter que se deslocar até o seu potencial cliente para oferecer um produto/serviço sem saber se existe o interesse real, já não se sustenta como antes.

Com o inbound a forma de abordagem é diferente e o vendedor passa a ser um consultor que está focado em solucionar os problemas do cliente e não em vender de fato.

Essa abordagem é chamada de Inside Sales e é baseada em prestar interesse real ao seu potencial cliente e seus problemas. Ou seja, o vendedor possui um processo em que realiza um diagnóstico, buscando entender o momento em que o cliente está e o que ele precisa.

Ao realizar a venda desse tipo, os clientes passam pelo que é chamado de “vendas consultivas“, que é o oposto das vendas tradicionais, onde o vendedor apenas deseja fazer com que o cliente compre o produto ou serviço, sem se importar na real necessidade do cliente.

Por ser realizada dentro da própria empresa, se torna uma técnica muito mais econômica do que os métodos de vendas tradicionais.

3. Mensuração dos resultados obtidos

Em toda estratégia de marketing digital, a etapa de mensuração os resultados é fundamental para alcançar os resultados necessários.

Isso porque, a partir dessa análise, você conseguirá alinhar sua estratégia ao interesse do seu público-alvo, tornando-a mais assertiva.

Faça o processo de análise de relatórios diários e mensais das suas práticas de marketing em uma data e horário fixo no seu calendário do mês e avalie quais ações estão surtindo mais efeito, em que tipo de canal e para qual perfil de pessoa.

Obtenha sucesso no seu negócio com dicas de como conseguir mais resultados com uma estratégia de marketing digital

O consumidor está cada vez mais exigente e oferecer conteúdo de relevância e direcionado é o diferencial dos quais todos estão buscando.

Portanto, saia na frente dos seus concorrentes, análise quem é o seu público-alvo e ofereça conteúdo direcionado para cada etapa de funil de vendas.

Você verá o quanto essa estratégia lhe trará de retornos.

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