Saiba como criar uma newsletter de sucesso para a sua indústria B2B!

//Saiba como criar uma newsletter de sucesso para a sua indústria B2B!

Por: . Publicado: 8 de março de 2016 | Atualizado: 28 de setembro de 2018.

Como criar uma newsletter para minha indústria? Ter a resposta para essa pergunta pode te ajudar a conquistar clientes qualificados no mercado B2B, levando a eles informações úteis e relevantes. Faça isso usando nossas dicas e alcance o sucesso!

como-criar-uma-newsletter

O que é newsletter? E B2B? Do que, afinal, estamos falando?

É preciso entender sobre a importância de como criar uma newsletter para a indústria B2B (sigla: Business to Business, termo em inglês utilizado no comércio eletrônico para definir transações comerciais entre empresas).

Além disso, você deve oferecer, com esta ferramenta, algo interessante e relevante para o cliente, além da divulgação de conteúdo nas redes sociais, blog ou site da empresa.

A newsletter tem o papel de aproximar ainda mais o cliente e a sua marca, afinal, ela se encontra na fase de fechamento da estratégia de inbound marketing (estratégia focada na atração de potenciais clientes/leads para o seu negócio).

Ou seja, o cliente já entendeu seu conteúdo, demonstrou interesse e agora pode estar em busca de fechar negócio.

A partir do momento que o consumidor assina para recebê-la, o consumidor deseja e aceita o convite para receber o seu conteúdo, dicas ou qualquer outra informação de valor.

Em suma, o cliente está permitindo que a sua empresa esteja periodicamente presente entre os e-mails da sua caixa de entrada.

A empresa que opta por entender como criar uma newsletter para a indústria B2B como estratégia de negócios estará com uma grande riqueza nas mãos e não apenas uma lista de e-mails.

Ela estará com uma lista de potenciais clientes que realmente desejam receber o seu conteúdo.

É um grande passo para promover o engajamento com a marca, conquistar e fidelizar o cliente.

Para criar uma newsletter de sucesso é importante atentar-se a alguns pontos.

Confira os tópicos que iremos abordar:

Aproxime-se do consumidor

Como parte de como criar uma newsletter, tenha fixado em todo disparo algum botão que direcione-o para um “Converse com um de nossos especialistas”, por exemplo.

Esta ação permite que o leitor tenha sua dúvida respondida diretamente e de forma personalizada, ágil e eficaz.

Isso agrega valor à marca, ao atendimento e agrada o consumidor, que tem a sua dúvida, sugestão ou solicitação atendida rapidamente.

Além disso, o FAQ oferece a oportunidade de sanar dúvidas comuns dos usuários, ou seja, é possível solucionar questionamentos de mais de uma pessoa de uma vez só.

Por isso, um botão que direcione para o FAQ da empresa é viável ser inserido nos disparos de newsletter também.

Caso seus potenciais clientes tenham dúvidas ainda mais específicas, é necessário se atentar a meios de facilitar o contato dele com sua empresa, pois caso contrário, ele pode desistir no meio do processo.

Produza conteúdo de qualidade

O cliente que recebe a sua newsletter espera por um conteúdo rico, interessante e relevante.

Por isso, informe-o sobre novidades, lançamentos, últimas notícias relacionadas à área da sua empresa, produto ou serviço, além de conteúdos conceituais que enriqueçam a experiência do usuário com sua marca.

Contar como um produto é produzido, por exemplo, matérias primas utilizadas ou truques no modo de preparo, também enriquecem o conteúdo e despertam o interesse do leitor.

Os clientes adoram receber dicas de como fazer ou como melhorar estratégias e processos visando melhorar faturamento, produtividade e adquirir receitas de sucesso.

O objetivo de como criar newsletter é estimular a ação do cliente.

Seja através de uma promoção, instigando o cliente a clicar e comprar (link para o site do e-commerce pode auxiliar bastante nessa tática), através da participação em uma enquete ou mesmo convidando a ler mais sobre determinado assunto (link para o blog da empresa é uma pedida).

Não se esqueça de disponibilizar um link com a opção para o cliente descadastrar o e-mail da lista de envio.

O consumidor tem o direito de não receber mais as mensagens, caso não deseje.

Além disso, é de direito dele fazer esse descadastramento de forma simples e rápida, sem precisar se desgastar para isso.

Outra coisa importante é oferecer junto a newsletter cupons de desconto e promoções de aniversário, por exemplo, para engajar os clientes.

Esta estratégia é utilizada por grandes e-commerces e no relacionamento B2B pode ser uma grande aliada para vender até mesmo uma maior quantidade de produtos.

Porém, vale pesquisar e se atentar ao que realmente atrai e gera conversão com o público do seu segmento e seus clientes ideais, ou seja, seu público-alvo.

Saiba o momento certo de enviar

como-criar-uma-newsletter-enviar

A frequência de envio é muito importante e deve ser cuidadosamente planejada e alinhada conforme as publicações de conteúdo.

Crie um calendário editorial, contemplando as publicações nas redes sociais, atualizações do site e envio da newsletter.

Tenha cuidado para não encher a caixa de mensagens do seu cliente e se tornar inconveniente, isso pode fazer com que posteriormente você passe a cair na caixa de SPAM dele. Mas também não caia no esquecimento. Alinhe um envio mensal ou semanal, por exemplo, dependendo da demanda de conteúdo que o seu negócio necessita.

Sendo assim, vale ressaltar a importância de entender quem é seu público-alvo e quais as reais necessidades do seu segmento, assim você pode agradá-lo e não investir de forma equivocada.

Faça monitoramento constante

Observe as taxas de abertura do e-mail e cliques na sua newsletter enviadas. Monitorar resultados pode ajudá-lo a conseguir um norte.

É claro que os resultados são obtidos ao longo do tempo, mas se a taxa se mantiver muito baixa, algo está errado na sua estratégia e então é hora de analisar o que pode ser melhorado.

Um monitoramento constante te permite analisar o que está dando certo, ou seja, o que está convertendo, e o que não está sendo viável para o seu negócio.

Assim sua estratégia se torna assertiva e de sucesso.

Confira uma curiosidade sobre o tema “como criar uma newsletter para a indústria”:

As mensagens enviadas por e-mail podem gerar 1.350% mais tráfego do que as mídias sociais.

Ou seja, mais tráfego, mais visualizações, oportunidades, conversões, clientes engajados, compartilhamentos e mais retorno positivo para sua empresa.

Essa estratégia é um dos caminhos para o sucesso do seu negócio!

2018-09-28T12:21:18+00:00

Um Comentário

  1. Correia 21 de fevereiro de 2017 at 23:45 - Reply

    Interessante.

Faça um Comentário