Como divulgar minha empresa? Aprenda a aumentar a visibilidade do seu empreendimento em 7 passos simples!

//Como divulgar minha empresa? Aprenda a aumentar a visibilidade do seu empreendimento em 7 passos simples!

Por: . Publicado: 16 de dezembro de 2016 | Atualizado: 13 de novembro de 2018.

O termo “como divulgar minha empresa” é muito pesquisado no Google e em outros buscadores da internet. Isso porque, em decorrência das mídias digitais, os empreendimentos buscam cada vez mais popularizar suas páginas online. Saiba como fazer isso e se destaque no mercado!

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O foco de toda indústria é o faturamento, mas o grande segredo é conseguir aumentá-lo.

Por isso, muitas empresas investem em gerar mais visibilidade às suas marcas, usando a internet como canal principal.

Mas afinal, como divulgar minha empresa na rede em um mercado tão competitivo?

Uma das respostas para essa pergunta é apostar no marketing digital, uma forma de divulgação mais barata que a mídia eletrônica, como televisão e rádio, por exemplo.

Além disso, esse tipo de mídia também permite melhor segmentação, garantindo a você atingir potenciais clientes por meio de características demográficas, geográficas, comportamentais etc.

Outra vantagem do marketing digital é que a estratégia conta com diversos canais, como divulgação de site e redes sociais.

Entendi! Por isso quero saber como divulgar minha empresa usando a internet e tudo que ela oferece.

Que bom, pois preparamos um conteúdo exclusivo para você!

Confira 7 dicas úteis a quem quer gerar aumento de tráfego para site, melhorar a produção de conteúdo e saber mais sobre otimização de site para mecanismos de busca e outros assuntos essenciais:

1. Crie um site para a sua empresa

Esta dica é fundamental para quem quer saber como ganhar visibilidade na internet.

Isso porque, mesmo que você já disponha de um site, é necessário fazer um balanço de quantas vezes você já revisou seu conteúdo.

Além disso, é fundamental possuir um formato responsivo, pois assim sua página se adaptará aos diversos formatos de telas existentes, como as de celulares, tablets, televisores e outros.

Isso possui um peso muito grande no momento de medir o número de visitas, pois grande parte dos acessos provém do mobile (celulares e tablets).

Lembre-se também de deixar espaço para um blog, o canal ideal para se aproximar de seus potenciais clientes.

Outro ponto importante é a identidade visual da sua página, pois ela precisa ser transmitida ao público de forma clara, facilitando a navegabilidade do usuário.

Existem ferramentas gratuitas capazes de auxiliar na gestão de seu site, e uma delas é o Google Analytics, que lhe permite ter informações como:

  • Quantidade de pessoas que acessaram seu site;
  • Quantas pessoas acessaram e tiveram interação em outras abas;
  • Origem do tráfego (geográfico);
  • De onde as pessoas acessaram seu site (facebook, buscador online, e-mail marketing);
  • Acompanhar em tempo real, o número de usuários on-line;
  • A taxa de conversão;
  • As páginas mais visitadas.

Dessa forma, você pode analisar os fatores mais importantes na hora de promover site empresarial.

2. Como divulgar minha empresa aumentando sua visibilidade nos buscadores?

Segundo o Ibope, 43% da população brasileira acessa a internet para realizar pesquisas de compra.

Por isso, vamos imaginar um exemplo: você fabrica tubos e possui em seu site uma página específica para isso.

Todas as vezes que alguém pesquisa nos mecanismos de busca a palavra, ou alguma relacionada e o seu site aparece nos principais resultados das primeiras páginas, o seu número de visitantes cresce potencialmente.

Para isso, é preciso investir em SEO, ou seja, um conjunto de ações capazes de aumentar a relevância de um site e, consequentemente, melhorar o posicionamento.

Uma das ações mais utilizadas é a escolha de palavras-chave, pois por meio delas o seu cliente entrará em contato com a sua empresa.

Porém, para fazer isso, é necessário escolher as palavras que correspondem aos termos de pesquisas de seus potenciais clientes.

Outro ponto importante é o estágio que o potencial cliente está e que sua empresa deseja atingir.

Se a intenção é gerar compra, por exemplo, o ideal é buscar por palavras que remetam a fase de decisão do cliente.

Geralmente, elas possuem o termo comprar ou preço. Ex: Comprar uma betoneira.

O posicionamento nos mecanismos de busca não só te ensina a saber a resposta da pergunta “como divulgar minha empresa”, como também atinge clientes que estão no momento de compra.

Com isso, você encontrará leads realmente interessados em seu produto e que já possuem a intenção de compra.

Links patrocinados

A ferramenta de busca mais utilizada em toda a internet é o Google, que oferece o Adwords a quem deseja posicionar sua empresa ou produto entre as primeiras posições nas páginas de pesquisa de forma paga.

Seu mecanismo funciona como uma espécie de leilão em que você paga por determinadas palavras-chaves (Ex: “Tubos e conexões”, “Tubos condutores”).

Isso graças ao fato de uma mesma palavra poder ser útil tanto a você quanto ao seu concorrente, pois assim ficará melhor posicionado quem pagar mais por ela.

Além disso, o Adwords lhe permite também calcular quantas pessoas procuraram por esta palavra, quantos procuraram e clicaram em seu anúncio e se ela gerou conversão.

Contudo, vale ressaltar que o alcance pago não tem a mesma credibilidade do alcance orgânico.

A vantagem se dá pelo fato de ser uma estratégia imediatista, geralmente utilizada em campanhas promocionais.

3. Como divulgar meu site por meio da produção de conteúdo de qualidade?

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Conteúdo relevante é uma das melhores formas de ganhar visibilidade na internet, pois ajuda seu site a ganhar relevância, fazendo com que ele apareça nas primeiras páginas dos buscadores, principalmente quando alinhada a estratégia de SEO.

É possível ainda que seu produto necessite de orientação na escolha do modelo adequado.

Além disso, os materiais e acabamentos usados no produto podem depender da aplicação.

Transforme essas informações em conteúdo disponível para o seu site: quanto melhor você informar seu cliente, mais seguro ele se sentirá na aquisição, e maior será a confiança em sua empresa e na qualidade do produto.

Para cada serviço/produto, acrescente explicações sobre os motivos de cada acabamento, funcionalidade etc.

Ex: Como funciona e o porquê das zincagens, da anodização, dos banhos de ouro entre diversos outros exemplos.

Um conteúdo de relevância, quando bem direcionado, é capaz de gerar qualidade na percepção de seus clientes, demonstrando que você entende sobre seu produto e oferece este conhecimento a seus clientes.

Dessa forma, seu público te enxergará como referência no assunto e passará a ter preferência pela sua marca.

Contudo, para saber como divulgar minha empresa na internet criando um conteúdo de relevância e qualidade, é necessário adequar-se a pontos como:

A linguagem utilizada

O uso de gírias pode não trazer a credibilidade esperada, mas o excesso de formalidade pode dificultar o entendimento.

Por isso, seu texto deve estar alinhado com o modo que seu público-alvo se expressa.

Perfil dos clientes

Para ter um conteúdo relevante, é importante segmentá-lo usando informações como gênero, idade, classe, renda, preferências e gostos.

Desta maneira, seu conteúdo será melhor direcionado e terá mais chances de conversão.

Conhecer seus produtos

Imagina se um cliente ler um conteúdo seu de 1 ano atrás contendo informação desatualizada?

Isto irá afetar sua credibilidade sobre o que está falando ou vendendo.

Por isso, pesquise as novidades do mercado a fim de manter-se atualizado sempre.

4. Confira os hábitos dos visitantes do seu site

Para saber como ganhar visibilidade na internet é imprescindível entender o perfil e os hábitos dos visitantes do seu site.

Tarefa difícil? Nem tanto, pois todo e qualquer visitante em seu site pode ser rastreado a partir de seu endereço de IP.

Com esse dado, você pode mapear o trajeto no site, sabendo quais produtos receberam mais atenção.

Com isso, ao juntar os dados de outros visitantes, será possível conhecer os hábitos de busca e preferência de seus clientes e leads.

Desta maneira, você poderá entender melhor o público, facilitando a compreensão de seus interesses.

Sabendo quem são e seus hábitos, acrescente informações relevantes que tornem essas páginas mais interessantes.

Além disso, é fundamental ter em mente que para saber “como divulgar minha empresa na internet”, é necessário oferecer conteúdo de qualidade.

Isso porque os consumidores atuais estão mais exigentes e, por isso, buscam por informações qualificadas.

Ou seja, monitorando os hábitos dos usuários na internet, fica mais fácil segmentar o conteúdo e promover site da empresa.

5. Invista em e-commerce

Pense em um cliente seu que periodicamente lhe manda pedidos.

Agora, imagine-o navegando na Internet e entrando em seu site, selecionando o produto que sempre compra, o incluindo com a quantidade necessária no carrinho de compras virtual e clicando no botão “Comprar”.

Este link o direcionaria à sua página segura de e-commerce, onde seu cliente irá informar o modo de pagamento.

Ele poderia realizar esta ação a qualquer hora do dia, de qualquer lugar que dispusesse de conexão, e de qualquer equipamento.

Por esses motivos, o e-commerce vem sendo muito utilizado para proporcionar maior praticidade ao cliente.

Isso porque ele pode comprar a qualquer hora do dia, onde quiser e receber o produto em casa.

Apesar de ser mais comum no segmento B2C (empresas que vendem em maioria para pessoas físicas), esse tipo de plataforma também é bastante utilizada no segmento B2B (empresas que vendem para empresas).

A grande vantagem é que o e-commerce pode servir até mesmo como catálogo online e representa boa parte das vendas de diversas empresas.

Portanto, se você quer saber “como divulgar minha empresa”, ofereça um site intuitivo no qual seu cliente obtenha o máximo de comodidade.

6. Use a publicidade em redes sociais para divulgar sua empresa

Investir nas redes sociais é uma das melhores formas de ganhar visibilidade na internet, pois muitos de seus clientes e leads estão lá.

Isso porque a internet é umas das mídias mais utilizadas atualmente e estar fora dela é correr um risco muito grande de ficar sem visibilidade.

Dentro disso, os principais canais que você deve investir são Facebook, Linkedin, Instagram e Twitter, as principais redes sociais do mundo.

Essas plataformas oferecem a inclusão de anúncios, deixando sua indústria mais visível ao seu tipo de produto.

Com isso, quando alguém necessitar de uma mercadoria desse tipo, a sua marca logo virá a mente.

O Facebook, por exemplo, oferece o (Facebook Ads), uma ferramenta que te permite acompanhar a repercussão de suas postagens e campanhas pagas, assim como o custo por envolvimento, origem do tráfego e outras informações.

As redes sociais permitem um vasto alcance segmentado (pago). Desta forma, você pode anunciar seu conteúdo para o público certo.

Embora essa seja uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade na internet, é interessante realizar uma pesquisa antes para saber qual rede social seus clientes e leads acessam mais.

7. Invista em divulgação por e-mail

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Provavelmente, seus endereços de e-mail foram obtidos ao longo de anos de atividades, e se estão lá existe um motivo prévio: o interesse em comum nos seus produtos ou serviços.

Porém, é necessário oferecer informação interessante para essa base, pois só o interesse em comum não é suficiente para gerar engajamento, afinal a internet oferece uma diversidade de informações e é preciso saber diferenciá-las.

Ampliar sua base de dados e e-mails, de modo válido e não invasivo, envolve algumas dificuldades.

Uma das opções é obter esses e-mails em seu próprio site, ou seja, oferecendo um conteúdo relevante para seu cliente ficar interessado e, com isso, se cadastrar em seu site ou inscrever-se em sua newsletter.

Também é possível obtê-los em eventos ou feiras especializadas.

O e-mail marketing é um aliado poderoso quando o assunto é informar as novidades a seus clientes.

Existem diversas ferramentas de e-mail marketing direto, como o Mailchimp, que auxilia a empresa a disparar os e-mails, além de contar com métricas de abertura e clique.

Como divulgar minha empresa na internet e alcançar resultados incríveis?

Como te explicamos durante este conteúdo, a resposta da pergunta acima depende de diversos fatores, como a análise do seu público e dos melhores canais de divulgação.

Além disso, você deve investir na produção de conteúdo de qualidade, em otimização de sites para mecanismos de busca e na inserção de sua empresa em plataformas de vendas da internet.

Lembre-se também de usar as redes sociais e os e-mails marketing como ferramentas importantes para aumentar tráfego do site e, com isso, popularizar sua marca.

E aí, já sabe responder a pergunta: “como divulgar minha empresa?”.

Espero que sim! E se estiver interessado em saber sobre como vender mais, continue em nosso blog e veja nosso conteúdo imperdível sobre Marketing Industrial!

2018-11-13T15:18:54+00:00

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