Como encontrar novos clientes para a sua indústria

 

Cerca de 80% das pessoas que se sentem atraídas por um produto, o buscam na internet antes de comprá-lo. E cerca de 68% dos internautas já concordam em afirmar que a internet auxilia mais do que a TV ao decidir qual produto comprar. Esse é apenas um dos dados que provam que a internet é o melhor meio para quem deseja saber como encontrar novos clientes.

 

Como encontrar novos clientes

 

Uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2013, mostra que a internet ultrapassou o rádio e é considerada o meio mais procurado pelos brasileiros em busca de informação.

 

Ou seja, estar fora da internet hoje em dia significa perder uma vitrine de exposição para centenas de usuários, diariamente. Afinal, se o cliente não o encontra, como conquistá-lo e persuadi-lo?

 

“A melhor maneira de encontrar novos clientes é ser encontrado por eles”.

 

A frase acima foi elaborada pelo brasileiro, especialista em Marketing Digital, Conrado Adolpho, e representa cada vez mais uma prática utilizada por muitas indústrias.

 

Conrado Adolpho chama esse princípio de “Encontrabilidade” e acredita que para uma indústria, não basta apenas ser encontrada facilmente, mas também gerar uma percepção positiva.

 

Essa percepção significa criar no usuário uma empatia, que o faça, após encontrar o site pela primeira vez, tomar a ação de continuar acessando-o.

 

Ser encontrado é apenas o começo da relação.

 

Para te ajudar nessa tarefa selecionamos dicas de como, primeiramente, fazer com que o seu potencial cliente encontre sua empresa:

 

A Era da Inovação

 

A Era da Inovação

 

Com os avanços tecnológicos e a popularização da internet novos meios de se comunicar surgiram, além das inúmeras facilidade disponíveis no mercado.

 

Incluindo facilidade para o meio comercial, como realizar uma venda ou receber pagamentos.

 

É cada vez mais comum o uso do Skype, serviço de chamada em áudio ou transmissão de vídeo a distância, para ajudar no fechamento de acordos em indústrias. Isso confere comodidade e facilidade de interação.

 

A adaptação do mundo comercial aos aspectos da atualidade é necessária. Enquanto a sua indústria mantém-se estagnada, o seu concorrente está inovando.

 

Por isso, possuir um site se torna tão fundamental. É através dele você divulgará seus produtos e serviços e poderá ser encontrado por seus potenciais clientes.

 

Esse é o primeiro passo para quem deseja saber como encontrar novos clientes no mercado digital.

 

Como estabelecer contato com seus potenciais clientes?

Redes Sociais

 

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Hoje em dia, as redes sociais são um dos canais de comunicação mais acessados, no meio de tantos usuários, é muito provável que você encontre o seu potencial cliente.

 

Possuir presença nas redes sociais, garante a sua empresa maior credibilidade e consolidação de marca, além de estar em contato sempre como novos potenciais clientes.

 

Cerca de 80% dos conteúdos publicados em mídias sociais hoje em dia estão no Facebook e no Twitter, logo, essas são as redes sociais mais indicadas para um início de projeto de divulgação.

 

Porém, é sempre válido lembrar que algumas redes sociais possuem maior eficácia para um determino público-alvo, do que outras. Um exemplo disso, é a alta taxa de conversão que o Linkedin possui para o segmento B2B.

 

Então análise, qual se encaixa melhor com o seu modelo de negócio, assim você evita gastar esforços onde não obterá retornos.

 

Busca Orgânica

 

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O SEO (Search Engine Optimization), é uma estratégia composta por técnicas que possuem a principal função melhorar a relevância de um site, como consequência disso, há uma melhora também no ranqueamento do site dentro dos mecanismos de busca.

 

Tais mecanismos de busca são conhecidas também como páginas de pesquisa, como por exemplo, o Google, Bing ou Yahoo. São essas páginas que contam com o maior índice de busca por informações dos usuários da web. Por contar com essa alta taxa de pesquisa, se torna vantajoso estar bem posicionado em seus resultados.

 

Essa técnica utiliza como base o estudo de palavras-chave, ou seja, dos termos pelos quais os usuários costumam pesquisar. Será através desses termos que a sua página irá ser posicionada ou não.

 

Um dos critérios de posicionamento é a qualidade do conteúdo disponibilizado, portanto realizar textos que agreguem e gerem relevância para o leitor.

E-mail marketing

 

O e-mail marketing em sua essência existe como uma ferramenta para criar relações de Marketing Direto entre a indústria e o cliente.

 

A função de um e-mail marketing é além de ajudar em como encontrar novos clientes, oferecer serviços diferenciais para os clientes atuais, auxiliando na fidelização dos clientes.

 

A diferença entre o e-mail marketing e um e-mail spam é que o cliente está de acordo com o recebimento deste e-mail, seja por consentimento através de solicitação ou por possuir relação direta com a indústria que o envia.

 

O cliente pode desativar a qualquer momento o disparos desses e-mails, por isso os assuntos abordados devem cativá-lo e convencê-lo a querer saber mais sobre o serviço oferecido.

 

Uma das grandes vantagens das campanhas de e-mail marketing, é a facilidade na geração de métricas. Podendo ser analisado a performance tanto da abertura dos e-mails quanto da taxa de cliques. Isso auxilia na hora de melhorar suas estratégias e medir o impacto das suas ações.

Plano de Marketing digital

 

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A Revista Exame, publicou um estudo em cinco passos sobre como realizar um bom Plano de Marketing que aplica-se para a pequena, média e grande indústria.

 

Segundo Marcos Bedendo, professor de Marketing estratégico da ESPM, “O planejamento de marketing auxilia no controle de gastos e no registro de ações para aumentar o número de vendas, por exemplo”.
O planejamento do plano de marketing é fundamental para que as empresas utilizem os meios de divulgação de forma mais assertiva, se tornando essencial para quem saber como encontrar novos clientes através da internet.

5 passos para desenvolver o plano de Marketing

 

Para ajudar você a elaborar um plano de marketing e saber a melhor forma de como encontrar novos clientes para a sua indústria, criamos cinco passos para te ajudar nessa missão.

 

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1) Analise o ambiente de Marketing

 

O primeiro passo é analisar os fatores externos que podem influenciar o seu negócio.

 

Essa análise, conhecida como Análise de SWOT (do inglês Straight, Weak, Oportunity e Troubles), implica que a indústria enumere suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, trabalhando em cima de tudo o que foi listado para moldar um Plano de Ação.

 

O Plano de Ação quando desvendado, orienta a indústria em como agir para aliar todas essas características e ainda assim, conquistar o sucesso dentro do mercado.

 

É importante levar em consideração o capital disponibilizado para as ações de marketing e comunicação da indústria, ou o plano não conseguirá ser aplicado.

 

2) Entenda quem são os seus clientes

 

Nem sempre o seu cliente em potencial é só aquele que sua indústria está acostumado a atender e lidar no dia a dia.

 

Por isso para conquistar novos potenciais clientes, é preciso analisar quem são os reais interessados por seus produtos e serviços, só assim você conseguirá criar uma comunicação mais assertiva.

 

3) Analise a sua concorrência

 

Conheça aqueles que estão no mercado para oferecer aos potenciais clientes os mesmos (ou similares) serviços que a sua indústria disponibiliza.

 

Confira quais são as tendências que eles estão investindo, veja em quais redes sociais eles estão mais presente. É preciso saber em que a sua concorrência está acertando e errando para construir uma campanha ainda mais efetiva.

 

4) Defina suas estratégias e ações

 

A indústria precisa traçar seus principais objetivos, por exemplo, se ela quer aumentar o número de vendas, ela precisa entender o seu faturamento e avaliar o que é mais interessante: que os clientes comprem mais, ou conquistar novos clientes.

 

Tendo esse tipo de dúvida solucionada, é hora de decidir como a indústria vai agir. Se irá focar em estratégias para fidelizar clientes e gerar mais frequência de compra ou investir em como encontrar novos clientes.

 

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5) Estabeleça um cronograma

 

É importante saber a duração de cada ação, os resultados e os recursos que foram utilizados, dessa forma, fica mais fácil avaliar o que deu certo e o que deu errado no processo.

 

Timothy Altaffer diz que todo plano de Marketing é infinito, porque ele precisar estar sempre em revisão, ser refeito e atualizado com o número de vendas, faturamento, rentabilidade, entre outros.

 

Seguindo essas dicas, pode-se produzir um interessante plano de Marketing para basear sua indústria e aproximar-se de seus clientes.

 

É importante que a indústria saiba exatamente qual é a sua posição dentro do mercado, sua identidade e a do seu negócio. Dessa forma, estabelecer as metas atingirá um valor próximo ao que poderá ser conquistado, sem frustrações.

Marketing de conteúdo

 

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O Marketing de conteúdo é o que leva e convence os clientes a investirem em seu produto ou serviço.

 

Uma pesquisa realizada pela Custom Content Concil revelou que os consumidores se sentem mais confortáveis ao comprar produtos de indústrias que publicam conteúdo personalizado em seus sites.

 

O poder do conteúdo está em seduzir pessoas.

 

Muitas vezes um texto bem escrito e argumentado, atrai mais do que anúncios ou banners super produzidos.

 

Segundo pesquisa realizada pela Econsultancy e Outbrain em 2012, 54% das marcas aumentaram o envolvimento com seus clientes em função de uma melhora na qualidade de conteúdo de seus sites.

 

Sempre lembrando que um bom conteúdo também é um fator de extrema importância para melhorar o posicionamento de um site nos buscadores.

 

Os sites com os textos mais adequados são posicionados antes daqueles com conteúdo desatualizado, desinteressante ou pouco atraente.

 

Dentro do tema abordado por este artigo, pode-se afirmar que a melhoria do conteúdo de um site e em geral é um fator determinante, para o fator de posicionamento nos buscadores, auxiliando em como encontrar novos clientes.

As indústrias e o Marketing digital

 

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Os clientes estão expostos agora não só ao que a própria indústria vincula sobre ela, mas ao que a mídia e outros consumidores estão disseminando na internet.

 

As opiniões dos outros sobre a sua empresa contam muito.

 

Pensando numa forma de facilitar o compartilhamento de opiniões a respeito de determinado produto ou serviço, existem sites que permitem ao consumidor avaliar os serviços utilizados.

 

Esses sites, também considerados buscadores, ocupam posição de destaque no posicionamento de qualquer tipo de indústria hoje em dia, e são outra forma significativa de avaliar a uma empresa no mercado.

 

Para o cliente, uma empresa com boas avaliações é uma indústria em que se pode confiar. Isso porque em sua mente, antes de fechar um acordo, o cliente quer uma garantia de que os serviços serão realizados com dedicação e qualidade.

 

O cliente quer dar sua opinião, mas qualquer consideração pontual feita pela sua empresa pode ser bem aceita.

 

Os analistas de marketing podem usar as informações que colherem para criar ou antecipar o interesse do cliente em usufruir dos produtos que vai encontrar.

 

Quanto mais profunda for essa incisão e a interpretação do comportamento do cliente, mais positiva será a relação.

 

Todas essas ações impactam na hora de como encontrar novos clientes utilizando a internet. Portanto, procure fazer um planejamento estratégico assertivo, oferece conteúdos de qualidade e utiliza da melhor forma todos os meios de comunicação.

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