Como fazer a última hora do trabalho ter mais produtividade

A coisa mais importante para se lembrar sobre a produtividade é que ela não é uma corrida curta e rápida. É uma maratona. Se você é super produtivo durante uma hora, mas nas duas seguintes perder o ritmo, você não rendeu de verdade.

Algumas pessoas são abençoadas com o poder de concentração. Mas a maioria não é.

Nossa força de vontade não é inesgotável e vai diminuindo de acordo com nossas escolhas. Conforme o dia vai passando nossa reserva de energia para trabalhar precisa de uma revigorada. Por isso é tão difícil terminar o dia com o mesmo foco que você começou, nenhum cérebro consegue aguentar.

Por sorte, existem alguns hábitos que ajudam a preservar essa energia. Por exemplo, muitos executivos e líderes utilizam sempre o mesmo tipo de roupa para não perderem tempo e energia com escolhas banais.

Ao seguir uma rotina específica você conseguirá aproveitar mais a última hora do dia em seu trabalho.

Mas, então como fazer a última hora do trabalho ter mais produtividade?

como-fazer-a-ultima-hora-do-trabalho-ter-mais-produtividade

Veja abaixo 8 estratégias que te ajudarão a ser mais produtivo mesmo quando o cansaço chega:

Aumente a sua produtividade

Cerca de vinte ou trinta minutos antes de chegar a última hora de trabalho, tire um tempo para colocar suas tarefas em ordem para que você possa utilizar o resto do tempo com maior produtividade dando prioridade para as tarefas mais importantes.

1) Cheque o seu E-mail

Veja todas as suas mensagens não lidas rapidamente, depois responda as necessárias. Classifique as menos importantes para responder depois ou então marque como não lida para que você se lembre de lidar com esses e-mails mais tarde. Qualquer e-mail que não precisa de resposta deve ser deletado ou arquivado imediatamente.

2) Cheque sua pasta de rascunhos

Durante o dia as distrações e correrias, muitas vezes, podem nos fazer esquecer de e-mails que não sejam 100 % cruciais, deixando-os para mais tarde. Agora é o momento para acabar com essas mensagens.

Os segredos para o sucesso

Termine de escrever os e-mails e envie – e se você está preocupado de que eles possam se perder nas caixas de entrada, devido à hora tardia dos seus destinatários, programe para o dia seguinte de manhã usando uma ferramenta como o Sidekick.

3) Deixe de lado as distrações

Este é realmente importante! Deixe de lado o WhatsApp, Facebook e o Twitter para manter sua concentração em ordem. Mesmo que você seja uma daquelas pessoas que não conseguem deixar o celular de lado, ao não ver as notificações você não pode se distrair. Então, se desligue de tudo!

4) Tire um pequeno descanso

Tire dois ou cinco minutos para beber água, comer algo saudável ou fazer algo que não seja sobre trabalho. Saia de sua cadeira e estique as pernas, por que você deverá se manter concentrado no restante do tempo sendo o mais produtivo possível.

aumente-a-sua-produtividade

Durante a última hora do dia

Depois de fazer o seu descanso, é hora de trabalhar. Confira as dicas a seguir para aumentar sua produtividade neste momento do dia:

1) Reveja sua lista do que fazer

Todos nós conhecemos aquelas pessoas que chegam no trabalho as nove da manhã e fazem tudo até as cinco da tarde sem descanso. Mas a maioria de nós não é assim, deixamos tarefas para fazer no dia seguinte. Use este tempo para rever sua lista de coisas para fazer.

Tudo aquilo deve estar na lista? O que pode ser movido para semana que vem? Ou melhor, o que pode ser removido da lista? Com o tempo você percebe que aquele item que está sendo adiado há tempos não é tão importante assim. Veja quais são as reais prioridades.

2) Reveja sua programação do dia seguinte

Os segredos para o sucesso

Antes de você começar a trabalhar no último item, verifique se você não esqueceu de nada. Olhe rapidamente a programação do dia seguinte para confirmar todas as reuniões e saber o quanto ficará ocupado e quais devem ser suas principais prioridades.

3) Finalize o trabalho

Suponha que você só vai completar mais uma coisa hoje – afinal, uma hora não é muito tempo. Se você estiver lidando com várias prioridades maiores, pegue a mais importante na sua lista e deixe todo o resto para mais tarde. Passe a sua última hora progredindo o máximo que conseguir.

Se você está trabalhando em uma série de tarefas menores, escolha um tipo único de tarefa para enfrentar. Você será muito mais produtivo se você trabalhar com tarefas em conjunto, em vez de saltar de um tipo de atividade para outro.

4) Verifique seu Email novamente antes de ir embora

Esta verificação final é apenas para se certificar de que não esteja faltando alguma coisa urgente. Todo o resto pode ser deixado para amanhã. Você já usou toda sua atenção e foco, assim pode sair pela porta sem se sentir culpado!

E aí está: uma maneira simples para garantir que você tenha o máximo de produtividade na sua última hora no trabalho.

Os segredos para o sucesso

Gostou do artigo? Então compartilhe este artigo nas seguintes redes sociais:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *